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Como funciona o sistema de lubrificação do motor industrial

Sistema de lubrificação do motor

O sistema de lubrificação do motor é uma ferramenta essencial para a preservação e o funcionamento dos elementos mecânicos de uma máquina industrial e automotiva, ou até mesmo de alguns motores elétricos que temos em casa. Sob uma supervisão adequada, os custos de manutenção se minimizam e o custo-benefício de uma infraestrutura desse tipo não se dissipa com o tempo.

Se você lida com qualquer tipo de motor no seu dia a dia, este é o artigo de que você precisa para entender como resolver os problemas mais comuns relacionados à lubrificação de suas peças e componentes. Continue conosco!

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O que é o sistema de lubrificação do motor

Sistema de lubrificação do motor

Um sistema de lubrificação é crucial para manter os elementos móveis de um motor em bom estado. Em termos gerais, seu funcionamento é bastante simples: ele utiliza componentes hidráulicos para fazer o óleo circular em um circuito fechado, o que reduz o atrito e minimiza o desgaste das peças.

No entanto, a função do sistema de lubrificação e dos lubrificantes vai além disso. Embora a redução do atrito seja a principal razão para sua importância, há outros fatores que tornam esse sistema indispensável.

Entre as outras funções dos lubrificantes no contexto industrial, podemos citar:

  • Minimização da corrosão de superfícies metálicas;
  • Redução da formação de sedimentos;
  • Contribuição em uma operação sem falhas mecânicas;
  • Redução da temperatura;
  • Aumentar a vida útil do motor;
  • Prevenção da contaminação do sistema.

9 componentes essenciais do sistema de lubrificação do motor

Compreender o funcionamento e a importância de cada componente no sistema de lubrificação é fundamental para garantir a longevidade e a eficiência do motor. Acima de tudo, a manutenção regular e a escolha adequada de lubrificantes são essenciais para que o sistema funcione corretamente.

Dito isso, sempre devemos dar uma atenção especial ao atrito – a força primordial para o movimento das peças internas. Quando o atrito está em desequilíbrio, ele gera calor excessivo, acelerando o desgaste dos componentes. A lubrificação, portanto, é fundamental para controlar e reduzir essa força.

Sistema de Lubrificação – Reservatório de óleo lubrificante
Reservatório de óleo lubrificante

Veja só as partes que atuam nessa história:

1. Cárter

O cárter é o reservatório onde o óleo lubrificante é armazenado. Ele serve como o ponto de partida do sistema de lubrificação, garantindo que o motor tenha sempre uma quantidade suficiente de óleo disponível.

2. Pescador

O pescador é conectado à bomba de óleo e sua função é capturar o óleo do cárter e filtrá-lo através de uma peneira, removendo partículas maiores que possam danificar o motor.

3. Bomba de óleo

A bomba de óleo é responsável por movimentar o lubrificante por todo o sistema. Ela é acionada pela rotação do motor e suga o óleo do cárter, enviando-o para as tubulações do sistema.

4. Interruptor de pressão

O interruptor de pressão está localizado na bomba e monitora a pressão do sistema. Se a pressão cair a níveis perigosos, o interruptor envia um alerta, evitando danos ao motor.

5. Válvula de alívio de pressão

Quando a pressão do óleo fica muito alta, a válvula de alívio de pressão entra em ação. Ela desvia o excesso de pressão, protegendo o sistema e prevenindo falhas.

6. Filtro de óleo

O filtro de óleo limpa o lubrificante antes de ele circular pelo motor. Ele remove impurezas e detritos que poderiam causar danos às peças móveis, garantindo que o óleo esteja sempre em condições ideais.

7. Galeria de distribuição

Após passar pelo filtro, o óleo entra em uma galeria que o distribui para todas as partes do motor, garantindo que todas as peças móveis sejam devidamente lubrificadas.

8. Ciclo de retorno

Depois de lubrificar todas as peças, o óleo retorna ao cárter, completando o ciclo. Esse processo se repete continuamente enquanto o motor estiver em funcionamento.

