Como ajustar rolamento cônico: veja as indicações de ajuste corretas

como ajustar rolamento cônico

O bom funcionamento do maquinário de uma indústria depende de diversos fatores. Um deles, tão importante quanto a manutenção, são os ajustes na hora da montagem. Ou ainda, ajustes esporádicos para evitar maiores problemas. Dessa forma, muitos profissionais da área se perguntam sobre como ajustar rolamento cônico. Assim, panes e problemas graves são evitados e a máquina funciona a pleno vapor.

Contudo, mesmo que saibamos da importância desses ajustes, é preciso entender que há um passo a passo detalhado a ser seguido. Essa pequena lista ajuda a não se esquecer de nenhum passo importante, e também, a fazer todos os ajustes necessários para que o rolamento cônico funcione da forma correta.

Quer saber mais sobre como fazer este ajuste e qual a sua importância no contexto industrial? Vem com a gente!

Como ajustar rolamento cônico?

Os rolamentos cônicos são essenciais na montagem e uso de uma máquina industrial. Dessa forma, fazer a montagem corretamente é mais do que necessário, para poder usar todas as funcionalidades e evitar maiores problemas com o maquinário. Contudo, nem todos os profissionais sabem o passo a passo do ajuste, e isso não é um problema! Separamos para você gravar e consultar sempre que quiser os principais passos do ajuste de rolamento cônico. Vamos lá?

O guia para ajustar rolamento cônico

como ajustar rolamento cônico - veja o passo a passo
  • Folgas (laterais, axiais, etc): Os rolamentos, em primeiro lugar, devem estar ajustados entre 0,025 mm a 0,127 mm de folga lateral. Para garantir que este dado está correto e foi aplicado da forma certa no seu rolamento, use um relógio comparador como instrumento. Não se esqueça de, durante o ajuste, posicionar os rolos de forma firme sobre a maior face do cone (pista interna), ok? Esse é um dos passos mais importantes para manter a segurança dos colaboradores e profissionais envolvidos na troca. 
  • Apertar as peças: Depois de posicionar os rolos, aperte a porca de ajuste ou use um relógio, para medir novamente a folga lateral depois do ajuste inicial deste passo. Sempre gire ou oscile os rolos ao apertar a porca de ajuste, garantindo o assentamento correto.
  • Verifique a segurança: Antes de começar os demais procedimentos de ajuste, não se esqueça de verificar a segurança para prosseguir: o uso correto dos EPIs, se a máquina está desligada, se os rolamentos estão desmontados ou fora da máquina para ajuste, etc. Caso esteja com dúvidas sobre a segurança, verifique no manual de instruções próprio do rolamento cônico as recomendações para esse quesito. 
  • Lubrificação: Assim como é importante ajustar o rolamento, é importante verificar se a lubrificação do mesmo está em dia. Esse passo é muito importante para manter as funcionalidades da peça e da máquina por completo, sem travas. Caso esteja com dúvidas sobre a lubrificação e quais produtos usar, verifique no manual de instruções próprio do rolamento cônico as recomendações para esse quesito. 
  • Coloque a máquina para funcionar: Depois de executar todos os passos acima, veja como a máquina está funcionando com o novo ajuste. Para isso, deverá inserir o rolamento cônico de volta na máquina após ser ajustado, caso tenha sido retirado. Se estiver tudo ok, podemos passar para os próximos passos. Caso esteja com dúvidas sobre como deve ser o funcionamento da máquina com o ajuste ou o que fazer caso não haja uma boa recepção, verifique no manual de instruções próprio do rolamento cônico as recomendações para esse quesito. 
  • Vedação: Se estiver tudo ok, faça a vedação correta do rolamento cônico e monte toda a sua estrutura. Pronto! O ajuste está feito e você já pode usar a máquina com todas as suas funcionalidades em dia.

O que é rolamento cônico e quais danos podem ser causados às máquinas caso o ajuste não seja feito?

O rolamento cônico é um tipo de rolamento industrial que possui pistas de anel interno, externo e rolos no formato cônico. Seus principais usos são para suportar cargas altas e combinadas, como as cargas axiais e radiais, atuando de forma simultânea.

Contudo, caso os ajustes desse rolamento não sejam feitos da forma correta, muitos problemas podem aparecer no dia a dia industrial. Alguns deles são:

  • Pontas de eixo ou cubo desgastados, caso o ajuste da folga esteja muito apertado ou feito da forma incorreta;
  • Retentores com vazamento, caso o ajuste da folga não seja feito da forma correta;
  • Aquecimento da ponta de eixo ou dos rolamentos, por falta dessa manutenção;
  • Desgastes nas extremidades, caso o ajuste da folga não seja feito,
  • etc.

Conclusão

Ufa! São muitas informações sobre o ajuste correto do rolamento cônico, não é mesmo? Para tudo ser feito com segurança, é só seguir o passo a passo correto, e claro, consultar sempre que necessário o manual de instruções.

A ServiLub é especializada em montagem e manutenção industrial de todos os tipos, e o ajuste de rolamento cônico é uma de nossas especialidades. Nós te ajudamos a fazer a montagem e a manutenção dos seus rolamentos, peças e maquinários por completo através de uma montagem ou ajuste profissional com os melhores recursos e especialistas. Também otimizamos o seu tempo e dinheiro, evitando que os ajustes sejam feitos de forma errada e comprometa o seu maquinário. 

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, e também das peças, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral e também com ajustes incorretos no rolamento. Dessa forma, mantendo a manutenção do maquinário em dia e se certificando de que o ajuste correto foi feito, evitamos panes ou problemas maiores, como a parada forçada das operações da fábrica, por exemplo.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com o ajuste industrial, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção e montagem das peças do seu maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.