Tipos de Motores Elétricos – Conheça os Mais Usados!

tipos de motres elétricos

Os motores elétricos são uma das peças mais essenciais de uma empresa, além de estarem cada vez mais presentes em nossa vida.

Com a variação de atividades industriais, também existe uma variedade de modelos e tipos de motores elétricos, adequados para cada tipo de ação.

Conheça hoje os tipos de motores industriais e para quê eles servem. Acompanhe!

Como funcionam os motores elétricos?

Antes de tudo, é preciso saber como essas máquinas funcionam, no geral.

Os motores elétricos funcionam, basicamente, por meio da indução eletromagnética.

Dessa maneira, eles geralmente precisam da aplicação de uma tensão em seus terminais que, por sua vez, geram um campo eletromagnético capaz de fazer o rotor (uma das partes presentes em motores) girar.

Os motores elétricos de estrutura mais simples geralmente possuem duas partes principais: o rotor, que já foi citado, e o estator.

Essa estrutura muda de acordo com o tipo da peça e da aplicação, permitindo que haja uma variedade de opções que se encaixam perfeitamente em suas funções.

Os tipos de motores elétricos

Como já dito, os tipos de motores elétricos são diversos. Veremos agora aqueles que são mais usados e conhecidos!

Bomba de água industrial
Motor elétrico, exemplo

Motores Monofásicos

Este é o tipo mais comum de motor industrial e o que mais usamos no cotidiano.

Encarregado de ser eficiente para aplicações que exigem um grau menor de potência, o motor monofásico assíncrono é alimentado em tensão alternada por uma ou duas fases.

São muito usados em eletrodomésticos simples, bombas e itens domésticos como os ventiladores.

Esse tipo de motor não consegue atuar sozinho, visto que não são capazes de defasar o fluxo magnético. Por isso precisa de alguns dispositivos que o auxiliam e ajudam a funcionar da maneira correta.

Motor Universal (CA e CC)

Os motores universais do tipo série são considerados relativamente “pequenos”.

Foram projetados para atuar quando forem alimentados tanto por uma corrente contínua quanto por uma corrente alternada.

Eles podem alcançar altas velocidades (de até 30.000 rpm. Também são muito comuns, e normalmente utilizados em liquidificadores, furadeiras e outros utensílios.

Motores Trifásicos

Os motores trifásicos também possuem uma construção simples, possuindo o rotor e o estator como suas partes principais.

Como o nome já propõe, o motor de indução trifásico separa sua alimentação em três fases, separadas 120° uma da outra, produzindo um campo eletromagnético girante, que passa do estator para o rotor.

Motores síncronos

Os motores síncronos podem ser monofásicos ou trifásicos, porém, sua utilização geralmente é feita em aplicações com um porte maior.

É chamado dessa forma por conta da velocidade de seu rotor, que é chamada de “velocidade síncrona“, que é constante e igual ao campo de eletromagnetismo girante do estator.

Motores de Corrente Contínua

Os motores de corrente contínua, geralmente chamados de motores CC, podem ser encaixados em diversas aplicações.

É comum que sejam encontrados em brinquedos, indústrias e até mesmo na transmissão de carros elétricos, sendo alimentados por uma fonte de energia contínua, motivo pelo qual recebem esse nome.

Os motores CC possuem uma velocidade que pode facilmente ser controlada. Basta apenas variar a sua tensão.

Além disso, a construção dessas máquinas são um pouco mais complexas. Entre os principais componentes que compõem sua estrutura estão: estator, rotor, comutador e as escovas.

Motor de Passo

O motor de passo possui ampla eficiência quando se trata de se movimentar com grande precisão angular, por causa da construção de seus extremos magnéticos e do circuito de controle (que é feito eletronicamente por meio de uma drive).

O drive é responsável por realizar a sequência de acionamento das bobinas, o que permite que, a cada comando enviado para o estator, os enrolamentos sejam alimentados de forma a fazer com que o rotor realize o movimento angular de interesse.

Como previsto, os motores de passos são as opções mais viáveis quando se trata de aplicações que exigem uma grande precisão de movimento.

Servo Motor

O servo motor é outro tipo de motor elétrico que também serve para ser utilizado em sistemas que necessitam de alta precisão nos movimentos.

O que o diferencia do motor de passo é, basicamente, a função de apresentar um “feedback” de velocidade e posição acoplado em seu eixo, que pode ocorrer por meio de um potenciômetro ou encoder, por exemplo, além de poder ter acionamento CC ou CA (corrente contínua ou corrente alternada)

Motores Brushless

Os motores brushless, também chamados de “motores de corrente contínua sem escovas”, possuem entre seus componentes básicos: ímãs permanentes e estatores.

Dessa maneira, eles geram movimento síncrono por meio da atração e da repulsão magnética.

Suas características são bem semelhantes a alguns outros motores já vistos, porém, sua diferença está no fato de precisar de um controle eletrônico para a criação de um campo eletromagnético, além do fato de não possuírem escovas, aumentando sua potência e também sua vida útil.

Saiba mais sobre a lubrificação dos motores elétricos e como ela é importante para sua vida útil!

E se você quiser contar com os melhores profissionais em serviços industriais, você possui a ServiLub a sua disposição.

A empresa é especializada em fornecer serviços, instalações e produtos para manutenção industrial. Além de um trabalho de ótima qualidade e profissionais qualificados, a ServiLub se preocupa com a satisfação de seus clientes.

Para entrar em contato você pode telefonar para este número (27) 3256-1025 ou por email comercial@servilub.com.br. Entre em contato e saiba mais!

Graxa de Alto Desempenho Para Motores Elétricos

A graxa Chesterton 638 EML – Eletric Motor Lubricant, é a solução correta para estender a vida dos rolamentos, principalmente aqueles que trabalham em condições mais exigentes, sendo um lubrificante com desempenho excepcional, formulado com aditivos anti-desgaste e resistência a pressões extremas.

O 638 EML possui uma estabilidade inigualável aos esforços causados por cisalhamento e resistência mecânica, é virtualmente impermeável a vapor, com boa resistência a água e corrosão.
Tem dúvidas sobre se a 638 EML é ideal para seu motor elétrico?

Nossa equipe técnica está à disposição para avaliar sua situação específica, basta entrar em contato.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.