Métodos de lubrificação: quais são os principais e como funcionam

métodos de lubrificação

A lubrificação industrial é extremamente importante para o bom funcionamento das máquinas. Com ela, é possível que todas as funções de um maquinário sejam bem desempenhadas e que a sua vida útil seja preservada, seja protegendo as peças do atrito natural do seu funcionamento, ou até mesmo do superaquecimento no interior das máquinas. Mas, para isso, é importante saber, além de um pouco sobre a função dos lubrificantes, quais são os principais métodos de lubrificação, para que dessa forma, possa escolher o mais adequado para a sua indústria.

Pensando nisso, separamos os principais métodos de lubrificação para você conhecer, entender o funcionamento e quais são as suas principais aplicações? Então vem com a gente e confira mais informações ao longo do artigo!

Métodos de lubrificação

Atualmente, existem alguns métodos de lubrificação que mantêm o funcionamento e a vida útil das máquinas industriais. Os mais conhecidos são a lubrificação manual, usando uma pistola de lubrificação ou uma bomba manual, a lubrificação por banho de óleo e a lubrificação à óleo forçada, que é feita com o auxílio de uma bomba automática. Fora isso, há alguns outros métodos que iremos citar ao longo do texto. 

Mas, para obter uma lubrificação eficiente, é necessário não só escolher o melhor método de lubrificação, como também entender o seu funcionamento e aplicações. Para isso, é só continuar a leitura e conferir mais informações sobre os métodos de lubrificação. Vamos lá?

Lubrificação manual

Na lubrificação manual, o lubrificante é reabastecido periodicamente, alimentado por meio de uma peça chamada niple de lubrificação, que é fornecida no sistema linear, usando uma pistola específica de lubrificação. É ideal para sistemas com muitos locais a serem lubrificados e máquinas que precisam de maior atenção nesse quesito, pois nesse caso, é possível que se estabeleça um sistema de tubulação centralizado e se aplique o lubrificante periodicamente na máquina, usando um único ponto de uma bomba manual.

Então, de forma resumida, a lubrificação manual é indicada para máquinas que possuem muitos pontos a serem lubrificados. Às vezes, ao adotar um sistema de tubulação centralizado, o lubrificante não alcança todas as extremidades dos tubos, devido à viscosidade e a resistência no interior das tubulações, com isso, a lubrificação manual garante que você consiga oferecer a lubrificação que o seu maquinário exige.

Lubrificação à óleo forçada 

Na lubrificação à óleo forçada, é determinada uma quantidade de lubrificante para cada máquina, que é alimentada por força por um intervalo de tempo. Normalmente, neste caso, o lubrificante não é coletado após o uso. Ele utiliza uma bomba de lubrificação e apresenta dois métodos de uso, o sistema de perda e o sistema de circulação.

No sistema de perda, o óleo é bombeado e descarregado sobre as peças num sistema aberto. No segundo, ele cai de volta num reservatório e volta a circular pelo sistema, lubrificando todos os pontos da máquina.

Lubrificação por banho de óleo

Na lubrificação por banho de óleo, como o próprio nome diz, as peças a serem lubrificadas, tanto para manter o funcionamento de uma máquina como a sua vida útil, são imersas em um banho de óleo para realizar esse método. O óleo excedente lubrifica outras peças e o seu nível deve sempre ser monitorado e controlado a todo tempo. Além disso, o óleo também ajuda a resfriar as peças.

Lubrificação industrial por gravidade

Nesse caso, a lubrificação industrial por gravidade é feita de forma manual, utilizando almotolias, copo com agulha ou um copo com conta-gotas. Para os três métodos de lubrificação, o lubrificante cai sobre o componente pela ação da gravidade.

Lubrificação industrial por capilaridade

No método de lubrificação por capilaridade, a lubrificação é feita pela ação da capilaridade de estopas, almofadas ou pavios feitos com materiais fibrosos. Dessa forma, o óleo é depositado lentamente na peça lubrificada.

Lubrificação por salpico

Nesse método, o lubrificante contido num depósito ou cárter é borrifado por meio de uma ou mais peças. Na lubrificação por salpico, outros elementos são montados no eixo para aspergir o óleo lubrificante sobre as peças e no interior da máquina, como um colar com ranhuras, corrente, anel, etc. 

Métodos de lubrificação: escolha o mais adequado para a sua indústria e aproveite todos os benefícios

A lubrificação é essencial para o bom funcionamento das máquinas industriais e linhas de produção. Mas, para que ela seja realmente eficiente, é preciso escolher não só os melhores lubrificantes, como os métodos de lubrificação mais adequados para o seu objetivo. Com isso, é possível ter muito mais resultados e preservar a vida útil das suas máquinas.

Sendo assim, vale a pena escolher com cuidado o melhor método de lubrificação e verificar os principais benefícios em investir nesse cuidado com as máquinas industriais, que garante uma lubrificação muito mais eficiente em todos os cantos da máquina, seu desempenho, etc.

Para isso, conte com os serviços especializados de lubrificação da ServiLub, uma empresa referência na área, com profissionais capacitados para ajudar nessa inspeção tão importante para as suas máquinas industriais. 

Além disso, contamos com uma linha completa de acessórios para você, como as bombas de sistema de lubrificação centralizada, chaves de nível, controladores, terminais de ponta lisa, presilhas, válvulas de retenção, pulverizadores, etc.

Nós trabalhamos com profissionais qualificados e especializados nos principais métodos de lubrificação, com as melhores marcas de lubrificante, com o intuito de cuidar da qualidade e desempenho dos maquinários, ao usar a essa solução, com os modelos corretos, você irá notar apenas a melhora no desempenho e consumo industrial.

Nosso principal objetivo na ServiLub é otimizar o seu dinheiro e tempo, por meio de ações preventivas e preditivas, e também, mostrando os melhores sistemas oferecendo o melhor da análise de lubrificantes para tornar o seu maquinário ainda mais potente. Somos a empresa certa para te ajudar!

Como frisamos anteriormente, uma grande parte dos problemas industriais ou interrupção da linha de produção são pela falta de manutenção profissional ou por uma lubrificação ineficiente, fazendo com que o maquinário deixe de funcionar adequadamente. Se esses cuidados estiverem sempre em dia e forem feitos por especialistas, garantirá o bom funcionamento do equipamento industrial por muito mais tempo.

Para ter a garantia de entregar o melhor a sua indústria, entre em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. 

Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço e nossos produtos. Juntos, podemos traçar as melhores estratégias para a manutenção e cuidados com as suas máquinas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress
Seu carrinho