Ferramentas de Lubrificação Industrial – Um Guia Simples

Sistema de lubrificação automática

A lubrificação industrial é uma etapa fundamental no processo de manutenção que garante a longevidade das linhas de produção. Para isso, existe uma série de ferramentas de lubrificação industrial projetadas especialmente para esse fim.

Utilizando de tecnologia e engenharia, as maiores fabricantes de ferramentas do ramo buscam sempre inovação e eficiência em seus produtos.

Vamos apresentar algumas das ferramentas envolvidas no processo de lubrificação industrial e falar sobre suas funções.

Ferramentas de Lubrificação Industrial – Três Áreas Principais

Antes de começar a falar das ferramentas propriamente ditas, é importante falar de uma pequena divisão de categorias entre elas.

Hoje em dia, com a auxílio de diversas tecnologias, a lubrificação não precisa mais ser exclusivamente manual. Portanto, as ferramentas de lubrificação industrial são divididas em manuais e automáticas.

As ferramentas manuais implicam ação física, ou seja, mão de obra humana diretamente no ponto a ser lubrificado. Dependendo do ativo que será lubrificado, a necessidade de ação manual pode gerar uma série de problemas.

Se o ponto for de difícil acesso, por exemplo, o que às vezes seria uma simples ação de lubrificação pode se tornar uma grande dor de cabeça, despendendo de tempo e recursos que seriam melhor aproveitados em outras áreas.

Além da questão do difícil acesso, alguns pontos de lubrificação poder ser potencialmente perigosos e apresentar riscos aos colaboradores envolvidos no processo.

É nesse ponto que entra a lubrificação automática. Quando bem planejada e utilizando equipamentos e lubrificantes de qualidade, é possível aumentar o rendimento e simplificar a lubrificação nos ativos de alta complexidade e periculosidade.

Ferramentas Manuais

Pistola de Graxa

As pistolas de graxa são, de longe, as ferramentas mais utilizadas nos processos manuais de lubrificação. Elas vêm em uma variedade de formatos, dependendo do fabricantes.

Algumas trabalham de forma completamente mecânica, outras de forma elétrica e algumas ainda de forma pressurizada. As variações são diversas, tanto no modelo de distribuição como na capacidade de vazão.

São indicadas para aplicações pontuais de lubrificação, em maquinários mais simples ou que possuam baixa periodicidade de lubrificação.

Propulsoras Pneumáticas

Propulsora Pneumática para Graxa 11020-R20-G4 20kg
Propulsora Pneumática para Graxa 11020-R20-G4 20kg

As propulsoras pneumáticas são projetadas para aplicações de alta vazão, indicada para ativos onde a lubrificação precise ocorrer de forma ágil e eficiente.

Novamente, podem vir em diferentes variações de acordo com o fabricante. Alguns modelos, por exemplo, são móveis enquanto outros podem ser afixados em paredes.

Medidores, Monitores e Niveladores

Medidor de Graxa
Medidor de Graxa

Além de ferramentas para a aplicação dos lubrificantes, existe uma série de ferramentas que têm como objetivo auxiliar no processo de controle e análise dos equipamentos.

Entre essas ferramentas estão os medidores, que servem para identificar exatamente a quantidade de vazão de lubrificante. Já os niveladores de óleo servem para compensar a evaporação e vazamento de óleo durante o funcionamento.

Outra ferramenta é o monitor de óleo, que identifica as alterações entre um óleo já em uso e uma amostra de óleo novo, sabendo assim se é necessária a troca de óleo sem uma análise laboratorial longa.

Ferramentas Automáticas

Lubrificadores

Lubrificadores são aparelhos simples, projetados para a aplicação constante e periódica de lubrificante em um ponto único de lubrificação. A aplicação automática de lubrificante garante a eficiência do ativo com um custo reduzido, especialmente àqueles de difícil acesso.

Existe uma variedade gigantesca de lubrificadores, funcionando tanto à gás quanto de forma elétrica, fazendo com que a sua aplicação seja possível na grande maioria dos pontos de lubrificação.

Sistemas de Lubrificação Automática

Esquema de exemplo de sistema de lubrificação

É utilizando-se de sistemas de lubrificação automática que a maior parte da lubrificação de uma fábrica é realizada nos dias de hoje. Devido a importância da sua aplicação, vamos estender um pouco mais a explicação a respeito de como esses sistemas funcionam.

Basicamente, os sistemas de lubrificação possuem componentes eletrônicos e computacionais que permitem a monitoração e aplicação de lubrificante de forma remota e altamente precisa.

Através de uma análise de engenharia, é possível definir uma estratégia de lubrificação automática que contemple todos os elementos de um sistema complexo de ativos.

Existe uma variedade de sistemas de lubrificação automática, de sistemas de uma única linha até sistemas sistemas progressivos altamente complexos que trabalham com diferentes tipos de lubrificantes com diferentes vazões em diversas máquinas ao mesmo tempo.

Lubrificação Industrial é Fundamental

Como nunca cansamos de dizer por aqui, manutenção e lubrificação industriais são coisas sérias. Elas podem ser a diferença entre uma linha de produção lucrativa e uma desastrosa.

Quando se trata a qualidade das ferramentas e dos processos de lubrificação, pecar pela falta pode causar um impacto enorme na produtividade de um ativo.

Para que isso não ocorra, é sempre importante utilizar ferramentas adequadas para o trabalho. Uma forma de garantir isso é buscando por ajuda profissional para as suas atividades de manutenção e montagem industrial.

Na ServiLub, uma empresa com mais de vinte anos de experiência, você vai encontrar os profissionais mais bem preparados e qualificados do mercado, todos trabalhando com os equipamentos top de linha proporcionados pela Bozza e pela SKF.

Entre em contato com a ServiLub agora mesmo através do telefone (27) 3256-1025 ou do email comercial@servilub.com.br.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.