Como surgiu a manutenção preditiva: saiba agora

o que é e como surgiu a manutenção preditiva

A conservação e manutenção dos maquinários é de extrema importância para a indústria. Pois assim, paradas desnecessárias são evitadas e também o gasto com peças e novas máquinas. Contudo, muitas pessoas se perguntam a história de cada um dos tipos de manutenção e principalmente como surgiu a manutenção preditiva na história das indústrias.

Quer saber um pouco mais sobre essa história e a importância da manutenção preditiva para os maquinários industriais? Continue com a gente!

Como surgiu a manutenção preditiva e os demais tipos?

Saber o surgimento de um serviço largamente usado na indústria é a melhor maneira de entender o seu funcionamento, não é mesmo? Por isso, antes de sabermos o conceito da manutenção preditiva, vamos ver como essa modalidade surgiu e qual é a sua principal diferença para as demais.

Pois bem, a origem da manutenção preditiva e o seu conceito surgiram no final do século XIX, assim que se iniciou o processo de mecanização das indústrias e a implantação dos produtos em série. Até meados do ano de 1915, esse assunto não teve muita importância no meio industrial, assim como as demais correções ou reparo das máquinas. Dessa forma, foram criadas e aperfeiçoadas as primeiras manutenções de caráter corretivo.

Contudo, com o aumento da produção, durante a segunda guerra mundial, ali pelos anos 1930, toda a indústria se moveu em torno não só de corrigir falhas, mas também de evitar que elas acontecessem. Foi assim que surgiram as primeiras equipes especializadas e preocupadas com a manutenção industrial. Essas equipes começaram um processo que deu origem aos planos de prevenção em conjunto com os planos corretivos, o que deu origem à manutenção preventiva.

Contudo, ainda faltava algo para complementar as manutenções e manter a indústria a todo vapor. Dessa forma, as equipes perceberam que era preciso acompanhar de perto os maquinários e saber mais sobre o seu funcionamento, o que seria útil para melhorar as manutenções corretivas e preventivas. Dessa forma, deu-se o surgimento da manutenção preditiva na história industrial.

O que é a manutenção preditiva?

saiba mais sobre o que é manutenção preditiva

De forma resumida, a manutenção preditiva consiste nas medições e coletas de dados das máquinas que são feitos em determinados períodos de tempo, com a finalidade de indicar as reais condições da máquina no dia

Durante esse acompanhamento, o técnico e a equipe responsável executam medições periódicas, analisam as condições mecânicas, eletrônicas, hidráulicas, pneumáticas e elétricas da máquina, a fim de saber o real estado de funcionamento do aparelho e suas instalações.

O principal objetivo da manutenção preditiva é diminuir esses intervalos entre reparo, ou no caso de quebra (corretiva) ou correções programadas (preventivas), melhorando o desempenho e aumentando a disponibilidade da máquina para uso.

Quando a manutenção preditiva é bem feita, gera uma série de dados que podem ajudar de forma significativa as suas funções. Com esses dados, na hora da manutenção preventiva é possível mensurar e prever possíveis falhas, e dessa forma, atuar antes que seja necessário investir mais dinheiro em reparos.

Logo, a manutenção preditiva é composta basicamente do diagnóstico, que levanta a origem ou gravidade da situação da máquina e análise das tendências de falha. Assim, o técnico é capaz de montar um plano preditivo, ou seja, separar exatamente quais são as máquinas ou equipamentos que precisam ser analisados de forma mais intensa, como se encontram e qual deve ser o próximo procedimento.

Quais são os benefícios da manutenção preditiva e o que essa técnica trouxe às indústrias?

Ao analisarmos, a manutenção preditiva trouxe muitos benefícios à indústria, contudo, não podemos deixar de citar a transformação que ocorreu neste setor graças a essa manutenção, junto com as suas vantagens. Alguns desses itens são:

  • Hoje em dia, as máquinas e as análises possuem um índice muito mais alto de confiabilidade, pois os equipamentos têm mais recurso de análise e ainda, podemos prever falhas futuras;
  • Com a chegada da manutenção preditiva, o custo de manutenção baixo significativamente, já que as peças são usadas de forma mais inteligente;
  • Os equipamentos ficam mais seguros para uso na fábrica, logo, são menos acidentes de trabalho;
  • Com a manutenção preditiva, hoje em dia a necessidade de intervenções nos processos ou pausas são menores;
  • Otimização dos recursos;
  • Organização de todas as manutenções necessárias no setor, pois se a periodicidade da manutenção preditiva for respeitada, as possibilidades de respeitar as demais, são maiores;
  • Dados mais concretos para a tomada de decisão;
  • Planejamento mais efetivo do uso das máquina;
  • Vida útil estendida dos maquinários,
  • etc.

Conclusão

Depois de entender e conhecer a história da manutenção preditiva, e ainda, ver as vantagens dessa prática na indústria, bem como a sua diferença entre os demais tipos de manutenção, fica mais fácil entender a sua importância dessa e mantê-la sempre como uma prioridade de tempos em tempos, não é mesmo?

A ServiLub é especializada em manutenção industrial de todos os tipos, e a manutenção preditiva é apenas uma de suas especialidades para manter o desempenho do seu maquinário. Nós te ajudamos a manter o funcionamento da sua indústria e otimizamos o seu tempo em dinheiro, evitando problemas maiores ou até mesmo pane nas máquinas.

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, vem da falta de cuidados com a manutenção, e deixar que os prazos da manutenção preditiva não sejam respeitados. Desta forma, há ainda mais chances de haver problemas no seu maquinário, e dessa forma, favorecer falhas no funcionamento..

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com a manutenção preditiva, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.