Pontos de Lubrificação: O Que São e Como Identificá-los?

Imagem de aplicador de lubrificantes industriais – o melhor Lubrificante para cada ponto de Lubrificação

A identificação dos pontos de lubrificação de um equipamento é essencial para uma correta aplicação de lubrificantes.

A lubrificação das máquinas funciona como uma barreira protetora para a máquinas, impedindo que haja atrito prejudicial entre as superfícies, ou seja, aquele que causa corrosão e desgaste das peças.

Esse trabalho, realizado pelo lubrificante, eleva a vida útil do equipamento e também a sua produtividade e eficiência operacional, quando a lubrificação é feita de forma adequada, isto é, seguindo as orientações do fabricante dos produtos.

O que acontece é que muitas vezes os pontos de lubrificação, que nada mais são do que o lugar onde a máquina deve receber o lubrificante, não são corretamente identificados ou são simplesmente ignorados por quem faz a manutenção do equipamento.

Essa atitude, é claro, gera vários problemas para as peças e prejuízos para os donos delas.

Este artigo vai esclarecer quais são os principais pontos de lubrificação de um equipamento e, de quebra, mostrar os alguns requisitos para escolher o lubrificante correto e traçar um plano de lubrificação. Vem com a gente!

Demonstração de peças de um equipamento industrial - Identificação dos pontos de lubrificação
Equipamento Industrial – Pontos de Lubrificação: Saiba como identificá-los

O Que São os Pontos de Lubrificação?

Os pontos de lubrificação são aqueles locais específicos onde as máquinas industriais devem receber o lubrificante.

Geralmente, esses pontos são superfícies que trabalham de forma muito pesada, ou seja, com muito atrito, podendo sofrer desgaste ou corrosão, ou que estejam expostas a agentes nocivos da máquina.

Logo, essas localidades precisam ser lubrificadas para que possam ser prevenidas e não sofram danos graves.

Afinal, é Importante Identificar Esses Pontos?

A identificação dos pontos de lubrificação em funcionamento é uma das primeiras e mais importantes etapas da elaboração do plano de lubrificação de uma empresa.

O objetivo da identificação dessas localidades é mostrar quais pontos precisam passar pela lubrificação.

Além disso, outro objetivo bem importante é indicar qual tipo de produto lubrificante precisa ser usado e com que frequência isso deve ocorrer.

Com tudo isso feito, as probabilidades de erros e falhas são bem menores, e o equipamento fica mais seguro e prevenido.

Como a Identificação dos Pontos de Lubrificação Interfere no Processo Produtivo da Empresa?

Identificar os pontos de lubrificação é um processo que faz parte de uma etapa maior do plano de lubrificação, ou manutenção, das máquinas ativas de uma instituição.

Dessa forma, ela possui interferência direta em três indicadores importantes do processo produtivo.

Eles são:

  1. Confiabilidade: a confiabilidade representa a probabilidade de um equipamento realizar sua devida tarefa no tempo e em condições previstas. Caso aconteça o contrário, ele não é confiável
  2. Disponibilidade: define quando a máquina está disponível para ser utilizada
  3. Mantenabilidade: representa a capacidade de um equipamento ser mantido se mantendo as condições da peça.

Mas, e o Plano de Lubrificação, o que é?

O plano de lubrificação é um ou mais documentos que permitem realizar o controle, ajuste e frequência na qual ocorrem as manutenções.

Assim, esse plano permite regular o ritmo das atividades e controlar a forma como elas são feitas.

Para isso, é preciso coletar, nesse documento, informações como:

  • Quais são todos os equipamentos e sistemas em funcionamento na empresa 
  • Levantamento de todos os pontos de lubrificação desses equipamentos
  • Escolha do lubrificante ideal para cada peça
  • Quantidade de lubrificante a ser usado em cada área
  • Frequência de lubrificação e da troca de óleo.

Aqui você pode saber mais sobre o Plano de Lubrificação.

Principais Pontos de Lubrificação

Os pontos de lubrificação de um equipamento são muito comuns em:

  • rolamentos
  • acoplamentos
  • compressores de ar
  • cabos de aço
  • correntes
  • pinos e buchas
  • lubrificação de engrenagens
  • sistemas hidráulicos
  • motores elétricos
  • geradores de energia
  • motores estacionários.

