Inspeção visual na manutenção preditiva: dicas e cuidados

inspeção visual e manutenção predileta - o que é e dicas

A união da tecnologia com as formas mais tradicionais de cuidar do processo industrial traz uma série de benefícios não só ao maquinário, mas também à equipe envolvida e para simplificar a cadeia de produção. Uma dessas uniões que vem trazendo vantagens notáveis é a inspeção e manutenção preditiva.

Contudo, sem saber ao certo o principal conceito de cada uma dessas ações e qual é a principal relação entre elas, fica mais difícil entender as vantagens para a sua indústria. Para te ajudar, reunimos as principais informações sobre inspeção visual e manutenção preditiva, confira:

Qual é a relação entre inspeção visual e manutenção preditiva?

Como a manutenção preditiva é responsável por acompanhar indicadores e parâmetros de possíveis ajustes ou troca de peças, utiliza-se de diversas práticas para tornar essa checagem mais eficiente e ágil. Uma delas, considerada uma das mais precisas e de rápida execução é a inspeção visual.

Com a chegada das câmeras digitais, principalmente com o avanço da resolução em filmagem e fotos, a inspeção visual se tornou uma ótima maneira de tornar a manutenção preditiva mais assertiva. Além disso, auxilia de forma direta na elaboração de um plano de manutenção, que esteja baseado nas condições atuais da máquina em questão.

Se a inspeção visual é feita, em registro de imagens, de forma periódica, é possível acompanhar de perto o desenvolvimento ou começo de falhas, como trincas, sujeiras excessivas, corrosão, ressecamento, falta de lubrificação, pressão excessiva, etc. Dessa forma, fica mais fácil, tanto para os colaboradores quanto profissionais especializados, identificarem a tempo o momento ideal para intervenção ou troca.

Lembrando que nem sempre a inspeção visual foi feita com o uso de câmeras digitais ou até mesmo drones, como as empresas estão apostando atualmente. Muitas vezes, em tempos não tão distantes, a inspeção visual era feita por colaboradores especializados e experientes na área, que possuíam o olho mais clínico para pequenas falhas que passariam despercebidas por outras pessoas. 

Contudo, o desenvolvimento fabril demandou mais tecnologia e precisão para acelerar o seu processo de produção e tornar a manutenção preditiva mais eficiente. Com isso, vieram os recursos que temos usado atualmente.

O que é inspeção visual?

A inspeção visual é uma técnica amplamente usada na indústria, mas também em outros setores, como engenharia, construção, etc., com o intuito de observar falhas, desalinhamentos e possíveis problemas de forma simples, de baixo custo e sem equipamento específico. Contudo, pela necessidade de uma melhor elaboração de planos de manutenção nas empresas, hoje em dia as câmeras digitais são as principais formas de realizar a inspeção visual.

Anteriormente, os colaboradores e profissionais da área mais experientes contribuem com a sua expertise em encontrar os problemas e compreender o significado das mesmas, sabendo como intervir e corrigir a situação. Por ser muito comum e simples, mesmo ao usar as câmeras digitais, está presente em todos os tipos de indústria e nichos. 

É comumente usada para verificar e encontrar problemas de trincas, alinhamento, deformação, desgaste, corrosão, etc. Por fim, se aliada a manutenção preditiva, traz maior eficiência enquanto aos cuidados com o maquinário industrial e maior precisão em agir no tempo ideal, para fazer as trocas de peças e manutenções necessárias.

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é uma metodologia de reparo e manutenção com maior inclinação para a previsibilidade de falhas, entregando aos profissionais os dados consistentes do tempo ideal no qual se deve agir para fazer a troca ou manutenção de um maquinário. 

É, muitas vezes, confundida com a manutenção preventiva. Enquanto a manutenção preventiva se caracteriza pela checagem periódica das máquinas e suas peças, a preditiva é o acompanhamento dos parâmetros e indicadores das possíveis manutenções e trocas, e qual será o tempo ideal para agir. Contudo, ambas são complementares e se aplicadas corretamente ao ambiente industrial, previnem grandes problemas que afetam a cadeia de produção.

Mas, é importante salientar que a manutenção preditiva não tem como objetivo resolver as falhas. A sua função primordial é trazer a previsibilidade ao colaborador ou profissional especializado para que o problema possa ser resolvido o mais rápido possível.

Inspeção visual e manutenção preditiva: mais eficiência e precisão na manutenção do maquinário industrial

Hoje em dia, podemos contar com o avanço da tecnologia e a chegada de câmeras de alta resolução para tornar a manutenção das máquinas mais precisa. A inspeção visual, aliada a manutenção preditiva, traz mais segurança e dados mais consistentes para fazer o seu plano de manutenção.

Para isso, você pode contar com os serviços especializados de montagem e manutenção industrial  da ServiLub, empresa referência na área!

Nós trabalhamos com profissionais qualificados e especializados em montagem industrial, e também, profissionais com ampla experiência em manutenção preditiva e inspeção visual. 

Além disso, garantimos o uso dos melhores produtos para fazer a inspeção visual, montagem e manutenção das suas máquinas, cuidando da qualidade e desempenho dos maquinários, ao usar as melhores soluções do mercado para entregar maior segurança e agilidade aos seus processos.

Nosso principal objetivo na ServiLub é otimizar o seu dinheiro e tempo, por meio de ações preventivas e preditivas, evitando que as principais peças das suas máquinas tenham a sua vida útil afetada antes do tempo. Por isso, frisamos a importância de uma inspeção minuciosa e do uso de inspeção visual. Somos a empresa certa para te ajudar!

Muitas vezes, um plano de manutenção com poucos dados ou dados inconsistentes sobre o funcionamento dos maquinários pode culminar na paralisação da sua linha de produção, fazendo com que o maquinário deixe de funcionar adequadamente. Se esses cuidados estiverem sempre em dia e forem feitos por especialistas, garantirá o bom funcionamento do maquinário industrial por muito mais tempo.

Para ter a garantia de entregar o melhor a sua indústria, entre em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. 

Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço e nossos produtos. Juntos, podemos traçar as melhores estratégias para a manutenção e cuidados com as suas máquinas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.