Análise de óleo lubrificante: o que é, como funciona e vantagens

Você sabia que, além de manter as máquinas industriais bem lubrificadas, também é importante fazer a análise e inspeção da atuação do lubrificante? Dessa forma, podemos evitar paradas inesperadas dos equipamentos e problemas que podem custar tempo e dinheiro. Para isso, há a análise de óleo lubrificante, uma área de extrema importância para os equipamentos industriais hoje em dia.

Quer saber mais sobre o assunto e entender os benefícios dessa análise? Vem com a gente e confira mais informações ao longo do artigo! 

O que é a análise de óleo lubrificante?

A análise de óleo lubrificante é uma importante análise química e industrial que se destina a verificar as propriedades mais importantes do lubrificante, e assim, garantir o cumprimento da sua tarefa mais importante, que é minimizar o desgaste no funcionamento das máquinas. Na análise de lubrificante, é verificada a viscosidade do produto, teor de água (em % ou PPM), TAN (índice total de acidez). 

Como a lubrificação é considerada um princípio básico para o funcionamento da maioria dos equipamentos atuais, é necessário que estejamos em dia não só com a adição de óleo, mas também com a análise do mesmo, e saber se ele tem as qualidades necessárias para o bom funcionamento do maquinário.

A falta de lubrificação adequada pode trazer sérios prejuízos operacionais e danos nos equipamentos industriais, e por isso, deve ser monitorado de perto, já que o lubrificante ajuda a retirar o calor gerado pelo atrito ou pelo próprio funcionamento da máquina, reduzir o atrito e desgaste, formar o filme de lubrificante, evitar corrosão e contaminação, etc. 

Como funciona a análise de óleo lubrificante?

A análise de óleo lubrificante é um tipo de manutenção preditiva, onde o objetivo é antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos industriais antes mesmo de eles se tornarem problemas em potencial. Ao agir antes que o problema de fato aconteça, as chances de prevenção são muito maiores. 

O funcionamento da análise do óleo lubrificante é bastante simples. O especialista e empresa especializada no assunto faz a monitoração do compartimento lubrificado do maquinário, e assim, estabelece os passos de manutenção preditiva, além de ampliar o tempo de uso do óleo, enquanto ainda mantém as suas propriedades, promovendo a sua substituição com base nos resultados que proporciona e nas informações que serão descobertas com a análise.

Com isso, é possível fornecer à indústria a previsão de quebra dos equipamentos monitorados com a análise de óleo de lubrificação, saber o momento exato para intervir e garantir a confiabilidade e o desempenho do seu equipamento, sem riscos de paradas inesperadas, para não prejudicar a sua linha de produção.

Quais são os benefícios da análise de óleo lubrificante?

A análise de óleo lubrificante traz muitas vantagens à indústria, como por exemplo:

  • Reduz falhas por deficiências na lubrificação;
  • Protege o equipamento do desgaste excessivo com o funcionamento;
  • Protege a máquina do desgaste prematuro;
  • Reduz os custos com manutenção;
  • Aumenta a disponibilidade e desempenho do equipamento;
  • Reduz os gastos com lubrificante;
  • Aumenta a vida útil de equipamento;
  • Economia de lubrificantes;
  • Aumenta a produtividade da máquina pela programação das paradas;
  • Evita paradas desnecessárias na sua linha de produção;
  • Ajuda em manutenção corretivas e preventivas, para evitar problemas maiores;
  • Aumento da confiabilidade da máquina;
  • etc.

Análise de óleo lubrificante: a melhor solução para economia e vida útil das suas máquinas industriais

Existem componentes que exercem  papel fundamental para o bom funcionamento do maquinário industrial, estar com a lubrificação em dia, e principalmente com o uso de lubrificantes com as características certas para as suas máquinas é uma dessas peças-chave. 

Sendo assim, vale a pena escolher com cuidado e verificar os principais benefícios em investir em análise de óleo lubrificante, que garante uma inspeção minuciosa do lubrificante em contato com as suas máquinas, seu desempenho, etc.

Para isso, conte com os serviços especializados de lubrificação da ServiLub, uma empresa referência na área, com profissionais capacitados para ajudar nessa inspeção tão importante para as suas máquinas industriais. 

Além disso, contamos com uma linha completa de acessórios para você, como as bombas de sistema de lubrificação centralizada, chaves de nível, controladores, terminais de ponta lisa, presilhas, válvulas de retenção, pulverizadores, etc.

Nós trabalhamos com profissionais qualificados e especializados em análise de óleo lubrificante, e também, com as melhores marcas de lubrificante, com o intuito de cuidar da qualidade e desempenho dos maquinários, ao usar a essa solução, com os modelos corretos, você irá notar apenas a melhora no desempenho e consumo industrial.

Nosso principal objetivo na ServiLub é otimizar o seu dinheiro e tempo, por meio de ações preventivas e preditivas, e também, mostrando os melhores sistemas oferecendo o melhor da análise de lubrificantes para tornar o seu maquinário ainda mais potente. Somos a empresa certa para te ajudar!

Como frisamos anteriormente, uma grande parte dos problemas industriais ou interrupção da linha de produção são pela falta de manutenção profissional ou por uma lubrificação ineficiente, fazendo com que o maquinário deixe de funcionar adequadamente. Se esses cuidados estiverem sempre em dia e forem feitos por especialistas, garantirá o bom funcionamento do equipamento industrial por muito mais tempo.

Para ter a garantia de entregar o melhor a sua indústria, entre em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. 

Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço e nossos produtos. Juntos, podemos traçar as melhores estratégias para a manutenção e cuidados com as suas máquinas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress
Seu carrinho