Ferramentas para mecânico industrial: conheça as principais e quais são as suas aplicações

ferramentas mecânico industrial - veja nossas dicas aqui

A rotina industrial, para que contribua com o funcionamento correto do maquinário, depende de bons profissionais e das ferramentas corretas para a sua manutenção. Dessa forma, é imprescindível saber, tanto por parte da indústria como do profissional de manutenção, quais são as principais ferramentas para mecânico industrial, suas aplicações, para que servem, etc. Assim, fica muito mais tranquilo se certificar de que as máquinas e toda a indústria estão recebendo a atenção que precisam.

Contudo, nem sempre é fácil encontrar quais são essas ferramentas de fato. Ou também, uma lista que enumere quais são as principais. Porém, agora você tem acesso a esse material completo! Para te ajudar, separamos as principais ferramentas para mecânico industrial e um pouco sobre cada uma delas.

Quer conhecer um pouco mais sobre essas ferramentas e a sua importância no cenário industrial? Vem com a gente!

Guia das principais ferramentas para mecânico industrial

tudo sobre ferramenta mecânico industrial
  • Serras circulares: Essa ferramenta ajuda a cortar até duas vezes mais o número de folhas que outra serra cortaria. Dessa forma, se o trabalho exige cortes de algum material como madeira, ou outros também, não há ferramenta melhor do que a serra circular para acelerar o seu trabalho.
  • Furadeira sem fio: São ideais para usar em locais de difícil acesso que o cabo impediria chegar. Facilita o uso das mãos e os seus movimentos. Alimentada com baterias recarregáveis, é ideal para instalar e remover parafusos e outros diversos usos industriais. Substitui, muitas vezes, a chave de fenda.
  • Rebarbadoras: Com o seu uso industrial, mas que também se aplica a diversos contextos, a rebarbadora é equipada de diversos discos que fazem o polimento, corte e lixamento de diferentes superfícies, de diferentes materiais. Em algum momento da manutenção industrial, será necessário polir ou usar as funcionalidades da rebarbadora para dar aquele toque final. Por isso, é considerada uma ferramenta importantíssima para o mecânico industrial.
  • Chaves de fenda elétricas: Essas ferramentas não exigem mais que o mecânico prenda os dedos em movimentos repetitivos no sentido horário e anti horário, até que o parafuso esteja completamente instalado em uma superfície. Ou ainda, que seja removido completamente. Dessa forma, a chave de fenda elétrica faz o mesmo trabalho, só que de forma manual e muito mais eficiente. 
  • Broca: A peça que entra em contato com a superfície que vai passar pelo processo de manutenção é a broca, usada, geralmente, para fazer furos. É a peça chave das furadeiras elétricas, que funcionam de forma muito simples e prática. As brocas são utilizadas na manutenção e por mecânicos de diversas áreas, desde a metalurgia, industrial, etc. 
  • Torno: Essa ferramenta é usada majoritariamente na metalurgia pesada. Contudo, pode ter outras aplicações diversas. É uma ferramenta elétrica com design simples, que torna possível a montagem de qualquer peça. O resultado final do seu uso geralmente é um produto simétrico e arredondado.
  • Pistolas pneumáticas: Essa ferramenta é popular pela sua precisão e velocidade impressionantes para pregar e usar parafusos. Os primeiros modelos usavam apenas a pressão do ar para isso, mas hoje em dia, usam os princípios da pneumática. Diversas áreas se beneficiam dessa ferramenta, desde a mecânica industrial até a carpintaria e a marcenaria. Logo, é uma ferramenta imprescindível para o mecânico!
  • Conjunto de alicates: Parecem muito comuns, mas não podem faltar no conjunto de ferramentas do mecânico industrial. Com eles, você pode agarrar, puxar ou fazer diversos reparos sem muita força. E ainda, pode fazer as mãos desprotegidas. Peças pequenas, fios isolados, pregos, etc., tudo isso pode ser puxado com um alicate de forma rápida e fácil.
  • Serra manual: Assim como os alicates, são ferramentas comuns, mas muito importantes para o dia a dia de manutenções. Com a serra, você corta tubos, compensados e diversas outras superfícies. Com os dentes longos e afiados, garante um corte contínuo e suave, de forma segura.
  • Conjunto de braçadeira: Essa é uma ferramenta em forma de C usada para segurar ou acoplar peças com mais firmeza. Seu funcionamento se baseia em prender de forma temporária as peças na posição correta, e assim testar a sua montagem durante a manutenção. Dessa forma, a ferramenta protege as peças na fixação, colagem e montagem em geral. 

Conclusão

Ufa, são muitas informações importantes, não é mesmo? Para conseguir a redução das rotações de um motor elétrico, é só contar com alguns dos acessórios citados acima e com uma empresa ou profissional experiente nesse objetivo.

Depois de entender e ver a importância de fazer esse processo com os acessórios corretos, fica mais fácil assimilar e ver de forma prática que a sua segurança e do funcionamento do seu maquinário está sempre em primeiro lugar.

A ServiLub é especializada em manutenção industrial de todos os tipos, e fornecer os acessórios corretos para os profissionais e mecânicos industriais é uma das principais especialidades. Nós te ajudamos a manter o funcionamento dos seus motores e demais peças, e também a manter o constância das funcionalidades das máquinas de forma segura e com as ferramentas mais indicadas para os profissionais, que se preocupam ao estudar as suas demandas industriais mais de perto.

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral ou com o uso incorreto de ferramentas na durante o dia a dia de um cenário industrial. Dessa forma, mantendo a manutenção em dia e usando apenas os acessórios corretos ou mais indicados para a sua demanda, não há riscos e problemas maiores com que se preocupar.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com o uso das ferramentas para mecânico industrial mais indicadas, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.