Lubrificante Para Cabo de Aço – Saiba Como Encontrar o Seu!

Cabo de aço enferrujado e corroído

O lubrificante para cabo de aço é um composto essencial para o bom funcionamento e vida útil dessa ferramenta.

Além disso, os cabos de aço são peças importantíssimas para as fábricas hoje em dia, principalmente quando estão funcionando de forma ativa e precisa.

Por isso, o investimento em manutenção e lubrificação desses equipamentos se tornou uma maneira de poupar gastos e conseguir uma maior produtividade industrial.

E é exatamente por esse motivo que ler este artigo pode ser o que vai mudar, para melhor, o seu modo de lubrificar cabos de aços e aumentar a produtividade de sua empresa.

Confira!

Cabo de Aço
Cabo de Aço

Por que lubrificar os cabos de aço?

A lubrificação é uma importante etapa na vida de um cabo de aço, pois é o principal fator que garante sua eficiência e sua vida útil.

O lubrificante, quando aplicado da forma correta, é a ferramenta que protege o cabo de aço contra o atrito, evitando corrosão, infiltração de água e a danificação das pernas e arames do cabo.

Você sabia que o lubrificante é utilizado durante a fabricação dos cabos de aço?

Sim! Isso é feito para evitar que, quando armazenado em estoque, o cabo fique protegido. Porém, esse lubrificante deixa de ser eficiente com o tempo, ficando velho e sem muita utilidade.

Por isso a re-lubrificação periódica, e também durante a aplicação do cabo, é tão importante!

O que acontece com cabos de aço não lubrificados?

A diminuição da vida útil do equipamento é um resultado geral de peças que não são bem lubrificadas.

Mas, as consequências da não lubrificação dos cabos de aço são várias.

Dentre elas, existem algumas que normalmente ocorrem com mais frequência. Elas são:

  • Diminuição da área metálica
  • Diminuição da capacidade de carga
  • Desgaste por atrito
  • Oxidação Arames frágeis e quebradiços
  • Corrosão.

Como Preservar os Cabos de Aço?

O melhor método para manter a preservação dos cabos de aço é realizar manutenções periodicamente, ou seja, sempre que for preciso.

Isso não pode ser negligenciado!

Porém, existem outras atividades que não devem ser ignoradas ou esquecidas durante este processo, tipo:

  • Impedir a umidade sobre os cabos de aço: os cabos de aço são compostos de metais, então a umidade não deve ser um fator presente em sua localização. Então, é necessário identificar se existem focos que podem gerar umidade.
  • Possuir um bom sistema de lubrificação: a lubrificação dos cabos podem ser feitas por gotejamento e também pela imersão completa da peça no óleo, então, investir em bons sistemas de lubrificação é uma etapa muito importante.
  • Limpeza dos cabos de aço: é essencial que os cabos passem por uma limpeza antes de serem lubrificados. Além de não poder conter o lubrificante antigo, também não deve possuir pequenas partículas metálicas que vão se acumulando com o tempo.

Você pode saber mais sobre a inspeção dos cabos de aço aqui! Uma checklist completa para você ficar por dentro do assunto!

Que tipo de lubrificante usar?

Recipiente com óleo lubrificante
Gotejador de óleo lubrificante

Uma das coisas mais importantes no processo de lubrificação do cabo de aço é a escolha correta do lubrificante.

Por isso, é necessário agir com cautela neste momento e escolher um óleo compatível com o produto industrial.

Então, para isso, elaboramos uma lista do que um lubrificante eficiente deve conter. Veja!

  • O lubrificante deve conter viscosidade moderada
  • Ele precisa proteger contra a corrosão e o desgaste
  • Deve ser quimicamente neutro
  • Deve possuir alta nível de aderência
  • E precisa se manter estável durante o funcionamento do equipamento.

Usar óleo queimado ou que já foi utilizado é um dos maiores erros da indústria, então, o melhor é sempre optar por lubrificantes específicos para aquele tipo de aplicação.

O óleo queimado não possui as características necessárias para lubrificação dos cabos de aço, como a alta aderência, além de ser um produto ácido, acelerando o processo de desgaste e corrosão.

Agora que sabe que tipo de lubrificante utilizar e também o que não deve ser utilizado, que tal saber qual é o tipo ideal para diferentes equipamentos?

Lubrificante ideal para cada tipo de equipamento

Os lubrificantes não são necessários apenas para os cabos de aço, mas para todo o equipamento.

Levando isso em consideração, existem lubrificantes específicos para cada tipo de aplicação, e as especificações para usá-los devem ser seguidas.

  • Graxa de base asfáltica, composto graxoso e graxa base bissulfeto de molibdênio: Ponte Rolante, Grua, Laços, Guincho, Elevador de Obra.
  • Óleo mineral parafínico: elevador de passageiros.
  • Graxa base de cálcio: Cabo para Pesca, Balancim, Teleférico.
  • Graxa base de bissulfeto de molibdênio: Guindaste.
Imagem de um teleférico
Cabo de aço utilizado em um teleférico

Como fazer a aplicação do lubrificante?

A re-lubrificação do cabo de aço, como já foi dito, deve ocorrer sempre depois da limpeza do mesmo, para evitar que haja sujeira e a presença do antigo lubrificante.

Esse processo deve ser realizado com a utilização de uma escova de aço!Já a aplicação do lubrificante pode ser feita de maneiras distintas, e algumas vão além do gotejamento e da imersão. Os cabos de aço podem ser limpos:

  • Com um pincel ou escova de aço
  • Com estopa
  • Através do gotejamento
  • Através da pulverização.

O Lubrificante Certo Faz A Diferença

Atualmente o melhor lubrificante para cabos de aço no mercado é o 601 Chesterton. Por mais de 30 anos ele vem sendo considerado como a melhor opção no ramo da lubrificação industrial, não somente para cabos de aço, mas também para correntes industriais.

O 601 Chesterton foi projetado para penetrar completamente em todos os espaços estreitos entre os cabos e buchas de transmissão e mantê-los lubrificados por um longo período de tempo.

Ele também possui uma série de aditivos que incrementam a capacidade dos cabos de suportar pressão extrema e detergentes que impedem o acúmulo de sujeiras tanto interna quanto externamente.

Em combinação com o 715 Spraflex Gold, outro lubrificante especialmente projetado para cabos de aço, forma o “Sistema 1-2” da Chesterton, que visa protejer completamente os sistemas de cabos de aço e correntes de transmissão, com resultados altamente aprovados pela indústria.

Ele é o lubrificante de escolha em todos os trabalhos realizados pela ServiLub, distribuidor oficial da Chesterton. Aqui, além de encontrar uma grande variedade de produtos de altíssima qualidade, você escontra os melhores profissionais do mercado de montagem e manutenção indutrial.

Entre em contato agora mesmo através do telefone (27) 3256-1025 ou do email comercial@servilub.com.br para adquirir o 601 Chesterton e o 715 Spraflex Gold ou para mais informações sobre nossos serviços.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.