Tipos de manutenção corretiva: saiba quais são

o que é manutenção corretiva

Manter a gestão do maquinário completo de uma indústria é muito complexo, não é mesmo? Pensando nisso, é de suma importância conhecer os tipos de manutenção que mantém o funcionamento dos seus equipamentos, principalmente os tipos de manutenção corretiva, que são extremamente necessários para o dia a dia industrial.

Quer saber um pouco mais sobre a manutenção corretiva, seus conceitos e quais são os seus tipos? Vem com a gente!

O que é manutenção corretiva e qual é a sua importância?

O conceito de manutenção corretiva é, basicamente, a manutenção feita após a falha, ou seja, o problema de fato aconteceu. No contexto industrial, esse foi o primeiro tipo de manutenção a ser usada, pois não haviam outras maneiras de monitorar problemas ativos nas máquinas e agir de forma preditiva ou preventiva.

Logo, assim que o problema acontece, a manutenção corretiva entra em cena, reparando problemas e restaurando as funcionalidades da máquina, evitando problemas posteriores. 

Quais são os principais tipos de falhas que requerem a manutenção corretiva?

Saiba quais são os tipos de manutenção corretiva

Antes mesmo de ver quais são os tipos de manutenção corretiva, é interessante saber quais os tipos de falha mais comuns que requerem a atuação da manutenção preventiva. Atualmente, temos dois principais tipos de falha. Vamos lá?

Falha funcional

Nesse tipo de falha, o equipamento deixa de desempenhar o seu papel 100%, ou seja, afeta todo o funcionamento da produção e da indústria. Um exemplo bem didático é o rompimento do fio, que impede de forma definitiva a operação.

Falha potencial

Esse tipo de falha está, ainda, em estágio inicial, ou seja, pode ser evitada se vista antes. É, de certa forma, uma falha que está se encaminhando para a falha funcional, tirando toda a máquina do seu funcionamento normal. O equipamento, por sua vez, continua trabalhando, mas mostra alguns sinais de que algo está errado.

Quais são os tipos de manutenção corretiva?

Agora que você conhece os tipos de falha que podem fazer com que a manutenção seja necessária, está na hora de conhecer os tipos de manutenção corretiva. Assim, saberá qual é a mais indicada em caso de falha no seu maquinário. Dá só uma olhada:

Manutenção corretiva planejada

Nesse tipo de manutenção, os problemas de execução da máquina são vistos antes de acontecerem, ou seja, há chances de evitar o problema em si. Aqui, são detectadas várias falhas no desempenho da máquina, e assim, é possível programar os reparos necessários ao longo do tempo, e com isso, evitar que os problemas aumentem. 

É, de certa forma, uma modalidade de manutenção preventiva, mas quando já há um problema em curso. Dessa forma, com a manutenção corretiva planejada, você poderá gerir de perto o melhor dia e hora para as manutenções e assim, não afetar o trabalho dos seus colaboradores.

Manutenção não planejada ou emergencial

Aqui, a situação é diferente do primeiro cenário. Os problemas já trouxeram falhas ao maquinário e forçaram a parada de todas as operações. Dessa forma, acionar uma equipe de manutenção é urgente neste momento, para minimizar os danos e custos com a interrupção.

É importante saber que essas falhas graves podem trazer sérios riscos ao seu negócio, até mesmo acidentes de trabalho envolvendo os seus colaboradores. Logo, é importante manter o controle sobre as máquinas e sobre os defeitos que mostram possíveis problemas.

Manutenção de revisão

Esse tipo de manutenção foca em restaurar o item do maquinário que está com defeito, e assim, ajudam com que as operações da indústria voltem ao normal. Dessa forma, os processos da empresa se simplificam e todos os maquinários que estavam parados podem voltar ao funcionamento normal.

Manutenção de reconstrução

Esse é, de longe, o tipo de manutenção mais complexa de todas, e pode ser também a mais cara. Logo, essa manutenção restaura o equipamento todo ao seu estado original de desempenho e às suas funções de fábrica. Além disso, restaura a aparência e melhora a expectativa de vida útil do maquinário.

A manutenção de reconstrução acontece ao desmontar o equipamento por complexo, reparando todas as peças que precisam de reparo e também substitui os componentes do equipamento que podem estar causando as falhas.

Manutenção de salvamento

O salvamento é um tipo de manutenção não muito conhecida, mas é importante para manter tudo funcionando em seu maquinário. Neste caso, o equipamento central da indústria não tem mais reparo, ou seja, não consegue mais ser arrumado.

Quais são os benefícios de investir em manutenção corretiva?

Agora que você sabe o que é a manutenção corretiva e os seus tipos, veja quais são os principais benefícios de investir nessa modalidade. Dá só uma olhada:

  • Mais confiança nos equipamentos e menos paradas: Trabalhar com equipamentos que trazem mais confiança ao colaborador é a melhor maneira de otimizar o seu tempo, e ainda, garantir uma boa produção. Além disso, você conhece melhor o comportamento da máquina e dessa forma, prever problemas e falhas antes mesmo de acontecerem. Além disso, um equipamento que dá mais confiança ao trabalhador evita paradas desnecessárias para entender o funcionamento do mesmo e também para corrigir falhas e outros problemas.
  • Otimização do seu tempo e dinheiro: A manutenção corretiva otimiza o uso do seu dinheiro, pois evita com que problemas piores aconteçam na maioria das vezes, ou ainda, recicla e usa as peças, caso seja possível. E também ajuda a otimizar o seu tempo, evitando paradas desnecessárias.
  • Redução dos níveis de acidente,
  • Melhor uso das instalações da empresa,
  • etc.

Conclusão

A ServiLub é especializada em manutenção industrial de todos os tipos, te ajudando a manter o funcionamento do seu maquinário e otimizando o seu tempo em dinheiro. 

Nossa equipe trabalha com o planejamento e execução de paradas planejadas nas empresas, ou seja, você pode otimizar o trabalho dos seus colaboradores, e depois cuidar de forma mais intensiva das máquinas.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.