Descubra o que é a manutenção corretiva e a sua importância de mantê-la em dia na indústria

o que é manutenção corretiva e os seus benefícios

Uma das ações mais importantes no meio industrial, sem sombra de dúvidas, é a manutenção. Dessa forma, se faz extremamente importante saber o que é manutenção corretiva, uma das modalidades mais importantes para o maquinário, que é acionada após a falha já ter acontecido. Ou seja, não há mais como evitar, e sim reparar o dano,

A manutenção corretiva é, ao contrário da manutenção preditiva, que é uma modalidade de cuidado com o maquinário e peças que ajuda não só a prevenir problemas maiores, mas também a otimizar os gastos da empresa e reduzir o custo com itens desnecessários, um serviço de emergência para restabelecer o funcionamento do seu maquinário.

Quer conhecer mais sobre a manutenção corretiva, suas vantagens e suas diferenças para as outras manutenções? Continue com a gente!

O que é a manutenção corretiva?

A manutenção corretiva é um tipo de manutenção feita com o objetivo de recuperar as funções e características originais de uma peça ou equipamentos. Essa modalidade de manutenção é feita quando um problema já aconteceu. Ou seja, não há como evitá-lo e sim como trabalhar para a recuperação do equipamento.

Explicando de acordo com a Norma NBR-5462, a manutenção corretiva tem como principal conceito ser uma manutenção feita após uma pane ou falha, com objetivo de logo no acontecimento realocar o item e corrigir o seu funcionamento. Apesar de ser uma manutenção mais cara e que toma mais tempo, é essencial no dia a dia da empresa. 

Apesar de ser comum no dia a dia da indústria, a manutenção corretiva deve ser feita, se possível, assim que a falha ou pane acontecer. Se não for feita dessa forma, pode trazer muitos prejuízos à indústria, e assim que for feita, colocará o funcionamento das máquinas e equipamentos em sua eficiência máxima.

Essa modalidade também ajuda a diminuir o custo de manutenção como um todo, pois ajuda a restaurar as condições originais das peças.

Quais são as vantagens de manutenção corretiva?

o que é manutenção corretiva - saiba tudo sobre o assunto

Um dado interessante sobre a manutenção corretiva é que esta modalidade foi a primeira ofertada nas indústrias. Como naquela época não havia monitoramento de ativos, tecnologia wi-fi e ou até mesmo a própria internet, o único jeito de encontrar as falhas era quando de fato aconteciam.

Logo, com o avanço da tecnologia, foram aparecendo modos de contornar essa situação e com isso, cuidar mais de perto do maquinário e suas peças. Ao pensarmos na manutenção corretiva, algumas vantagens vem à tona, como por exemplo:

  • Melhor utilização de equipamentos e das máquinas da indústria, logo após a correção das falhas e panes;
  • Reduz o gasto com peças novas e equipamentos, caso seja possível reutilizar peças de outros maquinários;
  • Maior disponibilidade da planta da fábrica;
  • Traz mais segurança em relação à máquina, que oferece seus serviços de forma mais confiável;
  • Mais segurança para os colaboradores e envolvidos com os processos da fábrica;
  • Dá acesso a informações de extrema importância sobre o maquinário, como o período de validade e a hora de substituição de determinada peça,
  • etc.

Quais são alguns exemplos de manutenção corretiva, na prática?

Falar sobre o conceito de manutenção corretiva pode tornar a compreensão muito subjetiva. Por isso, é de extrema importância ver exemplos na prática de como essa modalidade funciona.

Alguns exemplos da manutenção corretiva na prática são, por exemplo:

  • Reparo de emergência: São considerados reparos de emergência os de um elevador, que precisa estar sempre em ordem para não colocar a vida das pessoas em risco, ou ainda, deixá-los presos no interior; ou ainda, outros reparos urgentes;
  • Reparação em geral: Coisas que estão quebradas, apresentando falhas repetitivas, panes. Um exemplo é consertar um sistema que está danificado, substituir um módulo quebrado de uma máquina;
  • Falhas gerais de serviço: Essa manutenção é focada na restauração de serviços inativos. Um exemplo é restaurar o funcionamento de uma plataforma que está em desuso,
  • etc.

Viu só como fica muito mais fácil entendê-la na prática? Pode ser que essas ações estejam faltando na sua indústria e você não faça ideia!

Qual é a diferença entre a manutenção preventiva e manutenção corretiva?

Muitas pessoas confundem a nomenclatura das manutenções, e por isso, não sabem a diferença entre cada uma delas. De forma geral, as mais comuns são a manutenção corretiva, preventiva e preditiva. 

Logo, podemos dizer que a grande diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção corretiva está, principalmente, no objetivo de cada ação.

Enquanto a manutenção preventiva é feita antes do problema acontecer, a manutenção corretiva é feita quando quando a falha ou pane já aconteceu. Então, a grande diferença entre as duas é o momento de ação.

Qual é a diferença entre a manutenção preditiva e corretiva?

Além disso, é comum confundir, também, os conceitos de manutenção preditiva e corretiva, e com isso, não entender a fundo o seu conceito.

Podemos afirmar que a grande diferença entre as duas manutenção é que, enquanto a manutenção corretiva atua nas falhas que já ocorrem, para isso restaurar o funcionamento das máquinas, a manutenção preditiva é baseada nas condições dos equipamentos, ou seja, faz a inspeção dos equipamentos e seus ativos, de acordo com testes.

Quando sei que está na hora de fazer a manutenção corretiva?

A hora certa de fazer a manutenção corretiva é assim que o problema ou falha acontecem em seu maquinário, para evitar problemas posteriores. Por isso, é de extrema importância ter uma equipe para essas urgências dentro da indústria.

Conclusão

A ServiLub trabalha com manutenção industrial, pensando sempre em melhorar o desempenho da sua indústria e aproveitar ao máximo o seu maquinário. Com o desenvolvimento e revisão de planos de inspeções e análises de falhas para propor adequações à fábrica, a manutenção industrial é ideal para quem quer estar sempre à frente dos problemas que podem acometer as máquinas.

A ServiLub trabalha com a manutenção industrial em todo o Brasil, logo, se você deseja otimizar o uso do seu maquinário e garantir o desempenho e vida útil de suas peças sempre em dia, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br.

Estamos esperando o seu contato, iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a manutenção industrial para que juntos façamos a melhor escolha para a vida útil e desempenho das suas máquinas! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.