Mancal industrial: o que é, funções e principais modelos

o que é mancal industrial e principais características

Conhecer as principais peças do maquinário industrial é uma forma de entender o seu funcionamento, e também, contribuir para uma escolha mais assertiva dos principais componentes que mantêm o seu funcionamento correto. Uma das chaves fundamentais para o funcionamento dos elementos girantes de uma máquina é o mancal industrial. Sem ele, não seria possível a melhor performance de uma máquina no meio industrial.

Pensando nisso, separamos para você as principais informações sobre esse componente, sua função e os principais tipos de mancais industriais usados na indústria. Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é um mancal industrial e qual é a sua função?

Um mancal industrial é um componente de máquina que serve como apoio fixo de transmissão mecânica em eixos e rolamentos, ou seja, em elementos girantes. Normalmente os mancais são feitos de aço ou ferro fundido, e são bipartidos, em sua base e tampa. Os principais tipos de mancais usados na indústria são o rotativo ou de rolamento e o de deslizamento ou de bucha.

De forma resumida, eles são essenciais para o funcionamento dos elementos girantes em maquinários, como os rolamentos e eixos, pois precisam de suporte de apoio para fazerem o movimento natural durante o seu funcionamento. São componentes essenciais em qualquer maquinário industrial, principalmente se um dos objetivos é ter mais eficiência na transmissão de potência. 

Então, o mancal industrial tem como principal função servir como apoio para os eixos e rolamentos girantes. Por essa razão, estão sujeitos às forças de atrito envolvidas na rotação do eixo, que ocorre devido ao contato da superfície dessa peça com o mancal. Logo, ele dá apoio e suporta a carga enquanto a mesma está em contato com os elementos rolantes.

Quais são os principais tipos de mancais?

Os principais tipos de mancais industriais são os de deslizamento, ou de bucha e os mancais de rolamento, ou rotativos. Abaixo, confira um pouco mais sobre cada um deles e suas principais aplicações no meio industrial.

Mancais de deslizamento

Os mancais de deslizamento usam uma bucha fixada ao suporte e são usados em máquinas pesadas ou equipamentos de baixa rotação para evitar o superaquecimento de componentes expostos ao atrito. Os principais tipos são o hidrodinâmico, o hidrostático e o aerostático.

O mancal hidrodinâmico é feito em material de altíssima resistência, com uma fina camada de óleo lubrificante entre a bucha e o eixo, evitando o atrito. É ideal para máquinas que funcionam em alta velocidade e levam cargas elevadas com frequência, suportando-as como uma fina camada de líquido. Logo, ele impede o contato direto entre as duas partes durante o funcionamento da máquina.

O mancal hidrostático, por sua vez, tem uma precisão extremamente alta, e é quase isento de desgaste. Sendo assim, é usado com frequência em máquinas que precisam de uma alta precisão no movimento de rotação, como máquinas de testes, medição ou máquinas ferramentas.

Por fim, o mancal aerostático é lubrificado com um filme de ar de espessura de 5 a 30 microns. Logo, suas superfícies são intercaladas com camadas de ar comprimido, que é fornecido ao componente por um ou mais bocais no mancal. 

Mancais de rolamento

Já os mancais de rolamento comportam os rolamentos de esferas, rolos e agulhas, e servem como apoio do eixo do maquinário. Assim, quando o eixo girar, os rolos e as esferas também irão, desempenhando seu papel corretamente. Os principais tipos são o mancal rígido de esferas, o de esferas de contato angular e o mancal de rolos cilíndricos.

O mancal de rolamentos de esferas é formado por um conjunto de esferas e alojamento. Já que é rígido, não permite o movimento de flexão ou desalinhamento do eixo da máquina. Suporta cargas axial e radial e também altas velocidades. Logo, é um dos mancais com maior número de aplicações de uso.

Já o mancal de rolamento de esferas de contato angular é usado em maquinários que demandam alta rotação e pouco ruído. São usados, também, para suportar cargas radiais e axiais combinadas, atuando de forma simultânea. São feitas com um ou duas carreiras de componentes.

Por fim, o mancal de rolamento de rolos cilíndricos permite que o eixo da máquina trabalhe em alta velocidade e suporta cargas elevadas, com impacto na direção radial. São encontrados pelos números de carreiras em rolo (uma, duas, ou quatro) ou de acordo com o tipo da gaiola (com, sem ou projetos especiais).

Mancal industrial: componente essencial para a performance das máquinas industriais

Existem componentes que exercem  papel fundamental para o bom funcionamento do maquinário industrial, e o mancal industrial é uma dessas peças. Sendo assim, vale a pena escolher com cuidado e verificar as principais indicações de cada um desses mancais!

Para isso, podemos contar com os serviços especializados de montagem e manutenção industrial  da ServiLub, empresa referência na área, e com mancais industriais específicos para cada tipo de aplicação.

Nós trabalhamos com profissionais qualificados e especializados em montagem industrial, e também, com os melhores modelos de mancais, com o intuito de cuidar da qualidade e desempenho dos maquinários, ao usar a essa solução, com os modelos corretos, você irá notar apenas melhora no desempenho e consumo industrial.

Nosso principal objetivo na ServiLub é otimizar o seu dinheiro e tempo, por meio de ações preventivas e preditivas, e também, mostrando as melhores peças para tornar o seu maquinário ainda mais potente. Somos a empresa certa para te ajudar!

Como frisamos anteriormente, uma grande parte dos problemas industriais ou interrupção da linha de produção são pela falta de manutenção profissionalizada ou pelo uso de modelos inadequados de mancais para as suas máquinas, fazendo com que o maquinário deixe de funcionar adequadamente. Se esses cuidados estiverem sempre em dia e forem feitos por especialistas, garantirá o bom funcionamento do maquinário industrial por muito mais tempo.

Para ter a garantia de entregar o melhor a sua indústria, entre em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. 

Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço e nossos produtos. Juntos, podemos traçar as melhores estratégias para a manutenção e cuidados com as suas máquinas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.