Como reduzir a rotação de um motor elétrico: Veja nossas dicas!

Dicas de como reduzir rotação de motor elétrico

Ao pararmos para refletir, existem sim algumas situações em que a velocidade de um motor elétrico, seja ele monofásico ou trifásico, precisam ser controladas.

Dessa forma, você fica mais tranquilo durante o uso e atinge as suas demandas com maior eficácia. Além de evitar problemas que possam comprometer a sua segurança e as funcionalidades do aparelho. Logo, uma das perguntas mais frequentes em fóruns técnicos e nos buscadores tem sido sobre como reduzir a rotação de um motor elétrico.

Nem sempre encontramos soluções práticas ou explicadas de forma acessível para colocar em prática. Fica aquele misto de medo e desconfiança em fazer uma medida provisória e não conseguir controlar e reduzir a velocidade de um motor elétrico. Também é necessário saber quais acessórios usar com esse fim, para que tudo seja feito da forma correta.

Quer saber mais sobre como reduzir a rotação de um motor elétrico, conceitos, quais acessórios usar e como fazer isso da forma mais segura, simples e eficaz possível? Continue com a gente, vamos te explicar todos os conceitos mais importantes!

Como reduzir a rotação de um motor elétrico?

dicas de como reduzir rotação do motor elétrico

Apesar de ser um assunto técnico, a redução da rotação de um motor é algo bastante comum na indústria e no dia a dia de quem lida com aparelhos elétricos ou manutenções. Por isso, é sempre importante ter em mente os conceitos mais importantes e quais acessórios usar para alcançar tal objetivo. Vamos lá?

Algumas maneiras práticas e simples de reduzir a rotação de um motor elétrico são, por exemplo:

Redutor: Uma das maneiras mais simples de conseguir reduzir a rotação de um motor elétrico é por meio de um redutor, que tem como principal objetivo a redução de velocidade através de um sofisticado processo mecânico. Esses acessórios possuem um eixo de entrada, conjunto de engrenagens e eixo de saída. 

Dessa forma, o motor é acoplado no eixo de entrada do redutor, e como as engrenagens têm diferentes tamanhos entre si, a rotação na saída acaba sendo menor do que a rotação original do motor. Logo, é um processo mecânico e eficaz de atingir o objetivo de reduzir a rotação de um motor elétrico.

Inversor de frequência: Para reduzir a rotação de um motor elétrico com um inversor de frequência, é necessário instalar o acessório entre o motor e a rede elétrica, e dessa forma, inteirar-se do processo de funcionamento. Os inversores de frequência são dispositivos eletrônicos relativamente novos que permitem com que a variação da velocidade dos motores seja controlada.

Há algum outro acessório que ajuda a reduzir a rotação de um motor elétrico?

Além dos acessórios citados acima, há outra maneira um pouco menos convencional de reduzir a rotação de um motor elétrico, mas que pode ser de muita valia para alcançar este objetivo, confira:

Potenciômetro

Os potenciômetros são resistores de elevadíssima precisão, que com uma derivação, permitem que a variação da rotação, seja ela para diminuir ou aumentar, é feita a partir de um movimento no eixo do acessório. Os potenciômetros são usados para permitir a mudança no regime de operação em um motor elétrico ou outros aparelhos. É usado, também, para permitir o aumento ou a diminuição do nível de intensidade de som e luz de aparelhos, por exemplo.

O potenciômetro possui três terminais que são controlados por um tipo de eixo giratório, que é responsável por ajustar a resistência do seu aparelho e por consequência, diminuir a rotação do motor elétrico. As pontas externas se conectam com resistivos internos, chamados de trilha ou pista, e entre esses dois terminais há um resistor comum, onde a mágica acontece.

A principal diferença entre os inversores e redutores é a variação da sua velocidade. Se você usar um redutor, a velocidade do eixo de saída será menor que a do motor, e será sempre fixa. Contudo, se você usar um inversor para esse fim, precisa saber que eles permitem a variação da velocidade, logo, ela não é fixa. Dessa forma, o seu cuidado com a constância da velocidade deve ser maior, para se certificar de que a mesma está sempre reduzida em relação a velocidade original do motor elétrico.

Conclusão

Ufa, são muitas informações importantes, não é mesmo? Para conseguir a redução das rotações de um motor elétrico, é só contar com alguns dos acessórios citados acima e com uma empresa ou profissional experiente nesse objetivo.

Depois de entender e ver a importância de fazer esse processo com os acessórios corretos, fica mais fácil assimilar e ver de forma prática que a sua segurança e do funcionamento do seu maquinário está sempre em primeiro lugar.

A ServiLub é especializada em manutenção industrial de todos os tipos, e fornecer os acessórios corretos para reduzir a rotação de motores elétricos é uma das principais especialidades. Nós te ajudamos a manter o funcionamento dos seus motores e a chegar nesse objetivo de forma segura e com o acessório mais indicado para você, ao estudar as suas demandas industriais mais de perto.

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral ou com o uso incorreto dos acessórios na hora de reduzir a rotação de um motor. Dessa forma, mantendo a manutenção em dia e usando apenas os acessórios corretos ou mais indicados para a sua demanda, não há riscos e problemas maiores com que se preocupar.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com a redução da rotação do seu motor elétrico, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.