Equipamentos de lubrificação industrial: Conheça os principais

A lubrificação Industrial visa reduzir ou eliminar o atrito e desgaste das peças e seus componentes. É necessária em vários segmentos para facilitar as atividades de modo geral, melhorar o desempenho de máquinas e aumentar sua vida útil. 

Isso exige equipamentos para lubrificação industrial adequados, com capacidade de atender as demandas, a fim de evitar quaisquer falhas que possam gerar a troca prematura das peças ou a perda de produtividade. 

No post de hoje vamos apresentar quais são esses equipamentos, bem como sua importância. Acompanhe!

Quais os principais equipamentos de lubrificação industrial

Entre os mais utilizados, podemos destacar:

Pistola de graxa 

A pistola de graxa é uma ferramenta especial que injeta a graxa lubrificante sob pressão. Assemelha-se a uma pistola de ar usada em compressores com a diferença que possuem um cartucho (descartável ou não) de graxa. 

É formada por três componentes principais: um cilindro de metal, um controle de propulsão (gatilho ou alavanca) e o dispositivo que fornece a graxa, que pode ser uma mangueira ou tubo de metal os quais são acoplados a um bico (engate). Pode ser manual ou elétrica e geralmente apresenta acionamento com uma só mão. 

Bomba de graxa

A bomba de graxa é similar a pistola e permite bombear graxa para a lubrificação de peças. Para isso é usada uma alavanca ou pistola que é acoplada em alguns modelos de bomba. Existem diferentes tipos, como a manual, elétrica e pneumática (ar), conforme o tipo de acionamento. 

A bomba e a pistola retiraram a necessidade de retirar todas as peças e mergulhá-las na graxa para sua lubrificação, o que poderia gerar desperdício de material ou tempo. 

Bombas de abastecimento de graxa

São bombas exclusivas para serem acopladas às pistolas de graxa. São indicadas para o uso com apenas uma pistola individual quando o reabastecimento precisa ser um processo limpo e rápido. 

Kit de teste de graxa (análise de graxa)

Como o nome sugere, o kit tem como intuito a análise do lubrificante para ampliar a manutenção preventiva. Utiliza uma metodologia simples, capaz de ser usado nas mais diversas situações, facilitando a tomada de decisões em campo. 

Com o kit é possível fazer uma análise rápida, de modo a entender a qualidade do lubrificante, bem como suas condições e a necessidade ou não de troca. Não é necessário treinamento especial para realizar as análises, nem produtos nocivos à saúde do operador. 

Medidor de graxa

O medidor de graxa garante que o volume adequado seja direcionado para a pistola. É algo extremamente necessário principalmente quando o equipamento exige o volume preciso de graxa. Além disso, evita a lubrificação em excesso ou insuficiente, que podem resultar no mau funcionamento ou quebra do maquinário. 

O medidor vai justamente medir de forma precisa a descarga de graxa levando em consideração seu volume e peso. Os mais novos são digitais, o que facilita o acompanhamento do aplicador. 

Existem diferentes modelos no mercado, inclusive medidor de graxa com gatilho, que pode ser acoplado diretamente na bomba para facilitar o uso. 

Niveladores de óleo

Os niveladores de óleo têm como função compensar de forma automática a evaporação ou vazamentos de óleo em diferentes condições. Com ele é possível regular o óleo aplicado em rolamentos, cárter, entre outros equipamentos, de modo a aumentar seu desempenho e vida útil. 

O maior benefício é manter o nível de óleo nas condições ideais com fácil visualização e verificação. 

Lubrificadores automáticos

Os lubrificadores automáticos são ferramentas que aplicam uma quantidade pré-definida de óleo ou graxa no período programado e em pré-definidos. É especialmente recomendado em pontos de lubrificação de difícil acesso por questões de segurança ou localização.

Trata-se de uma das formas mais seguras, acessíveis e vantajosas para assegurar o funcionamento do sistema de lubrificação, bem como sua eficiência. Há uma ampla variedade de lubrificadores automáticos, cada um com características para se adequar a necessidade de lubrificação, dosagem, temperatura (alta ou baixa), entre outras especificidades.    

A utilização de lubrificadores automáticos auxilia na manutenção como um todo, melhora a segurança do trabalhador, a eficiência da manutenção e a confiabilidade do maquinário. 

Graxeira

A graxeira é um utensílio para fixação cujo objetivo é facilitar a lubrificação e proteger o ponto de lubrificação contra impurezas diversas e evitar que a graxa retorne para o repositório. Além disso, a graxeira suaviza o processo de lubrificação, assegurando o bom funcionamento do equipamento, bem como sua vida útil. 

Monitor para verificação de óleo

É um instrumento que exibe as informações sobre as condições do óleo em tempo real. Trata-se de uma ótima alternativa para análise do lubrificante, pois evita a investigação laboratorial, que pode ser longa em determinados casos. 

O aparelho mede as mudanças na constante dielétrica de um óleo comparando as medições anteriores e assim determina se há alterações na condição do lubrificante e seu grau de contaminação (se houver). 

Com o monitor é possível antecipar a troca de óleo, evitar problemas e o desgaste de materiais, aumentando sua vida útil. 

Gostou do que leu? A Servilub é distribuidora oficial da linha de produtos para lubrificação Bozza. Entre em contato com nossa equipe comercial e explique sua necessidade, temos a solução certa para você!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.