Como tirar a graxa do rolamento: confira nossas dicas e os melhores produtos

Veja como tirar graxa do rolamento

Sempre chega a hora de fazer a retirada de camadas grossas de graxa, lubrificantes e óleos, quando falamos sobre a saúde e o funcionamento dos maquinários industriais. Pois, apesar de estes produtos serem essenciais para o desempenho das máquinas, eles se acumulam ao longo do tempo. Dessa forma, saber como tirar a graxa do rolamento de forma eficaz, e depois relubrificar a peça com graxa nova é a melhor maneira de manter o seu funcionamento em dia.

Contudo, sem saber quais produtos usar (e quais produtos não usar também) e como fazer essa limpeza de forma segura, o seu maquinário pode estar correndo risco de sofrer alguns danos. Assim, é de extrema importância ter esses conhecimentos práticos, e dessa forma, contribuir para a manutenção da vida útil dos aparelhos.

Quer saber mais sobre estes produtos aprovados para tirar a graxa de rolamentos e como fazer esse processo de forma segura e efetiva? Continue com a gente!

Como tirar a graxa do rolamento?

como tirar graxa do rolamento - confira as dicas

A graxa, assim como a grande maioria dos demais lubrificantes, ao longo do tempo vai se acumulando nas peças. No rolamento das máquinas, esse acúmulo pode se refletir no aumento da temperatura da máquina durante o seu funcionamento, atrito, e uma série de outros problemas que podem evoluir para algo mais grave.

Para fazer esse processo de limpeza da forma correta, fique de olho nos produtos abaixo, liberados e indicados para remover a graxa dos rolamentos industriais.

Querosene

O querosene é um dos solventes de maior potência do mercado. É, também, um dos produtos mais versáteis e antigos da história da indústria. Já que a sua potência de limpeza é tão alta, torna a remoção de impureza dos rolamentos muito mais fluída e fácil, ajudando a retirar graxas e outros acúmulos de gordura. O querosene, também, ajuda a economizar água e tempo na faxina, pois além de remover a graxa, remove sujeiras mais pesadas, como a ferrugem.

Contudo, por ser inflamável, o seu uso deve ser feito com o maquinário devidamente desligado e em momentos que o rolamento poderá ficar ao menos um dia parado. Dessa forma, o produto evapora completamente da superfície, e evitamos problemas maiores. Como sua limpeza é mais poderosa, pode ser abrasiva em rolamentos que estiverem apenas com sujeiras superficiais. Logo, use esse produto em caso de graxa incrustada ou mais antiga.

Desengraxantes de base potente

O produto mais indicado para retirar a graxa dos rolamentos é, sem sombra de dúvidas, o desengraxante. Além de não ser inflamável e corrosivo, foi feito especificamente para este fim. Hoje em dia, encontramos diversos tipos de desengraxante no mercado, e a base de cada um deles é mais indicada para situações específicas. Encontramos os à base de silicone, produtos orgânicos, etc. Por isso, a escolha deve ser de acordo com a sua necessidade e a quantidade de graxa acumulada na superfície a ser limpa.

Para retirar a graxa do rolamento com o desengraxante, você primeiro deve retirar as peças da máquina, e que de preferência, estejam frias. Aplique a quantidade especificada pelo fabricante no rótulo do produto e deixe agir por alguns minutos. Se julgar necessário, use uma escova para ajudar a retirar a sujeira com a fricção. Depois, use água corrente para retirar a sujeira com o produto, e deixe as peças secando.

Quais produtos não são apropriados para tirar a graxa do rolamento industrial?

Contudo, existem alguns produtos que não são adequados para ajudar na remoção da graxa industrial. Dessa forma, evitá-los no dia a dia e na manutenção de limpeza dos rolamentos é a melhor forma de manter sua vida útil e funções em pleno vapor. Alguns destes produtos são, por exemplo:

  • Vaselina líquida ou sólida industrial: Muitas pessoas acham que a vaselina pode, de fato, ser usada para retirar a graxa do rolamento, mas esse é um grande engano. Por ser gordurosa, assim como outros óleos e a própria graxa, ela tende a se acumular nos rolamentos. Logo, é mais uma medida de lubrificação do que retirada do excesso de graxa, não é mesmo?
  • Desengripantes: A real função do desengripante é combater a ferrugem e oxidação das peças de metal em carros, aviões, caminhões e outros. Logo, não foi feito para limpar ou lidar com sujeira para o rolamento, e também, não é adequado para lubrificação. O seu uso pode implicar em menos duração do seu rolamento ou até a completa inutilização do mesmo.
  • Aguarrás: Este é um tipo de solvente muito comum para diluir tintas e esmalte automotivo. Contudo, é muito corrosivo, abrasivo e pode piorar o funcionamento dos rolamentos da máquina. Além disso, contém um alto teor de toxicidade, prejudicando a saúde dos colaboradores e profissionais.

Conclusão

Ufa, são muitas informações importantes, não é mesmo?

Limpando os rolamentos e retirando a graxa com os produtos certos, não há erro. E sua máquina mantém a vida útil e funções a pleno vapor!

A ServiLub é especializada em lubrificação industrial e trabalha com a distribuição de lubrificantes, graxas e outras especialidades da Chesterton. A Chesterton trabalha com lubrificantes industriais resistentes a ataques químicos, graxas, desengraxantes de alta potência e produtos específicos para manutenção das suas máquinas. Nome conhecido internacionalmente pela sua excelência e variedade, é com certeza uma das formas mais inteligentes e econômicas de cuidar da lubrificação e manutenção do seu maquinário, e também de tirar o excesso de graxa no rolamento. 

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, e também das peças, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral e isso inclui o excesso de graxa do rolamento. Dessa forma, mantendo a manutenção e investindo em produtos Chesterton, evitamos panes ou problemas maiores, como a parada forçada das operações da fábrica, por exemplo.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com produtos para retirar graxa de rolamento, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do seu maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.