Como montar rolamento de contato angular de forma segura

descubra como montar rolamento de contato angular

A montagem correta das partes importantes de um maquinário ou de todo ele, com certeza influenciam no seu uso posterior. Dessa forma, é de extrema importância saber como montar rolamento de contato angular.

Esta peça é basilar no funcionamento de máquinas de diversos usos na indústria. Sendo assim, este conhecimento é imprescindível para que o trabalho continue e que as funções dos aparelhos sejam preservadas.

Quer saber mais informações sobre como fazer essa montagem segura e quais procedimentos seguir? Continue com a gente!

Como montar rolamento de contato angular?

Hoje em dia, a grande maioria dos especialistas em montagem de rolamento industrial percebem que essa é a parte de maior dificuldade dos colaboradores. Dessa forma, é importante saber que há um passo a passo a seguir para montar o rolamento de contato angular de forma segura. E também, que não dê problemas ao longo do funcionamento da máquina.

Vamos verificar qual é esse passo a passo de montagem dos rolamentos de contato angular?

Como montar rolamento de contato angular: os 9 passos completos

como montar rolamento de contato angular - passo a passo
  1. A primeira coisa a se fazer antes de começar a montagem propriamente dita, é aquecer o rolamento por indução. Os especialistas pedem que os colaboradores evitem o uso do maçarico, pois isso gera danos graves ao rolamento. O aquecimento produz mais aderência à superfície e também a instalação correta da arruela de trava no final, que precisa estar bem vedada.
  2. Tenha em mãos o manual de instruções específico do rolamento. Essa pode parecer uma instrução simples, mas é a melhor maneira de se precaver contra maiores problemas. Ademais, caso algum passo adicional seja sugerido, específico do rolamento que você está utilizando, irá se assegurar de não esquecê-lo. Afinal, estamos passando as instruções gerais de montagem do rolamento de contato angular. Contudo, dependendo da marca ou especificadas, talvez haja outros requisitos de montagem a serem feitos. 
  3. Use luvas de amianto para se proteger. Dessa forma, suas mãos estarão longe de temperaturas altas ou qualquer outro risco à sua saúde e integridade física.
  4. Mantenha as pistas internas bem encostadas, para evitar qualquer vácuo desnecessário entre as peças. Para saber mais sobre essa informação, consulte o manual de instruções próprio do seu rolamento.
  5. Coloque na posição correta para a montagem. Para saber mais sobre essa informação, não se esqueça de consultar o manual de instruções próprio do seu rolamento.
  6. Coloque os rolamentos de contato angular em par na configuração de O. Para saber mais sobre essa informação e como colocá-la na posição de O, consulte o manual de instruções próprio do seu rolamento.
  7. Faça a verificação da folga axial entre as peças, e regule de acordo com o que foi instruído ou com o que consta no manual de instruções próprio do seu rolamento. 
  8. Realize a instalação da arruela de trava, um dos passos mais importantes para o funcionamento da peça e para a segurança do seu uso no dia a dia industrial. Se quiser verificar como funciona essa instalação, consulte o manual de instruções próprio do seu rolamento.
  9. Verifique se a trava está bem posicionada no rolamento de contato angular. 

O que é o rolamento de contato angular e qual é o seu uso na indústria?

Depois de verificar os 9 passos para a montagem dos rolamentos de contato angular, é importante saber, também, o conceito da peça. É, de igual forma, importante entender seu uso na indústria. Dessa forma, a montagem se facilita e também a compreensão acerca da importância dessa peça.

O rolamento de contato angular é uma peça com pistas do anel interno e externo que são deslocadas em relação uma à outra, sempre em direção do eixo do rolamento. Dessa forma, são projetados para acomodar cargas combinadas, as conhecidas cargas axiais e radiais, que atuam simultaneamente em algumas máquinas.

A capacidade de carga axial de um rolamento de contato angular é maior à medida que o ângulo de contato aumenta. O ângulo de contato é definido como o ponto entre a linha que une os pontos de contato da peça e as pistas do plano radial, que ao longo do uso, realoca a carga combinada em uma linha perpendicular ao longo do eixo do rolamento.

Enfim, depois de verificar o passo a passo de forma detalhista, fica mais fácil entender como montar o rolamento de contato angular não é mesmo? Dessa forma, você garante a montagem correta e o bom funcionamento do maquinário.

Conclusão

A ServiLub é especializada em montagem e manutenção industrial de todos os tipos, e a montagem de rolamento de contato angular é uma de nossas especialidades. Nós te ajudamos a fazer a montagem e a manutenção dos seus rolamentos, peças e maquinários por completo através de uma montagem profissional com os melhores recursos e especialistas. Também otimizamos o seu tempo e dinheiro, evitando que a montagem seja feita de forma errada e comprometa o seu maquinário. 

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, e também das peças, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral e também com a montagem incorreta. Dessa forma, mantendo a manutenção do maquinário em dia e se certificando de que a montagem correta foi feita, evitamos panes ou problemas maiores, como a parada forçada das operações da fábrica, por exemplo.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com a montagem industrial, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção e montagem das peças do seu maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.