A manutenção preditiva é de extrema importância para manter a indústria funcionando de forma correta. Com o principal objetivo de antecipar problemas e encontrar a raiz dos mesmos nas máquinas e equipamentos, age apenas quando se encontram sintomas de que algo está errado. Com isso, a análise de vibrações manutenção preditiva só é possível graças ao monitoramento constante e atualizações no sistema.
Com isso, a análise preditiva pode contar com diversas tecnologias que a tornam mais eficiente, como a análise de vibrações manutenção preditiva. A vibração mecânica gera oscilações nas máquinas, e até certo ponto, é natural. Contudo, se ultrapassar o limite, pode causar alguns danos ao maquinário, e assim, se aplica a análise de vibração.
Quer saber mais sobre essa modalidade e sua importância para a segurança das máquinas industriais? Vamos lá!
O que é a análise de vibração e quais danos a vibração alterada pode causar?
A análise de vibração é um processo de manutenção que busca as anomalias e problemas causados pelo excesso de vibração de um sistema, dentro de máquinas, aparelhos e na indústria em geral. A vibração mecânica, por sua vez, como citamos no tópico anterior, é um movimento que oscila em um aparelho. Se for dessa forma, não causará maiores problemas na estrutura do aparelho.
Contudo, se ultrapassar o limite tolerável, essa alta relevância poderá causar diversos problemas na estrutura da sua máquina. Por isso, é de extrema importância que a análise de vibrações seja parte da manutenção preditiva.
Como citado, se a vibração estiver fora do escopo normal, pode desencadear diversos problemas mecânicos, como por exemplo:
- Paradas repentinas de produção, com quebras inesperadas e outros problemas;
- Perdas de energia e fadiga da estrutura do maquinário;
- Desgaste prematuro dos componentes dos aparelhos;
- Aumento do custo de manutenção;
- Desconexão e instabilidade geométrica;
- Produtos de baixa qualidade;
- Consumo excessivo de peças de manutenção e reposição,
- etc.
Como a análise de vibração na manutenção preditiva consegue detectar possíveis falhas no maquinário?
Entender como esses dados impactam diretamente as manutenções do seu maquinário, é muito importante para ter tudo o que você precisa ao fazer a detecção de falhas em máquinas industriais, por exemplo.
De acordo com os especialistas, na análise de vibrações todos os ativos (no caso, as peças) emitem uma determinada quantidade de vibração quando estão em funcionamento usual, do dia a dia. Dessa forma, a análise indica anomalias, problemas, excessos ou irregularidades nas vibrações daquele do maquinário e seus componentes, para agir a tempo.
Quando conseguimos identificar os padrões que indicam sintomas de falhas na máquina e o porquê do excesso de vibração, sua análise nos permite verificar se essa vibração irregular está relacionada a algum problema de ordem orgânica ou defeito no equipamento. Sendo assim, como os especialistas alertam, a partir dos parâmetros normais, conseguimos avaliar as anomalias e irregularidades, garantindo a saúde e o bom funcionamento da máquina e de toda a sua indústria.
Quais são os problemas detectados com a análise de vibrações manutenção preditiva e o que pode causar a oscilação de vibrações?
Agora que sabemos quais são os principais problemas causados pelo excesso de vibração e como essa manutenção funciona, é importante saber quais são os problemas que podem ser detectados com a análise de vibração. Dessa forma, poderá usar este método para o uso correto.
A análise de vibração pode detectar problemas como:
- Desalinhamentos internos e externos na máquina;
- Desbalanceamentos que comprometem a estrutura;
- Folhas estruturas e internas, como alojamento e mancais;
- Problemas de correias;
- Cavitação;
- Problemas e elétricos;
- Falta de lubrificação;
- Problemas com engrenagens e rolamentos;
- Eixos empenados;
- etc.
Dessa forma, a análise de vibração acaba sendo o melhor método para saber o que está acontecendo com o equipamento sem a necessidade de desmontá-lo.
Contudo, é mais do que necessário saber, também o que pode gerar essas oscilações de vibração dos equipamentos. Uma vez que soubermos os problemas mais recorrentes, podemos colocar na lista de manutenção periódica. Alguns problemas que podem gerar esse excesso podem ser, por exemplo:
- Desalinhamento interno e externo;
- Desbalanceamento;
- Eixo empenada;
- Defeito em alguma das peças e rolamentos;
- Ausência ou lubrificação inadequada;
- Folgas mecânicas;
- Problemas na engrenagem;
- Falhas elétricas;
- Problemas e falhas nas correias e polias,
- etc.
Como inserir a análise de vibrações na manutenção preditiva do seu maquinário?
Para inserir a análise de vibrações na sua manutenção preventiva, é preciso, primeiro, analisar quais são as máquinas com maiores indícios de problemas, e que entrem para a sua rotina de manutenção preditiva. Depois, faça um levantamento com uma análise técnica de todos os elementos do maquinário e tudo que foi afetado pelo excesso de vibrações. Assim, a sua equipe saberá como agir e quais máquinas precisam de uma atenção especial.
Com todos esses dados em mãos, ficará muito mais fácil verificar a periodicidade de uma análise de vibração na manutenção preditiva, não é mesmo?
A ServiLub é especializada em manutenção industrial de todos os tipos, e a manutenção preditiva é apenas uma de suas especialidades para manter o desempenho do seu maquinário. Nós te ajudamos a manter o funcionamento da sua indústria e otimizamos o seu tempo em dinheiro, evitando problemas maiores ou até mesmo pane nas máquinas.
Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, vem da falta de cuidados com a manutenção, e deixar que os prazos da manutenção preditiva não sejam respeitados. Desta forma, há ainda mais chances de haver problemas no seu maquinário, e dessa forma, favorecer falhas no funcionamento..
Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com a manutenção preditiva, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do maquinário.
Depois de entender e ver as vantagens da filtragem de óleo e também como acontece a contaminação, fica mais fácil entender a importância dessa manutenção e colocá-la no dia a dia da empresa!