Você já parou pra pensar na importância de cada peça de um sistema de lubrificação, seja ele progressivo ou centralizado? Uma das peças de maior destaque na atualidade é o distribuidor de graxa, pois com ele é possível levar a graxa aos pontos que precisam de uma lubrificação mais intensa.
Quer saber mais sobre esse sistema, como funciona e suas principais características? Então venha com a gente e confira em primeira mão mais informações.
O que é o distribuidor de graxa?
O distribuidor de graxa industrial é uma peça muito importante para o bom funcionamento de um sistema de lubrificação. Com ele, é possível levar a graxa a todos os locais onde é necessária a lubrificação da máquina e, dessa forma, garantir que não haverá excesso de atrito. Esse processo também ajuda a formar uma fina camada protetora entre as peças da máquina industrial.
Como funciona o distribuidor de graxa?
O seu funcionamento, apesar de parecer complicado, é bastante simples. Ao pressurizar a bomba do sistema de lubrificação, a graxa é enviada à máquina através da pressão em uma linha principal ao distribuidor mestre, que distribui o lubrificante aos distribuidores secundários. A partir deles, a graxa passa aos demais pontos de lubrificação necessários.
Em sistemas onde há poucos pontos de lubrificação ou há apenas um distribuidor, o mesmo fará a distribuição de graxa diretamente aos pontos que precisam dessa atenção. Ao fluir pelo distribuidor, o lubrificante é levado aos canais e aos pistões de dosagem – os quais são comandados hidraulicamente – dando uma sequência progressiva aos pistões seguintes.
A supervisão de funcionamento pode ser feita de forma visual, apenas com o indicador de ciclos acoplado em um dos pistões de dosagem, ou fazendo o monitoramento eletronicamente por meio da chave do ciclo acoplada no indicador de níveis.
Com uma das saídas do distribuidor bloqueadas, toda a sequência é interrompida. Este fato pode possibilitar uma supervisão muito mais simples e segura em um sistema progressivo. A vantagem de ter um distribuidor de graxa é que, pelo fato de os mesmos serem automatizados, eles permitem uma maior gama de vazões e maior facilidade de uso no caso de acréscimo ou diminuição de pontos de lubrificação na máquina.
Existe diferença entre a graxa e o óleo lubrificante?
Sim, as graxas e os óleos lubrificantes para uso industrial têm algumas diferenças entre si, mesmo que pequenas. As graxas, ao contrário dos óleos, possuem maior viscosidade – ou seja, não é à toa que também são chamadas de lubrificantes pastosos. Sua composição é mais similar à dos óleos, com a única diferença sendo a adição de espessantes, o que muda o seu formato e faz com que ela se torne uma pasta.
Distribuidor de graxa: garanta a lubrificação ideal para a sua máquina com um bom distribuidor de graxa
Existem componentes que exercem um papel fundamental para o bom funcionamento do maquinário industrial – e estar com a lubrificação em dia é um deles, especialmente quando consideramos o uso de lubrificantes como peça-chave para o bom funcionamento das suas máquinas.
Neste sentido, vale a pena escolher com cuidado para obter os melhores benefícios de um distribuidor de graxa. Para isso, conte com os nossos serviços especializados de lubrificação da ServiLub, uma empresa referência na área com profissionais capacitados para ajudar nessa inspeção tão importante na indústria.
Além disso, contamos com uma linha completa de acessórios para você, como as bombas de sistema de lubrificação centralizada, chaves de nível e muito mais. Trabalhamos com as melhores marcas de lubrificante no intuito de cuidar da qualidade e desempenho dos maquinários. Com nossas soluções corretas, você irá notar apenas a melhora no consumo industrial!
Para um atendimento especializado, não hesite em entrar em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço e nossos produtos. Juntos, podemos traçar as melhores estratégias para a manutenção dos seus equipamentos!