Rolamento para alta temperatura: o que é e benefícios

o que é rolamento para alta temperatura

Existem diversas peças, que, se aplicadas ao meio industrial, trazem melhor desempenho às máquinas. Além disso, reduzem custos, diminuem o impacto negativo ao meio ambiente e tornam todas as operações fabris mais seguras. Um exemplo bastante interessante é o rolamento para alta temperatura, que confere todos esses benefícios e muito mais ao seu maquinário.

Quer saber mais sobre os rolamentos para alta temperatura, suas características e aplicações? Continue a leitura e confira mais informações!

Rolamento para alta temperatura

O rolamento para altas temperaturas é uma peça produzida para auxiliar no desempenho de um maquinário em ambientes secos e quentes e com baixa velocidade e rotação. Essa peça tem aplicação e uso em ambientes bastante específicos, logo, foi desenvolvida principalmente para trazer mais segurança às máquinas e confiabilidade ao seu desempenho.

Com os seus benefícios, entrega ao meio industrial uma forma mais segura de operar em temperaturas maiores ou velocidade e rotação baixas, melhorando também a sua eficiência energética e a redução de custos com lubrificantes, por exemplo.

Principais características do rolamento para alta temperatura

Os rolamentos para alta temperatura são simples de trocar, pois suas dimensões são as mesmas dos rolamentos padrões usados nas máquinas. Não é necessário, logo, se atentar a padrões e diferenciação do tamanho da peça.

Também, nos rolamentos de alta temperatura, não há necessidade de relubrificação, pois todas as variantes dessa peça, exceto os rolamentos abertos, sem placas de proteção, são lubrificadas de fábrica para até o fim de sua vida útil. 

Os lubrificantes usados são à base de grafite, o que suporta altas temperaturas sem danificar as superfícies, tanto do rolamento como da máquina em questão. Contudo, vale lembrar que os rolamentos abertos necessitam de lubrificação.

Benefícios do rolamento para alta temperatura

dicas sobre rolamento para alta temperatura

Usar os rolamentos para alta temperatura é importante para o bom funcionamento do maquinário industrial em vários aspectos. Contudo, as peças oferecem outras vantagens ao serem incorporadas no meio fabril, como, por exemplo:

  • Simples de trocar;
  • Proteção contra contaminação sólida, com as placas de proteção;
  • As folgas radiais internas do rolamento e os lubrificantes são otimizados para operar em altas temperaturas;
  • Operação livre de relubrificação;
  • Vida útil estendida dos rolamentos;
  • Maciez mais aprimorada para o funcionamento das máquinas, com revestimento de fosfato de manganês;
  • Custo operacional reduzido, pelo aumento de vida útil dos rolamentos e no aumento do desempenho da máquina;
  • Menos consumo de lubrificantes na máquina;
  • Planos de lubrificação otimizados;
  • Melhor desempenho nos ambientes quentes, secos e com velocidade e rotação baixas;
  • Maior sustentabilidade,
  • etc.

Por que usar os rolamentos para temperaturas altas nos maquinários industriais?

Saber quais são as vantagens do uso dos rolamentos de alta temperatura é importante para entender o porquê em usá-los nas máquinas industriais. Dessa forma, a escolha das peças será muito mais assertiva.

Usar os rolamentos no maquinário industrial permite com que o custo operacional seja menor, em diversos sentidos. Desde o aumento da vida útil das peças, das máquinas e a redução do gasto com lubrificantes e manutenções, é também uma forma de reduzir o impacto negativo ao meio ambiente, pois oferece maior eficiência energética, e menos emissão de poluentes.

Como é feita a manutenção do rolamento de alta temperatura?

A manutenção de um rolamento de alta temperatura depende, basicamente, do tipo de placa de vedação que ele possui. Como citamos acima, caso haja placa de proteção em ambos os lados do rolamento, não é necessária a relubrificação, pois não há local para tal ação, e nem a necessidade. Eles vêm lubrificados de fábrica, com estimativa de bom funcionamento até o fim da sua vida útil.

Caso o rolamento para alta temperatura seja aberto, como o modelo VA201, o ideal é que uma inspeção seja feita a cada seis meses de operação. Para manter este cuidado em dia, basta abrir o mancal do rolamento, ou, se for o caso, os vagões de fornos, retirar a roda com o rolamento do munhão e fazer a remoção cuidadosa de todos os contaminantes.

Ao fim dessa inspeção, verifique se o filme lubrificante forma, no interior do rolamento, uma trilha brilhante e metálica na pista do rolamento. Caso não faça, lubrifique novamente, com graxa específica para temperaturas altas.

Sendo assim, reiteramos que somente este precisa de manutenção e relubrificação. Os rolamentos para alta temperatura mais comuns, que são fechados, não precisam, pois contam com lubrificante o suficiente até o fim da sua vida útil, sendo mais econômicos, seguros e estáveis para usar no meio industrial.

Quais são as principais aplicações de uso dos rolamentos para altas temperaturas?

Os rolamentos para alta temperatura são usados nos mais diversos contextos industriais. Indústria de metalurgia, leitos de resfriamento de chapas de aço, indústria de fornos para cozimento e preparação de biscoito, indústria de bebidas e alimentos, vagões de fornos, etc. Dessa forma, se torna uma peça versátil e extremamente necessária para o bom funcionamento de diversas máquinas, bem como para melhorar seu desempenho e eficiência energética.

Rolamento para alta temperatura: economia, sustentabilidade e melhor desempenho industrial em uma só peça

Às vezes, pequenas trocas em seu maquinário já são o suficiente para melhorar o desempenho e funcionamento do maquinário industrial. Uma forma de conseguir esse aprimoramento, é por meio dos rolamentos para alta temperatura.

Para isso, podemos contar com os serviços especializados de montagem e manutenção industrial  da ServiLub, empresa referência na área, e com rolamentos para alta temperatura de qualidade!

Nós trabalhamos com profissionais qualificados e especializados em montagem industrial, e também, com os melhores rolamentos para alta temperatura, com o intuito de cuidar da qualidade e desempenho dos maquinários, ao usar a essa solução que só melhora o desempenho e consumo industrial.

Nosso principal objetivo na ServiLub é otimizar o seu dinheiro e tempo, por meio de ações preventivas e preditivas, e também, mostrando as melhores peças para tornar o seu maquinário ainda mais potente. Somos a empresa certa para te ajudar!

Como frisamos anteriormente, uma grande parte dos problemas industriais ou interrupção da linha de produção são pela falta de manutenção profissionalizada ou pelo uso de rolamentos inadequados para altas temperaturas, fazendo com que o maquinário deixe de funcionar adequadamente. Se esses cuidados estiverem sempre em dia e forem feitos por especialistas, garantirá o bom funcionamento do maquinário industrial por muito mais tempo.

Para ter a garantia de entregar o melhor a sua indústria, entre em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. 

Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço e nossos produtos. Juntos, podemos traçar as melhores estratégias para a manutenção e cuidados com as suas máquinas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.