Pontos de Lubrificação – Passo a Passo de Como Identificá-los

Gestão visual

Uma das formas mais utilizadas para identificar os pontos de lubrificação é a utilização de símbolos, que dão a cada peça sua devida identificação.

Esses símbolos podem ser colocados em seus pontos indicando as condições de aplicação de lubrificante daquela peça em específico.

Saiba como você pode separar estes símbolos.

  • Tipo de lubrificante

Os critérios utilizados para fazer a identificação dos pontos indica que, para identificar o tipo de lubrificante que deve ser utilizado na peça, isso deve ser feitos através de números e letras.

No código formado, cada elemento deve representar um requisito sobre o produto a ser utilizado.

Um exemplo disso é a utilização da letra K, que indica o uso de uma graxa para a lubrificação de peças como os trilhos e mancais de rolamentos.

  • Relação entre forma geométrica e lubrificante

As formas geométricas são outro tipo de código utilizado para determinar se o produto lubrificante deve ser uma graxa de base mineral ou um óleo de base sintética.

  • Periodicidade

Para demarcar a periodicidade em que uma peça deve ser lubrificada são utilizadas as cores.

Um exemplo: um adesivo amarelo pode determinar que o equipamento deve ser lubrificado semanalmente, diferente do vermelho, que deve passar pela manutenção diariamente.

  • Símbolo de ação

Outros símbolos podem ser usados para indicar que ações serão realizadas em relação ao equipamento e seus determinados pontos de lubrificação.

O nível de óleo que deve ser aplicado, se o óleo deve ser substituído ou não, entre outras informações.

Todos estes símbolos, juntos, poderão representar todas as necessidades dos pontos de lubrificação e os requisitos apresentados por eles.

Como Escolher o Lubrificante e Traçar um Plano de Lubrificação?

Imagem de aplicador de lubrificantes industriais – o melhor Lubrificante para cada ponto de Lubrificação
Lubrificantes – Saiba como escolher o melhor para seu equipamento

Os lubrificantes industriais são divididos em vários tipos, e a sua utilização depende da situação e do tipo de equipamento a ser lubrificado.

É preciso se atentar às indicações dos fabricantes das peças, quanto ao produto ideal a ser utilizado para lubrificar a máquina.

É possível fazer isso analisando, por exemplo, o manual de instruções do equipamento, atitude essencial para no prolongamento da vida útil das peças.

Porém, existem outros fatores que devem ser levados em consideração, como a questão financeira.

É necessário que a empresa fique em equilíbrio entre a qualidade dos produtos e o custo-benefício que o mesmo gera para a instituição. Quando isso tende a ser muito maior para um lado do que para o outro, pode gerar prejuízos.

Faça uma análise utilizando os seguintes fatos:

  • Os lubrificantes graxos são, geralmente, indicados para os pinos e buchas, maquinário industrial, sistema centralizado de lubrificação e outros
  • Os lubrificantes minerais costumam custar um preço menor, entretanto, são trocados com uma frequência bem maior em comparação a outros, aumentando os gastos com as paradas. Eles são mais indicados para motores pesados, transmissões, sistemas de circulação e eixos
  • Os lubrificantes compostos não precisam de tantas trocas e podem ser mais complicados quando se trata de calcular o volume utilizado. Além disso, os custos também podem ser mais elevados
  • Já os lubrificantes sintéticos possuem um desempenho maior e conseguem trabalhar em uma grande variedade de temperaturas, além de também apresentarem alto custo.

E você pode ter a supervisão experiente de profissionais especializados na hora de identificar os pontos de lubrificação de seus componentes industriais, para garantir maior produtividade, melhores condições de trabalho e o aumento da vida útil de todos eles.

Conheça a ServiLub é uma empresa especializada no fornecimento de serviços e produtos de Lubrificação e manutenção industrial, tendo como foco a satisfação e a entrega de serviços completos e de qualidade para os nossos clientes.

Para saber mais sobre a empresa, ou sobre as falhas nos rolamentos utilizados em aplicações industriais, você pode entrar em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do nosso email comercial@servilub.com.br. Converse com a gente, cuide de seus equipamentos!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.