O que é acoplamento: Tipos e Funções

O que é acoplamento - Confira nossas dicas

O bom funcionamento de uma linha de produção e da indústria como um todo depende de diversos fatores. Um deles é escolher boas peças para os maquinários, manter a manutenção em dia e garantir que todos os elementos mais importantes estão sendo usados para que o dia a dia industrial prossiga normalmente.

Dessa forma, é importante saber o que é acoplamento, como esse elemento funciona e qual é a sua importância.

Com esses dados em mãos, será mais fácil encontrar o acoplamento ideal para cada situação, e também, entender o seu papel dentro de todo um processo de produção e no bem-estar industrial. Quer saber mais sobre esse elemento de conexão tão importante? Continue a leitura com a gente!

O que é acoplamento, do que são compostos e qual é a sua importância?

O acoplamento é um elemento que faz transmissão mecânica, que é responsável por compensar os desalinhamentos, aumentar a vida útil das máquinas acionadas, redutores e motores, e também, por reproduzir a vibração no meio mecânico.

Sem a presença do acoplamento, muitas operações não são possíveis, e diversos maquinários ficam sem conseguir atingir o seu desempenho máximo, ou ao menos o esperado. Dessa forma, usá-lo garante maior eficiência, produtividade e melhores resultados no meio industrial.

É um elemento muito importante no meio para o processo fabril, pois tem como principal função fazer a junção entre dois sistemas distintos. Logo, o acoplamento serve para promover a transmissão de torque mecânico de um acionamento. 

Os acoplamentos são, em geral, compostos por dois flanges, que são os discos onde os eixos são fixados), espaço onde o eixo é encaixado, também chamado de cubo e por elementos para fixar o elemento, como pinos, parafusos e outros, que fazem a ligação da estrutura com os flanges.

Quais são as vantagens do uso do acoplamento?

Como falamos no tópico anterior, o acoplamento exerce um papel de extrema importância na indústria. Com isso, entrega diversos benefícios que tornam possíveis resultados ainda melhores todos os dias. Alguns deles são, por exemplo:

  • Promovem o aumento da vida útil das máquinas acionadas, redutores e motoredutores;
  • Absorve choques mecânicos e térmicos;
  • Fazem a relação de transmissão entre as partes;
  • Unem os eixos dos maquinários;
  • Reduzem vibrações excessivas;
  • Transmitem movimentos e torques;
  • Compensam os desalinhamentos,
  • etc.

Quais são as principais aplicações do acoplamento na indústria?

Por serem importantes para diversos equipamentos, os acoplamentos são usados para diversos fins industriais. Confira alguns dos mais conhecidos e relevantes:

  • Elevadores de cargas;
  • Transportadores;
  • Extrusoras;
  • Compressores;
  • Agitadores;
  • Máquinas de embalagens,
  • etc.

Além disso, as áreas industriais que mais se beneficiam das vantagens do acoplamento são a siderurgia, a área de petróleo e gás, mineração, metalurgia e alimentícia. Essas áreas precisam de conexões entre os maquinários e processo de produção, pois dessa forma, comunicam setores diferentes e tornam o trabalho mais ágil.

Como escolher o melhor acoplamento para uso industrial?

Fazer uma escolha cuidadosa e bem embasada dos acoplamentos garante um resultado melhor e mais duradouro, além de manter a vida útil dos maquinários e reduzir os riscos de trabalho e produção. Para escolher um bom acoplamento para uso industrial, leve em consideração as duas seguintes questões, que são de extrema importância:

Analise com atenção as marcas, formas de fabricação e materiais do acoplamento

Ao começar a busca pelo acoplamento ideal para a sua indústria, não tenha medo de analisar de forma criteriosa os seus materiais, durabilidade e resistência. Se certificando de que material é feito, se é intercambiável ou de alguma marca de referência no mercado, ficará muito mais fácil saber se esse é o melhor elemento.

Se você preferir, conte com ajuda especializada de profissionais da área ou vendedores para explicarem quais são os melhores materiais, como escolhê-los e quais podem trazer os melhores resultados a sua indústria.

Busque informações sobre o fabricante e o suporte técnico

Não desejamos que nenhum problema aconteça na indústria, não é mesmo? Contudo, ao se deparar com alguma situação delicada ou de urgência com o maquinário ou acoplamento, o suporte técnico será a primeira opção a ser contratada. 

Por isso, é de extrema importância, antes mesmo da compra, saber como esse suporte funciona e como é o índice de reputação da marca e avaliações dos clientes. Caso seja necessário, leia diversos catálogos com os principais modelos, e também, conte com a ajuda de consultores de vendas que estejam habituados com os acoplamentos.

Acoplamentos: mais estabilidade e segurança para a indústria

Ao conhecer um pouco mais sobre a importância do acoplamento, seu uso industrial e dicas de como encontrar o melhor para você, está na hora de conhecer a empresa referência em montagem e manutenção industrial  a ServiLub!

Nós trabalhamos com profissionais qualificados e especializados em montagem industrial, com os melhores produtos para fazer a inspeção, montagem e manutenção na indústria, cuidando da qualidade e desempenho das máquinas, ao usares os acoplamentos para as suas funções.

Nosso principal objetivo na ServiLub é otimizar o seu dinheiro e tempo, por meio de ações preventivas e preditivas, evitando que as principais peças dos maquinários tenham a sua vida útil afetada antes do tempo. Por isso, frisamos a importância do uso do acoplamento e somos a empresa certa para te ajudar!

Uma grande parte dos problemas industriais ou interrupção da linha de produção são pela falta de manutenção profissionalizada ou a má escolha de acoplamentos, interrompendo a conexão entre os setores da indústria. Se esses cuidados estiverem sempre em dia e forem feitos por especialistas, garantirá o bom funcionamento das máquinas por muito mais tempo.

Para ter a garantia de entregar o melhor a sua indústria, entre em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. 

Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço e nossos produtos. Juntos, podemos traçar as melhores estratégias para a manutenção e cuidados com as suas máquinas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.