Como fazer um plano de manutenção preditiva: Descubra agora!

Como fazer um plano de manutenção preditiva - confira nossas dicas

Você já parou para refletir que grande parte das falhas que ocorrem no maquinário industrial poderiam ser evitadas com um plano de manutenção bem feito e sempre em dia?

Por isso, uma das pesquisas mais frequentes nos buscadores da internet a respeito do tema é sobre como fazer um plano de manutenção preditiva, e dessa forma, saber como cuidar melhor do seu maquinário.

Contudo, são muitas informações na internet e em diversos lugares, o que pode nos confundir no início ou até mesmo nos levar a acreditar em pontos que não possuem relevância para a manutenção industrial.

Quer saber um pouco mais sobre como montar esse plano de forma efetiva e como fazer a manutenção preditiva industrial? Continue com a gente ao longo do artigo!

Como fazer um plano de manutenção preditiva?

A demanda por uma manutenção industrial bem feita é grande, e certamente jamais diminuirá, perante o aumento dos produtos e do processo industrial da atualidade. Contudo, se pararmos para analisar, falta mão de obra qualificada para executar tal atividade, e dessa forma, estudar sobre os planos de manutenção preditivos é a melhor maneira de se certificar de que o mesmo está sendo executado da forma correta.

O autor e estudioso da área de manutenção e engenharia Carl Nelson descreve que o monitoramento de condições, a manutenção preditiva, em conhecido livro “Millwrights and Mechanics Guide” como “qualquer dispositivo que permita a um mecânico comparar a tendência dos parâmetros físicos medidos com os limites de engenharia conhecidos, com o objetivo de detectar, analisar e corrigir problemas antes falha ocorre”, como ele mesmo explica.

Seguindo o raciocínio do autor, no livro são descritas as 10 etapas para instalar corretamente um programa de monitoramento de condições, a manutenção preditiva. Essas 10 etapas de acordo com Carl Nelson, são:

  1. Crie um mapa da planta e liste todos os equipamentos e a localização de cada peça da manutenção preventiva;
  2. Logo depois, nomeie cada peça do equipamento, para que você possa criar uma rota que possa seguir facilmente cada vez que realizar sua manutenção;
  3. Aqui, visite cada peça de equipamento para anotar todas as informações pertinentes, por exemplo, fornecedor, número do modelo, número de série, etc. Nessa etapa, será necessário já ter contratado um software que ajude com essa questão;
  4. Logo em seguida, localize todos os manuais de manutenção para garantir que estamos substituindo as peças pelas especificações corretas. Se você não encontrar seus manuais, ligue para o escritório de vendas do seu fornecedor;
  5. Depois de coletar todas essas informações, crie arquivos individuais para cada equipamento no seu computador. Isso permitirá acesso rápido a qualquer informação que você possa precisar no futuro;
  6. Faça uma reunião com todos os principais membros da equipe envolvidos na manutenção e reparo da máquina. Você deseja revisar as informações do fabricante e as sugestões de monitoramento de condições. Construa um plano que faça mais sentido para todos os envolvidos;
  7. Agora você está pronto para configurar seu programa de monitoramento de condições e atribuir tarefas a cada membro. Nesse ponto, pode fazer sentido testar a rota e programar um pequeno pedaço da planta para garantir que nada foi esquecido durante a instalação;
  8. Depois de testar tudo, passe para a planta inteira;
  9. Certifique-se de desenvolver um ciclo de feedback para ajustar tarefas, rotas, frequência e duração das atividades. Se tudo estiver ok, continue a auditar seu processo.

Depois de ver o passo a passo fica mais fácil, não é mesmo? Tendo acesso aos principais documentos, autores e pessoas experientes na área, o seu plano de manutenção preditiva fica muito mais completo.

O que é a manutenção preditiva?

plano de manutenção preditiva - o que é e como fazer

A manutenção preditiva, na indústria ou qualquer outro local ao qual é aplicável, está associada às práticas de manter um monitoramento periódico das máquinas e peças, e dessa forma, evitar problemas com as peças ou com o funcionamento em si. É uma grande auxiliar da manutenção preventiva, mas trabalha de forma diferente, com tempo estipulado e regras que devem ser seguidas, como citamos no tópico anterior.

A manutenção preventiva pode ser feita por meio da análise e escaneamento das peças com vibração, ultrassom, inspeção visual, técnicas de análise não destrutivas, etc. O importante é que a periodicidade seja seguida e que um funcionário ou especialista esteja envolvido na operação. É um tipo de manutenção flexível e simples de ser feita, mas de extrema importância para o bom funcionamento do maquinário.

A manutenção preditiva traz diversos benefícios para a indústria, caso seja seguida. Ajuda a gerenciar a planta e o controle das máquinas e peças da fábrica, mostra a real condição do maquinário, ajuda a economizar dinheiro da planta em geral, evita acidentes de trabalho, ajuda a não sobrecarregar a equipe, etc. Dessa forma, se for seguida como os manuais instruem e com a periodicidade certa e estabelecida pelo profissional de confiança, com certeza é uma das melhores maneiras de manter o funcionamento da indústria.

Conclusão

A ServiLub é especializada em manutenção industrial de todos os tipos, e a manutenção preditiva é uma das principais especialidades. Nós te ajudamos a manter o funcionamento do seu maquinário por meio de uma inspeção criteriosa e analítica, com profissionais experientes na área e as melhores tecnologias do momento, otimizando o seu tempo e o seu dinheiro.

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral e isso inclui um bom plano de manutenção preditiva. Dessa forma, mantendo a manutenção em dia não há como passar por panes e problemas maiores que afetem a sua produção.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com um bom plano de manutenção preditiva, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.