Como Identificar Um Rolamento Com Rapidez e Praticidade

Na atividade industrial, é fundamental o bom funcionamento do maquinário de modo a manter a produção de peças e produtos. Dentro deste processo, está inclusa a identificação dos rolamentos a serem utilizados.

Porém, muitos profissionais ainda não conseguem saber o modelo correto para ser usado na máquina correspondente. Vamos mostrar como identificar um rolamento com praticidade e agilidade para fazer o reparo.

Modelos de rolamento. Como identificar um rolamento

Como identificar um rolamento

Quando se compra um rolamento, identificamos uma série de letras e números capazes de gerar uma tremenda confusão na cabeça de quem nunca viu ou pegou na peça.

Porém, esse código é enorme mesmo e deve conter todas as informações básicas do produto, como o número de série, características e dimensões de funcionamento. Para entender cada parte, é preciso saber que se divide em três partes básicas:

  • Prefixos;
  • Número básico;
  • Sufixos.

Os prefixos são os dados que vem no começo do código e informam as principais características de construção do rolamento. Os mais usados são:

  1. K = modelo em gaiola;
  2. L = com anel removível;
  3. R = rolamento separável;
  4. S = rolamento em aço inoxidável;
  5. E os tipos de anel externo e interno.

O número básico se resume ao código de série, privativo a cada fabricante e o modelo registrado e patenteado.

E os sufixos ficam no final do código e informam acerca das características de montagem do rolamento, sendo eles:

  1. Tipo de construção interna, indo de A até a letra E;
  2. Modificação nas dimensões, representado pela letra X;
  3. A blindagem usada, de RS e LS a 2RS e 2LS;
  4. Ranhuras para anel de retenção, com a letra N ou com o anel de retenção, identificado por NR;
  5. Folga interna, sendo em ordem crescente, de C1 a C5;
  6. E as características da placa de proteção.
Como identificar um rolamento entre os modelos disponíveis

Saiba identificar um rolamento

Para comprar o modelo certo de rolamento, é preciso saber identificar corretamente o produto. Assim, o seu técnico evitará comprar o rolamento incorreto e incorrer em maior quantidade de manutenções técnicas.

O rolamento a ser usado deve levar em consideração algumas características relacionadas ao seu funcionamento, a carga e as características do equipamento utilizado. Considera-se:

  • As cargas que atuam no movimento de rotação, sejam axiais ou radiais;
  • Velocidade de funcionamento da máquina;
  • A temperatura de trabalho;
  • O espaço interno da engrenagem;
  • O tipo de precisão;
  • A quantidade de atrito entre os eixos ou polias.

Com tantos detalhes a serem levados em conta, o modelo ideal deve ser capaz de atender aos parâmetros acima de forma satisfatória. Para isso, os fabricantes trabalham com as codificações em letras e números.

Assim, facilitam o trabalho de como identificar um rolamento ideal para cada tipo de máquina aos profissionais do setor de manutenção.

O que é rolamento?

Muito provavelmente você deve ter ouvido esse termo no mundo automotivo, sempre presente nos veículos de carga com um papel fundamental na fluidez do veículo.

O rolamento é utilizado em máquinas industriais para reduzir a fricção de deslizamento entre os pontos de contato internos do equipamento.

Esses pontos de atrito onde o rolamento é usado são:

  • Eixos;
  • Polias;
  • Moncais de rolamento.

Sem a peça, é certo que o atrito fará os eixos se desgastarem com mais rapidez e obrigando a empresa a fazer a manutenção mais periódica, o que gera mais custos de troca de peças e mão de obra.

Como é a estrutura do rolamento

Basicamente, o rolamento é composto por:

  • Anel externo;
  • Anel interno;
  • Copos rolantes, sendo esferas (mais comum) ou rolos;
  • E a gaiola.

Graças à sua construção robusta, conseguem suportar cargas axiais ou radiais. De forma resumida, as cargas axiais são aquelas exercidas na mesma direção do eixo, enquanto as radiais são as exercem de forma perpendicular ao eixo.

Tipos de rolamento

Os tipos de rolamento disponíveis para venda no mercado são:

  • Rolamentos axiais;
  • Rolamentos radiais;
  • Rolamentos de esfera;
  • Rolamentos de rolo;
  • Rolamentos autocompensadores.

No setor industrial, a exigência de qualidade e precisão na fabricação é maior do que os modelos usados em outros setores do mercado diante da sua importância na prevenção de falhas que podem causar prejuízos financeiros e de produção.

Os mais utilizados para as máquinas e equipamentos usados na indústria são os rolamentos de super precisão, de suporte, o rolamento de grande porte e rolamento para grandes temperaturas.

Finalmente, com todas as informações acima citadas, fica mais fácil saber como identificar um rolamento e fazer a compra do modelo correto para cada máquina. Tão importante quanto fazer a compra é providenciar a manutenção de modo a evitar o desgaste maior com pouco tempo e reduzir o período do equipamento parado e as perdas financeiras.

Realizar a lubrificação das peças é primordial e isso a Servilub sabe fazer com excelência e o uso dos melhores produtos e assistência especializada.

Lubrificação industrial é com a ServiLub

Desde 2009, atuamos em gestão de cultura da manutenção e uso de lubrificantes para os rolamentos e equipamentos da sua indústria para que a produção não pare em nenhum momento.

Prestamos toda a consultoria necessária na escolha do melhor lubrificante para atender as necessidades locais com mão de obra especializada e treinada para dar o melhor atendimento. Contamos também com toda a estrutura de treinamento e capacitação para que seus profissionais possam estar preparados para qualquer intercorrência.

Nosso foco é garantir a segurança de seus funcionários em primeiro lugar com o suporte de mobilização e comercial ágeis e o apoio de técnicos qualificados com mais de 30 anos de atuação.

Você já sabe como identificar um rolamento e evitar complicações na hora da manutenção. Conte com a Servilub para lubrificar as peças com excelência e o melhor preço do mercado.Entre em contato pelo nosso e-mail comercial@servilub.com.br, ou nos ligue: (27) 3526-1025 e agende uma conversa com nossa equipe comercial. Acesse também nosso site e fique por dentro das principais novidades.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.