O que é a lubrificação centralizada e como ela pode aumentar a vida útil do seu maquinário?

lubrificação centralizada - o que é e benefícios

Ao trabalharmos com a indústria e máquinas, precisamos manter as manutenções e qualquer cuidado necessário para que o maquinário funcione da melhor maneira, não é mesmo? Por isso, atualmente podemos contar com o sistema de lubrificação centralizada. Um sistema que diminuiu de forma significativa as paradas do maquinário.

Resumidamente, esse sistema facilita o trabalho de todos no local. Além do mais, facilita também a manutenção preventiva e esporádica dos equipamentos industriais, otimizando o uso dos lubrificantes, e evitando desperdícios.

Esse é um sistema que oferece diversas vantagens a quem usa. Contudo, ainda há muita resistência no meio industrial quanto à lubrificação centralizada. E isso se deve pelo senso comum de achar que o investimento em sistemas ou prevenção seja mais caro ou pelo pouco conhecimento que se tem acerca das máquinas usadas.

Quer saber mais sobre esse sistema e os seus benefícios? Fique por aqui, vamos te explicar tudo!

Afinal de contas, o que é lubrificação centralizada?

Em suma, a lubrificação centralizada, conhecida também como automática, nada mais é do que um sistema composto por bomba e distribuidores. 

Nesse modelo, o lubrificante é dosado de forma exata e bombeado progressivamente no maquinário. Isso evita com que a lubrificação seja em excesso, trazendo desperdício, ou insuficiente, causando problemas e falhas nas máquinas.

Para quem se pergunta se não é possível verificar as quantidades de óleo usado, mesmo que seja automático, não se preocupe! É possível definir de forma prévia a quantidade de lubrificante e depois monitorar de perto o uso.

Por que é interessante investir em lubrificação centralizada?

saiba porque investir em lubrificação centralizada

Com a modernização das máquinas de hoje em dia e com a existência de muitos pontos de difícil acesso nos maquinários, é interessante investir em lubrificação centralizada para manter a máquina em seu perfeito funcionamento, com lubrificação em todas as peças necessárias.

Se você está em dúvida sobre quais peças precisam de lubrificação e quais são os pontos que merecem atenção nesse quesito, preparamos um artigo especial para você, sobre pontos de lubrificação: o que são e como identificá-los.

Ainda, falando de uma das grandes vantagens em investir na lubrificação centralizada, com o uso desse sistema o tempo usado por cada funcionário será otimizado. E, assim, poderá ser distribuído no cuidado de outros setores das máquinas, ou ainda, na verificação do seu desempenho.

Outro ponto que torna a lubrificação centralizada um ótimo investimento é a diminuição de riscos de acidentes. E o motivo disso é que a máquina que está com a sua manutenção em dia e boa lubrificação nas peças, apresenta um desempenho superior. E ainda, diminui a necessidade de intervenção humana, logo, diminui riscos de problemas.

Quais são os tipos de lubrificação centralizada?

Existem 3 tipos de lubrificação centralizada para você conhecer e escolher entre si:

Lubrificação de linha dupla: Esse sistema é composto por duas linhas principais, uma em que acontece o retorno dos dosadores e outra para acionar a lubrificação. Sendo assim, a válvula responsável pela operação pressuriza a linha responsável pelo acionamento e depois a lubrificação acontece. Nesse sistema, não há a necessidade de usar gaxetas ou outras peças que se desgastam com o tempo.

O sistema de linha dupla pode ser automático ou manual, como você preferir. No sistema manual, os controladores eletrônicos são usados para programar a frequência dos períodos de lubrificação.

Lubrificação de linha simples: Esse sistema é usado, geralmente, em máquinas de pequeno ou médio porte e conta com bombas elétricas, manuais ou pneumáticas. Quando a bomba começa a trabalhar, ele desloca o lubrificante por todo o maquinário e pressuriza a linha de alimentação.

Lubrificação de sistema progressivo: O sistema progressivo é uma bomba que se une a quantidade de dosadores de cada maquinário, que é diferente em cada máquina. 

Nesse caso, é um sistema modular que se forma por seções superpostas, e cada dosador conta com pequenos orifícios por onde o lubrificante é dispensado.

Quais são os benefícios da lubrificação centralizada?

A lubrificação centralizada tem diversos benefícios para o maquinária e operação do trabalho industrial, como por exemplo:

  • Funcionamento ininterrupto do maquinário: A lubrificação centralizada permite que os equipamentos funcionem com toda a sua capacidade, ou ainda, elimina a necessidade de fazer paradas no trabalho para lubrificar a máquina;
  • Diminui os custos de manutenção: Como a lubrificação centralizada automatiza todos os processos de lubrificação, o consumo de óleo é otimizado ao máximo e é usado nos níveis ideais. Assim, evitamos desperdício ou excessos.
  • Reduz a porcentagem de riscos de acidentes: Como a automatização diminui o número de pessoas envolvidas nos cuidados com o maquinário, os riscos de acidentes são menores.

Existem condições necessárias para implementar a lubrificação centralizada? E quais cuidados devo tomar?

Na realidade, não há regras ou instruções para implementar a lubrificação centralizada em maquinários. Contudo, sua indicação de uso quase sempre é para as máquinas que precisam funcionar sem pausas, que atrasam o resultado do seu trabalho. 

Na implementação deste sistema, apesar de diminuir de forma significativa o trabalho manual de lubrificação das máquinas, não é uma razão para dispensar o time de manutenção do maquinário.

A verificação manual e cuidados diários continuam necessários para a segurança e bom funcionamento das máquinas, e além disso, os funcionários podem receber especializações para lidar e monitorar a lubrificação centralizada.

Assim, um dos maiores cuidados a se tomar com esse novo sistema é certificar-se sempre de que o reservatório de graxa ou óleo estejam satisfatórios, e além disso, que o reservatório esteja sempre limpo para evitar a contaminação do lubrificante, que neste caso, deve ser descartado.

A ServiLub distribui e instala os sistemas de lubrificação centralizada SKF em todo o Brasil, logo, se você deseja otimizar o uso do seu maquinário e garantir a lubrificação das peças sempre em dia, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br.

Estamos esperando o seu contato, iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a lubrificação centralizada SKF para que juntos façamos a melhor escolha para a vida útil e desempenho das suas máquinas! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.