O que é Correia Transportadora: Tipos e Para Que Servem?

As linhas de produção de uma indústria precisam de diversos recursos para continuarem em pleno funcionamento. Dessa forma, o processo não sofre nenhuma interrupção e a logística dos produtos ou materiais não é afetada.

Contudo, para estar por dentro do que é mais importante para esse dinamismo, é importante saber o que é correia transportadora e qual é a sua importância no cenário industrial.

Ficou curioso(a) para saber mais sobre as correias transportadoras, quais são os principais tipos e as vantagens de usá-las? Continue com a gente no post!

O que é correia transportadora? Quais são os seus componentes?

As correias transportadoras são equipamentos de transporte ou movimentação de materiais a granel ou em altos volumes, por meio de uma correia contínua de tambores, roletes e outros componentes. Ela se desloca ao longo de uma formação desses componentes, e é indispensável na indústria atualmente, para manter o dinamismo da produção.

A composição das correias transportadoras se baseiam em dois ou mais tambores que movimentam os materiais na superfície e facilitam o transporte das cargas e outros componentes.

O primeiro deles é a cobertura superior feita em borracha, que tem a função de proteger o impacto dos produtos transportados sobre a estrutura da correia. A carcaça têxtil, outro componente importante, é o que dá resistência à correia, contra a tensão do excesso de carga. A borracha de ligação ajuda na adesão, acamamento dos materiais ou objetos transportados e traz mais estabilidade.

Por fim, há a cobertura inferior de borracha, que protege a carcaça e demais componentes da correia das ações do processo industrial, mantendo a sua função íntegra por mais tempo.

Para que servem as correias transportadoras?

o que é correia transportadora

As correias transportadoras têm como principal função transportar materiais de um lugar a outro com mais rapidez e dinamismo, facilitando o fluxo e o processo fabril. Podem ser usadas na horizontal, vertical ou inclinada, para usar melhor o espaço do local.

Além disso, as correias transportadoras trazem mais estabilidade aos mecanismos logísticos, e permitem o transporte de mais carga, com menos tensão e mais fluidez. Dessa forma, é possível transmitir menos tensão com a chegada da carga, pois essa tensão ou resistência pode acontecer durante o deslocamento, o que ocasiona acidentes, se não forem controladas.

Por fim, as correias transportadoras também ajudam a melhorar as condições de segurança e estabilidade de transporte, evitando perda de materiais por fracionamento e projeção, por exemplo. 

Antes da implementação das correias no processo fabril e industrial, todo o processo era afetado pela lentidão e muitas das vezes, problemas logísticos. Com a automação e a industrialização dos maquinários, foi possível revolucionar as linhas de produção e trazer maior dinamismo e um volume maior de cargas.

Quais são as vantagens da correia transportadora?

Ter uma correia transportadora no ambiente industrial apresenta diversas vantagens. Por exemplo:

  • Confiabilidade no seu processo de logística;
  • Mais segurança na operação e diminuição de acidentes de trabalho;
  • Um maior volume de material transportado em menos tempo, aumento o fluxo da sua linha de produção;
  • Aumenta a capacidade de carga;
  • Melhora o seu processo logístico e ajuda a organizar melhor as entregas de material;
  • Custo menor por volumes transportado;
  • Mais dinamismo na sua linha da de produção,
  • etc.

Quais são os tipos de correia transportadora?

Depois de conhecer um pouco mais sobre a correia transportadora, saber quais são as suas vantagens e qual é a sua composição, é importante conhecer quais são os tipos que encontramos hoje em dia no mercado. 

Atualmente, as correias são classificadas em diversos modelos, mas o que garante a sua utilidade no processo de transporte é a sua estrutura. Se a mesma foi feita de forma adequada e com materiais duráveis, com certeza atenderá as suas necessidades.

Alguns tipos de correia transportadora classificadas pela sua forma são, por exemplo:

  • Correias lisas;
  • Correias elevadoras;
  • Correias de cobertura;
  • Correias com taliscas;
  • Correias com bordas sanfonadas;
  • Correias com deslizantes, 
  • Etc.

Outros tipos de correia, baseados no seu modo de operação são, por exemplo:

  • Correias abauladas;
  • Correias em U;
  • Correias tubulares;
  • Correias planas;
  • Correias com perfil de centragem;
  • Correias circulares;
  • Etc.

Quais são os principais usos das correias transportadoras?

Atualmente, as correias transportadoras são usadas principalmente para a mineração. Como esse processo exige um volume altíssimo de transporte de materiais, que na grande maioria das vezes são pesados, esse recurso é de grande importância para a linha de produção. É usado, também, na automação industrial em larga escala, para manter um fluxo contínuo de produção.

Sem esse recurso, a indústria em massa sentiria o baque da perda de desempenho e dinamismo na logística e linha de produção. Dessa forma, a correia transportadora se tornou um item essencial para as indústrias, e por isso, merece uma atenção especial nas manutenções e cuidados.

Correia transportadora: mais praticidade e desempenho na indústria

Depois de entender um pouco mais sobre as correias transportadoras, que tal conhecer a empresa referência em montagem e manutenção industrial

A ServiLub trabalha com profissionais qualificados e os melhores produtos para fazer a inspeção, montagem e manutenção na indústria, cuidando da qualidade e desempenho das correias transportadoras.

Nosso principal objetivo é otimizar o seu dinheiro e tempo, por meio de ações preventivas e preditivas, evitando que as principais peças dos maquinários e da correia transportadora tenham a sua vida útil afetada antes do tempo.

Uma grande parte dos problemas industriais ou interrupção da linha de produção são pela falta de manutenção profissionalizada. Se esses cuidados estiverem sempre em dia e forem feitos por especialistas, garantirá o bom funcionamento das máquinas e correias transportador por muito mais tempo.

Para ter a garantia de entregar o melhor a sua indústria, entre em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. 

Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço e nossos produtos. Juntos, podemos traçar as melhores estratégias para a manutenção e cuidados com as suas correias transportadoras.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.