Lubrificação centralizada progressiva: o que é e quais são as vantagens

lubrificação centralizada progressiva: saiba mais sobre o assunto

Manter a lubrificação das máquinas industriais é uma das formas de cuidar de sua vida útil e evitar a interrupção da sua linha de produção. Para máquinas de pequeno e médio porte que precisam de lubrificação constante, a lubrificação centralizada progressiva é uma ótima alternativa, pois garante que o óleo chegue em todas as partes mais importantes das máquinas.

Quer saber mais sobre esse sistema de lubrificação, como funciona, suas vantagens e quais são as suas aplicações? Então é só continuar a leitura com a gente!

O que é o sistema de lubrificação progressiva?

O sistema de lubrificação centralizada progressiva é ideal para as máquinas de pequeno e médio porte, que exigem lubrificação contínua para o seu funcionamento. Esse sistema oferece esse tipo de lubrificação, desde que a bomba esteja em operação normalmente. Quando a bomba para de funcionar e enviar o lubrificante às peças da máquina, os pistões do dispositivo de dosagem ficam na posição de espera.

Depois disso, quando começar a fornecer lubrificante novamente, os pistões seguirão de onde estavam e continuarão a sua atuação. Com isso, o circuito progressivo da saída da bomba será interrompido quando apenas um ponto de lubrificação estiver bloqueado, pois este bloqueio serve como um meio de controle e força para que a equipe de serviço possa fazer a manutenção no sistema.

É importante salientar que somente uma das saídas do dispositivo de medição primário ou secundário de uma saída de bomba podem ser monitoradas visual ou eletricamente, a depender do tipo de dispositivo de medicação escolhido.

Como funciona o sistema de lubrificação progressiva?

O sistema de lubrificação progressiva consiste, basicamente, em uma bomba conectada a um dispositivo, ao menos, de dosagem principal. Se necessário, os dispositivos de dosagem são conectados às saídas do dispositivo de dosagem e aumentam a quantidade de pontos de lubrificação.

As saídas dos dispositivos de dosagem de primeiro e de segundo nível são conectadas por linhas de ramificação aos pontos de lubrificação da máquina. Para nenhum tipo de máquina é recomendado um terceiro nível de dispositivos de dosagem. A bomba fornece lubrificante aos dispositivos de dosagem com pressão de até 550 bar, dependendo do modelo usado.

Os dispositivos de dosagem dividem entre si o lubrificante em quantidades predefinidas ou em quantidades iguais de lubrificante. A quantidade de graxa fornecida em cada saída do dispositivo de dosagem dependerá do tipo de máquina que está sendo usada. Por ser um sistema inteligente, pode fornecer uma quantidade mais precisa e dosada do lubrificante para toda a máquina.

Quais são os benefícios do sistema de lubrificação progressiva? 

O sistema de lubrificação centralizada oferece diversas vantagens à indústria e aos maquinários, e alguns desses principais benefícios são, por exemplo:

  • Eficaz até mesmo nas condições adversas, pois funciona em ambientes de contrapressão de ponto de lubrificação com alta potência, e também, funciona em ambientes molhados, com baixa circulação de óleo, em baixas temperaturas, úmidos, sujos, etc;
  • Lubrificação contínua: fornece quantidades na dose certa e com frequência de lubrificante para região mais importante da máquina;
  • Monitoramento e controle mais facilitado: Com esse sistema de lubrificação, fica mais fácil monitorar o sistema do maquinário e controlar o bloqueio, de forma que fique integrado ao sistema,
  • etc.

Quais são as principais aplicações do sistema de lubrificação progressiva?

O sistema de lubrificação progressiva pode ser usado em diversos ambientes e maquinários, mas os mais comuns e que mais se beneficiam dessa modalidade são:

  • Máquinas-empilhadeiras e recuperadoras de madeira;
  • Fábrica de mistura de asfalto;
  • Máquinas de construção, como carregadores, sulcadores, escavadeiras, bombas de concreto, etc);
  • Máquinas agrícolas como as enfardadeiras, espalhadoras, carregadores de cana de açúcar, 
  • Caminhões de estrada;
  • Caminhões de prensa de resíduos ou remoção de neve;
  • Fábrica de mistura de asfalto;
  • Geradores de turbinas eólicas;
  • Instalações de alimentos e bebidas, como máquinas envasadoras, máquinas de lavar louça, etc;
  • Geradores de turbinas eólicas;
  • Compressores alternativos da indústria de petróleo e gás,
  • etc.

Sistema de lubrificação centralizada progressiva: a melhor solução em lubrificação máquinas de pequeno e médio porte

Existem componentes que exercem um papel fundamental para o bom funcionamento do maquinário industrial, e ter um um sistema de lubrificação centralizada progressiva é uma dessas peças-chave. Sendo assim, vale a pena escolher com cuidado e verificar os principais benefícios antes de decidir qual será o seu novo sistema de lubrificação.

Para isso, podemos contar com os serviços especializados de sistemas de lubrificação centralizada  da ServiLub, empresa referência na área, e produtos específicos para cada tipo de aplicação.

Contamos com uma linha completa de acessórios para você, como as bombas de sistema de lubrificação centralizada, chaves de nível, controladores, terminais de ponta lisa, presilhas, válvulas de retenção, pulverizadores, etc.

Nós trabalhamos com profissionais qualificados e especializados em sistemas de lubrificação centralizada, e também, com as melhores marcas de lubrificante, com o intuito de cuidar da qualidade e desempenho dos maquinários, ao usar a essa solução, com os modelos corretos, você irá notar apenas a melhora no desempenho e consumo industrial.

Nosso principal objetivo na ServiLub é otimizar o seu dinheiro e tempo, por meio de ações preventivas e preditivas, e também, mostrando os melhores sistemas e lubrificantes para tornar o seu maquinário ainda mais potente. Somos a empresa certa para te ajudar!

Como frisamos anteriormente, uma grande parte dos problemas industriais ou interrupção da linha de produção são pela falta de manutenção profissional ou por um sistema de lubrificação ineficiente, fazendo com que o maquinário deixe de funcionar adequadamente. Se esses cuidados estiverem sempre em dia e forem feitos por especialistas, garantirá o bom funcionamento do maquinário industrial por muito mais tempo.

Para ter a garantia de entregar o melhor a sua indústria, entre em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. 

Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço e nossos produtos. Juntos, podemos traçar as melhores estratégias para a manutenção e cuidados com as suas máquinas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress
Seu carrinho