Sabia que lubrificar o rolamento blindado é essencial para aumentar o seu tempo de vida útil?
Sim! Na verdade, a lubrificação é uma tarefa muito importante para o bom funcionamento de diversas máquinas, principalmente os motores industriais, que são compostos por rolamentos e outros componentes.
A principal diferença entre o rolamento blindado e outros tipos de rolamento é o fato dele ser protegido pela blindagem. Mas isso você ainda vai entender melhor, se continuar a ler este post.
Então, vamos lá?

O que é um Rolamento Blindado?
Os rolamentos blindados são peças que trabalham em temperaturas entre -30 e 110°C.
Recebem esse nome porque seus componentes rolantes são protegidos por uma camada metálica que pode estar presente em um ou ambos os lados.
O uso desses rolamentos é indicado em alguns casos, como por exemplo:
- Em aplicações que possuem contaminantes pesados, como alguns fragmentos de rochas metais, o que seria prejudicial para um rolamento comum
- Em ambientes que seja necessário uma operação em alta velocidade.
É preciso lubrificar um rolamento blindado?
Sim! Porém, depende do tipo de blindagem do rolamento.
Caso seja um rolamento ZZ, a lubrificação não é necessária, visto que esse tipo de peça possui lubrificação de fábrica, feita para durar e ser eficiente durante toda a sua vida útil.
Mas, por quê? Vamos responder!
O processo de remoção da proteção do rolamento é muito delicado, sendo necessário o uso de ferramentas específicas, caso contrário, torna-se muito fácil danificar o instrumento.
Então, a lubrificação de fábrica é essencial para que essas peças não necessitem deste tipo de manutenção.
Mas, caso o rolamento seja do tipo Z, a lubrificação se torna necessária, já que, por obter apenas um de seus lados desprotegidos, o lubrificante acaba vazando com o tempo, além de ser possível fazer a lubrificação pelo lado sem blindagem.
Importância de Lubrificar Rolamento Blindado

A manutenção de uma máquina é uma parte indispensável durante seu tempo de uso.
A lubrificação, uma das partes da fase de manutenção, sem dúvida é uma das etapas mais importantes de todo este processo.
Lubrificar qualquer peça, inclusive os rolamentos blindados, se tornou uma tarefa essencial para a vida útil da mesma, garantindo eficiência, confiabilidade e muito tempo de uso.
Essa etapa evita o contato direto entre os corpos rolantes, prevenindo, assim, o desgaste e a corrosão das peças.
Por isso, a escolha certa do lubrificante e a correta lubrificação são tão importantes.
E para situações como essas, nada melhor do que já ter em mente tudo o que fazer, ou seja, possuir um programa de lubrificação. Saiba mais sobre o assunto!
Que tipo de lubrificante escolher?
Existe uma imensa variedade de lubrificantes no mercado, e muitos variam em sua composição e funcionalidade.
É exatamente por esse motivo que um fabricante de rolamentos não é o responsável por garantir a performance do tipo de graxa escolhido pelo cliente.
Dessa forma, essa responsabilidade passa para quem usa o rolamento, já que é ele quem precisa determinar quais são as necessidades da peça e o que seu uso exige.
Existem dois tipos mais usados de lubrificante para rolamentos blindados, eles são: a graxa e o óleo. Em alguns casos, mais raros, deve ser usado o lubrificante sólido.
Os rolamentos axiais, por exemplo, devem ser lubrificados com óleo, levando em consideração a sua estrutura. Porém, em velocidades mais baixas o mais indicado é utilizar a graxa.
Lubrificar Rolamento Blindado com Graxa
Quando as aplicações estão em condições normais de uso, a maioria delas pode ser lubrificada com graxa.
A utilização da graxa possui algumas vantagens em relação ao uso de óleo, como por exemplo o fato dela não se espalhar tão facilmente, o que a torna mais fácil de ser retida.
Além disso, a graxa é bem mais eficaz na vedação contra os contaminantes, a umidade e a água.
Porém, o cuidado nunca é demais, então deve-se adicionar a quantidade necessária de graxa, nada além disso, já que o excesso dela pode causar um aumento de temperatura, sobretudo naquelas aplicações de altas velocidades.
Lubrificar Rolamento Blindado com Óleo
O óleo é mais indicado para aqueles rolamentos que trabalham em maiores condições de temperatura e velocidade, quando estas não são compatíveis com a graxa. Partindo desse ponto, a melhor forma de se lubrificar um rolamento blindado é com o banho de óleo, pois, dessa forma, o óleo é distribuído perfeitamente pelos componentes rolantes do rolamento.
Depois de fazer sua trajetória pelo rolamento, o lubrificante deve ser filtrado, para que não haja pequenas partículas em seu meio, e resfriado antes de voltar a ser usado.

Principais erros na hora da lubrificação de um rolamento
Você sabe quais são os principais erros cometidos na hora da lubrificação e manutenção dos rolamentos? Sabe qual é a melhor forma de evitá-los?
É o que você vai descobrir agora
1. Excesso de lubrificante
O excesso de lubrificante é um grande problema que ocorre na hora de fazer a manutenção dos rolamentos.
Lubrificar demasiadamente pode fazer com que a peça se mova e saia do lugar, levando à ocorrência de muitas falhas no funcionamento das máquinas.
Os rolamentos possuem um limite mínimo e máximo de aplicação do lubrificante, por isso, cabe ao profissional responsável pela manutenção analisar esses pontos e dosar a quantidade de produto a ser aplicado.
2. Mistura de lubrificantes
Misturar os lubrificantes é outro erro que acontece com bastante frequência.
A mistura indevida desses produtos pode acabar alterando suas propriedades e retardar a eficiência de cada um deles.
É essencial não fazer a reposição de lubrificante utilizando um produto diferente do antigo. Mas, caso tenha que acontecer, o adequado é que o rolamento esteja relativamente limpo e livre do lubrificante anterior.
Isso, caso a mistura não seja compatível.
3. Escolha de um lubrificante inadequado
Um lubrificante errado também pode gerar diversos problemas na máquina. Isso só mostra o quanto o processo de lubrificação é delicado e requer ações precisas.
Isso acontece porque um rolamento é feito para trabalhar com um determinado tipo de lubrificante, que possui características químicas específicas para atuar junto a ele.
Dessa forma, o que se pode fazer é descobrir que tipo de lubrificante é ideal para o rolamento, para assim evitar possíveis transtornos e manter a saúde do equipamento.
4. Escassez de lubrificante
Assim como o excesso do lubrificante, a falta dele também pode causar problemas variados, porém, esse é o erro mais facilmente identificado, pois o equipamento dá sinais claros de mau funcionamento, como: sobreaquecimento e muito ruído.
Então, é possível concluir que a quantidade de lubrificante deve ser sempre moderada, e que esses detalhes devem ser monitorados periodicamente.
5. Contaminação do lubrificante
A contaminação do óleo lubrificante é um dos problemas que mais podem gerar falhas.
Além disso, um lubrificante contaminado pode se tornar mais difícil de ser removido, e sua limpeza pode gerar altos gastos.
Os principais contaminantes são as partículas geradas pelo desgaste dos materiais, além de poeira e sujeira do ambiente, por isso uma boa limpeza antes da aplicação do lubrificante é sempre uma boa ideia.
Você pode optar por evitar todo esse stress, procurando o apoio de profissionais especializados na manutenção de rolamentos blindados e outros serviços industriais.
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