Para que serve os rolamentos: saiba mais sobre a sua importância na indústria

descubra agora para que serve os rolamentos

Para que o maquinário industrial e a linha de produção se mantenham em constante funcionamento, é de extrema importância manter a manutenção e os componentes mais importantes em dia. Dessa forma, não somos pegos de surpresa com problemas ou falhas. Assim, se faz de extrema importância saber um pouco mais sobre os componentes importantes das máquinas, como os rolamentos. Mas, afinal de contas, para que serve os rolamentos?

Para saber mais sobre esse componente tão importante das máquinas e estar precavido contra problemas e mal funcionamento, separamos os principais conceitos sobre rolamentos, confira:

Para que serve os rolamentos?

Se você está se perguntando para que serve os rolamentos, a gente te conta. Confira a seguir.

A principal função dos rolamentos é reduzir de forma significativa o atrito entre todas as partes móveis do maquinário. Dessa forma, o instrumento ajuda a transmitir uma ação de rotação para o eixo da máquina e os seus outros componentes. Como os rolamentos consistem, basicamente, em anéis internos, um anel externo e vários corpos rolantes, suportam cargas axiais e radiais de forma a ponto de melhorar a performance da máquina. 

Sendo assim, os rolamentos se aplicam em diversas áreas, como os rolamentos de uso automotivo; no alternador, na roda, caixa de direção, rolamento de embreagem; rolamentos de uso industrial, nas máquinas, ferramentas e motores e rolamentos de uso esportivo; como nos skates

O que são os rolamentos?

Para que serve os rolamentos - veja tudo sobre o assunto aqui

Os rolamentos são peças fundamentais no maquinário industrial, pois apoiam movimentos de maior expressão em ambientes mais agressivos, como as indústrias de mineração, alimentícias ou qualquer indústria que requer maquinário próprio para lidar com alta performance e bom desempenho com a força. Os rolamentos são peças que aguentam cargas elevadas, ambientes corrosivos e umidade, condições que outras peças nem sempre conseguem lidar.

Com a principal função de suportar e carregar cargas. Logo, dão o sustento necessário para a segurança do desempenho da máquina. Dessa forma, os rolamentos ajudam a apoiar e tornar mais fácil a ação rotativa e um objeto, sem que a máquina faça esforço em excesso para a sua locomoção.

Encontramos os rolamentos nos mais diversos nichos e tipos de mercado, mas a sua aplicação na indústria é ainda mais expressiva. Pode ser usado em carros, redutores de velocidade, máquinas de barbear e muitos outros produtos. 

Geralmente, os rolamentos são formados por pistas, gaiolas, retentores, lubrificação e esferas. A parte mais importante para manter os rolamentos funcionando corretamente é a lubrificação, por a partir dela se evitam atritos, fricção e desgaste do equipamento, o que acarreta prejuízos na sua operação e na sua equipe.

Quais são os principais modelos de rolamento industrial que existem?

Hoje em dia existem diversos modelos de rolamento no mercado, usados nos mais diferentes nichos. Contudo, os principais são:

Rolamentos rígidos de esfera: Esses rolamentos são classificados a partir da quantidade de anéis, que podem ser rígidos de contato angular, axial ou esferas. São os modelos mais populares dentre os demais rolamentos usados no mercado, e encontramos nos mais diferentes tamanhos.

Por ser um componente extremamente versátil, suporta cargas axiais e radiais em ambas as direções, e é o modelo mais indicado para aplicações industriais de alta velocidade. Além disso, os modelos rígidos de esfera têm ótimo custo-benefício e são simples de operar e instalar no maquinário.

Roletes ou rolamentos de rolo

Esse modelo é caracterizado por rolos cilíndricos, esféricos, de agulha ou cônicos. De forma resumida, este modelos suportam cargas axiais e radiais em um mesmo sentido. Contudo, cada tipo de rolamento tem uma aplicação diferente na indústria. A maioria deles têm baixo atrito com as demais peças, fazem uma boa distribuição da carga para todo o maquinário e suportam uma boa carga de peso.

Rolamentos autocompensadores

Já os rolamentos autocompensadores são duas carreiras de esferas com uma pista esférica comum. A partir da sua configuração, é possível distribuir a carga de maneira uniforme por toda a máquina. Graças ao seu design, esse rolamento não é afetado por desalinhamentos, sendo ótimas opções para se aplicar em locais com deflexão do eixo ou desalinhamento.

Qual é o tipo de rolamento mais usado hoje em dia?

Hoje em dia, os rolamentos em esferas são os mais usados no mercado, pois as suas características permitem que as máquinas que usam essa ferramenta aguentem mais cargas axiais e radiais, se comparado aos demais tipos de rolamentos. São usados tanto na aplicação industrial como automotiva, por melhorarem o desempenho dos produtos, linha de produção e máquinas. Ademais, alguns dos rolamentos em esferas aguentam ambientes úmidos, agentes corrosivos e cargas extremamente elevadas. Dessa forma, seu uso é muito mais amplo e o seu custo-benefício também.

Conclusão

A ServiLub é especializada em montagem e manutenção industrial de todos os tipos, e a montagem de rolamento de todos os modelos é uma de nossas especialidades. Nós te ajudamos a fazer a montagem e a manutenção dos seus rolamentos, peças e maquinários por completo através de uma montagem profissional com os melhores recursos e especialistas. Também otimizamos o seu tempo e dinheiro, evitando que a montagem seja feita de forma errada e comprometa o seu maquinário. 

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, e também das peças, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral e também com a montagem incorreta dos rolamentos de todos os tipos. Dessa forma, mantendo a manutenção do maquinário em dia e se certificando de que a montagem correta foi feita, evitamos panes ou problemas maiores, como a parada forçada das operações da fábrica, por exemplo.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com a montagem industrial, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção e montagem das peças do seu maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.