9. Lubrificante

O lubrificante é o principal elemento do sistema. Ele percorre todo o motor, reduzindo o atrito entre as peças, dissipando calor e prevenindo a corrosão. Existem diferentes tipos de lubrificantes, adaptados para diferentes motores, garantindo a melhor proteção possível.

Sistema de lubrificação do motor

Problemas comuns e como resolver

Como tudo no mundo mecânico, o tempo e o uso culminam no desgaste de certas peças e componentes do sistema de lubrificação, comprometendo a saúde e até mesmo o funcionamento do motor. Alguns sinais de que algo está errado incluem:

  • Aumento da temperatura do automóvel;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • Sobrecarga de trabalho do motor;
  • Ruído de atrito nas peças do motor;
  • Desgaste visível dos elementos internos.

Dito isso, a maioria das falhas que atingem um motor não estão relacionadas a um problema com uma peça específica; geralmente, os defeitos – ainda mais os precoces – estão ligados à lubrificação incorreta do sistema, como uma frequência inadequada de aplicação ou uma má qualidade da substância.

Ainda assim, os sinais também podem detectar os seguintes problemas:

Desgaste de componentes

O desgaste dos componentes é um processo natural em qualquer motor – mas pode ser retardado com a lubrificação adequada. Quando a máquina não é corretamente lubrificada, os componentes se desgastam mais rapidamente, resultando em problemas e na necessidade de substituição.

  • Solução: Realize a lubrificação regular usando o tipo de óleo adequado recomendado pelo fabricante – e verifique periodicamente os níveis de óleo para garantir que estejam dentro do padrão.

Acúmulo de detritos e substâncias

Quando detritos se acumulam, eles podem entrar na circulação do óleo e prejudicar o funcionamento das peças, fazendo com que elas fiquem aderidas umas às outras. Isso ocorre quando os filtros não conseguem purificar o óleo de forma eficaz.

  • Solução: Substitua os filtros de óleo regularmente e use óleo de alta qualidade, que minimize a formação de detritos e substâncias indesejadas.

Pressão incorreta do óleo

A pressão do óleo é crucial para o bom funcionamento das máquinas; alterações nessa pressão – sejam altas, baixas, instáveis ou até nulas – representam riscos significativos, pois o óleo deve manter uma pressão equilibrada. Diversos fatores podem influenciar essas variações, incluindo mancais desgastados, alta viscosidade do óleo, molas rígidas, bomba de óleo danificada, quantidade insuficiente de lubrificante, válvula de alívio defeituosa, obstrução na linha de óleo e temperaturas extremas.

  • Solução: Realize manutenções periódicas no sistema de lubrificação para verificar e ajustar a pressão do óleo, além de inspecionar componentes críticos como a bomba de óleo, válvulas, e mangueiras.

Corrosão de componentes do motor

A corrosão dos componentes do motor pode ser causada pela presença de água na graxa lubrificante. Essa água, geralmente resultante da combustão, pode se condensar dentro do sistema ou do cárter, especialmente quando a temperatura do motor está muito baixa.

  • Solução: Utilize graxas e lubrificantes de alta qualidade que possuam aditivos anticorrosivos, e assegure que o sistema de ventilação e aquecimento do motor funcione corretamente para evitar a condensação de água.

Sistema de lubrificação do motor

Vazamentos e contaminação

O sistema de lubrificação pode sofrer com vazamentos devido à vedação inadequada em várias peças, o que leva à contaminação do óleo por sujeira, água ou outros fluidos e compromete sua eficácia.

  • Solução: Aqui, o ideal é que um especialista desmonte todo o sistema de lubrificação do motor para realizar uma análise detalhada de cada componente. Isso permitirá identificar rupturas e vazamentos em mangueiras, tanques e filtros. A contaminação do óleo pode ser evitada mantendo o óleo limpo e substituindo o filtro regularmente – dependendo da avaliação, pode até ser necessário substituir completamente o sistema de lubrificação.

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