Programa de Lubrificação – Entenda o que é

Reservatórios de óleo lubrificante

O programa de lubrificação se tornou uma ferramenta essencial para o bom funcionamento da indústria.

Isto é, com a correria do dia a dia, o melhor a se fazer é possuir um planejamento do que e quando algo deve ser feito

E no setor industrial não é diferente!

Os equipamentos industriais, como os motores elétricos, exigem passar por manutenções e serem lubrificados, para assim obterem maior vida útil e atuação mais eficiente.

Em decorrência disso, altos valores passaram a ser investidos neste tipo de atividade.

Devido à importância dessas ferramentas da indústria, tornou-se de extrema importância possuir um bom plano de lubrificação.

E, neste post, vamos te ajudar a descobrir como isso pode ser feito de forma simples, e que vai aumentar de uma vez a produtividade da sua empresa.

Fique e descubra!

Lubrificação de máquinas
Lubrificação industrial

O que é um programa de lubrificação?

O programa de lubrificação é um plano que facilita o controle da lubrificação e manutenção de equipamentos industriais, além de inspecionar o consumo de peças, mão de obra, filtros e combustíveis.

É essencial para se obter um bom planejamento das manutenções pelas quais as peças devem passar.

Dessa forma, o plano de lubrificação é feito em um tipo de documento, o qual armazena uma série de informações e dados que, por sua vez, determinam os fatores pelos quais o equipamento deve ser lubrificado e como isso precisa ser feito.

Assim, o programa permite a antecipação de ações relacionadas às peças, além de ser um meio de impedir uma possível falha do lubrificante, podendo, dessa maneira, ser considerado uma ferramenta de manutenção preditiva.

Por que possuir um programa de lubrificação?

Os gastos com a manutenção de equipamentos industriais podem ser muito altos, principalmente quando esta não é planejada.

Sendo assim, diversas empresas já perceberam que é válido considerar esses gastos como uma peça essencial de apoio para a melhoria dos resultados da instituição, em vez de pensar neles como fazendo parte de um simples centro de custo.

Como um dos processos principais de manutenção industrial é, de fato, a lubrificação das peças, obter um plano para executar uma lubrificação bem feita seria o essencial para reduzir os custos que esse processo geraria.

Apesar de muitos enxergarem o plano de lubrificação um mero documento sem importância, essa prática pode acelerar significativamente a manutenção das máquinas industriais, aumentar a confiabilidade da tarefa e facilitar toda a resolução de um problema, desde que o profissional responsável pela atividade esteja bem seguro das informações que possui.

Documento de Lubrificação Industrial
Execução do plano de Lubrificação

Como começar a planejar o plano de lubrificação?

Para começar o seu plano de lubrificação você deve verificar qual o objetivo e para qual finalidade a sua empresa precisa dele, analisando quais os pontos mais importantes e que tipo de máquina você utiliza.

Você deve registrar, no programa de lubrificação, todas as tarefas, atividades, ações, produtos, períodos e outras informações necessárias sobre a peça industrial a ser utilizada.

Análise das máquinas e equipamentos e identificação dos pontos de lubrificação

Essa é uma etapa de muita importância para um processo de lubrificação eficiente, pois envolve a identificação dos pontos que precisam ser lubrificados.

Além disso, é nele que deve haver também uma lista de todos os equipamentos que precisam passar por esse tipo de manutenção e que farão parte do seu programa de lubrificação.

Os recipientes para armazenar o lubrificante e os aplicadores também devem ser selecionados, uma vez que pode haver uma contaminação de um novo óleo com o que sobrou de um antigo, evitando, dessa forma, que ele seja alterado.

Outros fatores a serem identificados são o tipo de lubrificante que vai ser usado, a quantidade exata de produto, que deve ser aplicada, e os intervalos entre uma lubrificação e outra.

A programação das rotas de lubrificação

Para conseguir elaborar as rotas de lubrificação, você deve levar em consideração o modo de funcionamento das máquinas, além da disponibilidade, a frequência para a aplicação e os períodos de tempo para o deslocamento e manutenção.

O plano também deve constar em que momento a ferramenta estará disponível para ser lubrificada, visto que, algumas máquinas podem ser lubrificadas enquanto funcionam, porém, algumas das exigem uma pausa.

Identificação dos lubrificantes e controle do plano de lubrificação

A identificação do lubrificante ideal é um passo essencial porque, geralmente, as máquinas se adequam a um tipo específico de produto.

O uso indevido do lubrificante pode causar falhas prematuras à uma máquina!

Existem diversas técnicas utilizadas para fazer uma análise do óleo lubrificante. Podemos dividi-las em três partes, cada uma pertencente a uma categoria diferente. Elas são:

  • Análise da presença de detritos: nesta análise é possível observar se há presença de detritos, partículas produzidas pelo desgaste mecânico dos equipamentos.
  • Análise das propriedades dos fluidos: essa técnica é usada para identificar o estado físico e químico do óleo, além de definir por quanto tempo, em média, ele será útil.
  • Contaminação: aqui é possível identificar aditivos considerados contaminantes e prejudiciais ao lubrificante, como a água e algumas impurezas.

Adaptando estoques ao uso da empresa

É necessário que haja sempre um fornecimento contínuo de lubrificantes, na quantidade e também no tempo certo de uso.

Deve-se também se lembrar do ponto de reposição, podendo evitar, dessa forma, a falta de produtos.

Reservatórios de óleo lubrificante
Reservatórios de óleo lubrificante

Como melhorar o controle do plano de lubrificação?

Para melhorar esse processo, você pode adotar uma solução de gestão de manutenção de aditivos, que pode ajudar nas atividades envolvidas na lubrificação industrial.

Você deve gerar confiabilidade e segurança ao processo de manutenção facilitando as tarefas e simplificando os trabalhos da equipe.

E para fazer tudo isso de forma segura e confiável, pode contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto e totalmente dispostos a te auxiliar e alavancar a produtividade da sua empresa.

A ServiLub é uma empresa especialista em serviços de manutenção e lubrificação industrial com mais de 20 anos de atuação neste setor.

Entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do nosso email comercial@servilub.com.br e esclareça todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.