Qual a melhor graxa para rolamentos: descubra qual é e suas características

saiba qual é a melhor graxa para rolamentos

Os cuidados com o maquinário, sejam eles quais forem, são imprescindíveis para o bom funcionamento e desempenho de suas funções. Usar os melhores produtos para manter as funções das máquinas na indústria é uma das maneiras mais efetivas de evitar maiores problemas. Ou ainda, pane total, que impeça o funcionamento pleno da linha de produção. Por isso, muitos profissionais se perguntam qual a melhor graxa de rolamento e também a importância deste produto no dia a dia industrial.

Contudo, essa pode não ser uma resposta muito fácil. Visto que nem todos os profissionais da área conhecem a fundo o produto ou lidam diretamente com a escolha. Dessa forma, é de extrema importância entender o conceito por trás da graxa de rolamento e como escolher a que melhor se encaixe no dia a dia de manutenções e cuidados com o maquinário.

Quer saber mais sobre qual é a melhor graxa para rolamentos, suas vantagens e aplicações? Vem com a gente!

Qual a melhor graxa para rolamentos?

A grande verdade é que não existe uma graxa para rolamentos que seja a melhor ou a mais indicada. Sabe por que? Cada máquina tem uma demanda diferente em suas peças, mais especificamente os rolamentos. Dessa forma, vale a pena entender as características do seu maquinário, e com base nisso, escolher a sua graxa para manutenção das peças.

Cada tipo de rolamento tem funções ímpares, ou seja, não há como usar a mesma graxa para todos. Por exemplo: a graxa azul, que é uma das que pode ser usada em rolamentos, é feita de sabão de lítio e óleo mineral. Essa opção é muito resistente à água e é bem estável contra a oxidação. Contudo, existem alguns rolamentos que não aceitam este tipo de produto. Nos rolamentos de altíssima rotação, por exemplo, o melhor é usar a graxa especial para essa característica. Neste caso, a graxa é sintética e feita de complexo de lítio, ajudando o rolamento a trabalhar em temperaturas que podem ficar acima dos 120 graus.

Com isso, concluímos que realmente não há uma graxa melhor que outra. O que realmente manda nessa escolha é o tipo de rolamento e as suas necessidades, para que continue funcionando corretamente.

O que é a graxa para rolamentos e para que serve?

qual a melhor graxa para rolamentos - tudo sobre o assunto aqui

A graxa para rolamentos é um tipo de lubrificante específico para essa peça, que visa proteger os seus componentes contra atritos, oxidação, etc. Pode ser feita de diversos componentes, desde sabão de lítio a derivados do petróleo. Logo, é interessante saber a sua composição por completo antes da compra.

Em resumo, o principal objetivo da graxa para rolamentos é diminuir o atrito entre as peças e melhorar o seu funcionamento. Uma peça mal lubrificada e sem manutenção neste quesito pode afetar a engrenagem como um todo. Pensando nisso, a graxa para rolamentos é um produto essencial no dia a dia de manutenções industriais. O seu uso evita problemas maiores entre as peças e até mesmo a perda de suas funções, o que resultaria em um maior gasto com a sua troca.

Ademais, a graxa para rolamentos também ajuda a resfriar as peças, inibindo a possibilidade de superaquecimento da máquina. Atua, de igual forma, reduzindo vibrações e excesso que podem causar danos ao maquinário, e também age contra as impurezas e corrosão das peças.

Como escolher uma boa graxa para rolamentos?

Escolher uma graxa para rolamentos que ajude na manutenção das suas máquinas pode ser uma tarefa simples. Para isso, basta levar os critérios corretos em consideração. Vamos ver alguns destes postos que nos ajudam na escolha da melhor graxa para rolamentos?

Escolha a graxa para rolamentos com base nos seus ingredientes principais

Hoje em dia existem 3 principais tipos de graxa no mercado, e cada uma delas apresenta indicações de uso diferentes, de acordo com o seu ingrediente base. São elas:

Base vegetal: Feitas com elementos naturais, não tóxicos. Usar, preferivelmente, em rolamentos novos, que ainda não apresentam desgaste.

  • Base de sódio: São as graxas menos recomendadas, pois não resistem à água.
  • Base de cálcio: Não são indicadas para rolamentos que aqueçam muito, e sim para as peças que precisam de uma limpeza mais abrasiva.
  • Base de lítio: Essas são as graxas mais utilizadas e buscadas atualmente, que evitam corrosão e altas temperaturas.

Avalie bem a embalagem para obter um bom custo-benefício

Na grande maioria das vezes, as embalagens são quem ditam o custo-benefício de um produto, não é mesmo? Você pode escolher entre spray, lata e pote. Os potes costumam entregar de 80g a 1kg de graxa, e precisam de pincel ou escova para aplicar, logo, muitas das vezes são os de melhor custo-benefício.

Já a graxa spray, apesar de às vezes ser mais cara e não render tanto, entrega mais praticidade no uso. Por isso, escolha de acordo com o custo-benefício, mas também com a facilidade que a embalagem pode trazer a manutenção.

Conclusão

Conclusão

A ServiLub é especializada em lubrificação industrial e trabalha com a distribuição de lubrificantes, graxas e outras especialidades da Chesterton. A Chesterton trabalha com lubrificantes industriais resistentes a ataques químicos, graxas, desengraxantes de alta potência e produtos específicos para manutenção das suas máquinas. Nome conhecido internacionalmente pela sua excelência e variedade, é com certeza uma das formas mais inteligentes e econômicas de cuidar da lubrificação e manutenção do seu maquinário. 

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, e também das peças, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral e isso inclui o uso de graxas para rolamentos de qualidade. Dessa forma, mantendo a manutenção e investindo em produtos Chesterton, evitamos panes ou problemas maiores, como a parada forçada das operações da fábrica, por exemplo.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com o uso da melhor graxa para rolamentos entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do seu maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.