O que é esteira transportadora: tipos e pra que servem

Para manter o fluxo da indústria em pleno funcionamento, é de extrema importância contar com tecnologias que otimizem todos os processos, não é mesmo? Dessa forma, assim que as principais ferramentas foram introduzidas no mundo industrial, já conseguimos notar uma grande diferença entre a agilidade, tempo e outros fatores que contribuem para a melhor performance do maquinário e da indústria em si. Um desses recursos é a esteira transportadora.

O que é a esteira transportadora?

A esteira transportadora é a junção de duas ou mais polias que se movimentam em uma superfície estável, onde determinados objetos e materiais são transportados. Bem como aquelas esteiras onde colocamos nossas malas no aeroporto.

Muito útil em diversos nichos e em qualquer área industrial, é um elemento fundamental para que todos os movimentos da fábrica e produção de conteúdo, transporte de insumos ocorram da forma correta e no menor tempo possível.

Contudo, nos enganamos ao achar que as esteiras transportadoras são recentes. Na verdade, este recurso é empregado nas indústrias e empresas de vários nichos há muitos anos. A chegada da esteira foi, sem sombra de dúvidas, um grande avanço para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e para a melhora do processo fabril, diminuindo custos, tempo, mão de obra e melhorando a logística.

De certa forma, as esteiras transportadoras facilitam a rotina dos colaboradores e dão maior precisão e dinamismo a todas as tarefas, além de evitar problemas de percurso, acidentes de trabalho, etc.

Atualmente, centenas de nichos industriais usam esse recurso para melhorar a sua rotina de trabalho, como as autopeças, indústrias de refrigerantes e envasamento de água, alimentícia, construção civil, farmacêutica, higiene e consumo, eletrônicos, automobilística, mineração, etc.

Como funcionam as esteiras transportadoras?

saiba o que é esteira transportadora e tudo sobre o assunto

Para manter o seu funcionamento corretamente e desempenhar o seu papel, as esteiras industriais contam com sistemas móveis que ajudam a sua estrutura a mudar de direção determinado objeto, material ou insumo, ou também, de fazer o seu reposicionamento, se for necessário. O funcionamento, contudo, depende do modelo de esteira transportador, que vai dos mais básicos aos mais refinados.

 Os mais básicos funcionam com uma série de cilindros de metal que ficam dispostos entre as molduras da esteira, permitindo a rotação dos mesmos, o que faz o movimento acontecer. Já os modelos mais modernos são as esteiras automatizadas, em curva, motorizadas, etc.

Quais são os principais tipos de esteiras transportadoras?

Cada esteira transportadora é feita de acordo com as necessidades de cada indústria, e essa é uma das características que fazem deste recurso ser tão importante. A esteira pode ser feita com mantas, roletes, ser reta ou curva, motorizada ou não; enfim, com vários detalhes que mudam de acordo com a demanda de cada empresa. Levando essas informações em consideração, os principais tipos de esteiras transportadoras são:

Esteiras transportadoras curvas

Essa esteira tem como principal característica o dinamismo, melhorando o desempenho das linhas de produção de forma significativa. O sistema em curva facilita o transporte de materiais, objetos e insumos em diferentes ambientes, logo, dessa forma, haverá menos restrição de trabalho e velocidade para usufruir de sua indústria. Normalmente, essas esteiras são construídas com roletes ou mantas, dependendo da necessidade da empresa, em questão de peso da carga transportada e volume.

Esteira de roletes livres

O modelo mais prático e simples das esteiras transportadoras disponíveis hoje em dia, é a mais utilizada em transporte de insumos, nos mais diversos nichos de indústria atualmente. É composta por rolos cilíndricos dispostos em formas paralelas para em um suporte para sustentação reforçado, que realizam a movimentação dos materiais apoiados sobre ele, e gira em torno do seu próprio eixo. O seu acionamento é mecânico, ou seja, é feito por meio do rolamento dos materiais, que é uma condução manual ou gravitacional, caso as esteiras sejam de gravidade. 

O revestimento dos roletes, por sua vez, será variado e dependerá da sensibilidade do material a ser transportado, e são feitos para usar de forma vertical, podendo ser inclinado e com guias laterais ajustáveis. Ademais, as esteiras de rolete livre podem ser retas ou curvas, assim como outros modelos. A escolha deve ser de acordo com as necessidades da empresa.

Esteiras motorizadas

As esteiras motorizadas são divididas em: esteira com motor, esteiras com rollerdrive e esteiras com roletes acionados.

As esteiras com motor trazem uma movimentação mais rápida e ágil para a sua linha de produção, e também, entre postos de trabalho e os deslocamentos em curtas e médias distâncias. Podem ser utilizados, também, para facilitar as atividades da indústria, como inspeção, seleção, pesagem, preparação de lotes para expedição e muito mais, servindo como um auxiliar de logística e controle da qualidade.

Já as esteiras com rollerdrive (rolete motorizado) facilitam a criação de setores, evitando problemas de acúmulo de carga e sendo a melhor opção para a economia de energia. Por fim, as esteiras com roletes acionados podem ser retas ou curvas, e funcionam em sentidos opostos, para fazer transportes horizontais com maior precisão e segurança.

Conclusão

A ServiLub é especializada em manutenção industrial de todos os tipos, e a inspeção e reparo de esteiras transportadoras é uma de nossas especialidades.

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais vem da falta de cuidados com a manutenção em geral e também falta de inspeção adequada. Dessa forma, mantendo a manutenção em dia e se certificando de que as esteiras estão nas condições ideais de funcionamento, evitamos panes ou problemas maiores, como a parada forçada das operações da fábrica, por exemplo.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com as esteiras transportadoras, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção e cuidados com as suas esteiras transportadoras industriais.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.