O que são os desengraxantes alcalinos e quando usá-los

saiba o que é e para que serve os desengraxantes alcalinos

Antes de mais nada, a limpeza industrial tem muitas particularidades, se comparada a limpeza doméstica ou comercial, e por isso, precisa de produtos especializados. Os desengraxantes alcalinos são uma ótima alternativa para quem está procurando uma maneira de limpar gorduras, deposições de óleo e graxa industrial, de forma econômica e eficaz.

Quer saber um pouco mais sobre o produto, seu conceito, uso e indicações? Fique com a gente que vamos te explicar tudo!

O que são os desengraxantes alcalinos?

Os desengraxantes alcalinos são um tipo específico de desengraxante com grande poder de diluição, que fazem pouca espuma e limpam de forma profissional as sujeiras mais difíceis de remover. Logo, é um produto químico desenvolvido para limpar de forma intensiva até mesmo as deposições oleosas.

Contudo, para entender melhor o que esse produto, precisamos dominar o termo “alcalino” e como ele se aplica na química usada no dia a dia, para a limpeza industrial. Explicando pela ótica da química, o pH das substâncias é usado para medir o seu nível de acidez ou basicidade, o mesmo que alcalinidade, e esse valor é usado como dado importante sobre as propriedades da substância.

Quando o valor é baixo, tendendo para zero, a solução é classificada com ácida; e quando o pH é acima 7, tendendo para valores maiores, a solução é chamada de alcalina. Como a gordura é um ácido graxo, possui um pH muito baixo, logo, para limpá-la, você precisa de uma solução ácida. Assim, o desengraxante alcalino entra em ação!

Ademais, é por isso que o desengraxante alcalino é largamente usado na indústria, pois o produto possui a maior resposta à limpeza de graxa, gorduras e deposições de óleos, de forma rápida e fácil, sem deixar resíduos.

Quais as vantagens dos desengraxantes alcalinos?

tudo sobre desengraxantes alcalinos

Os desengraxantes alcalinos, como vimos anteriormente, têm diversas aplicações na indústria e ajudam a limpar as gorduras e sujeiras mais difíceis, de forma segura e sem ser agressivo ou abrasivo. Portanto, antes de saber se é um bom investimento para a sua fábrica ou limpeza de qualquer local, precisamos ver com mais detalhes quais as vantagens deste produto.

Alguns dos benefícios do desengraxante alcalino são, por exemplo:

  • Ótima capacidade de limpeza, logo, é ideal para cozinhas industriais, cozinhas e restaurantes profissionais, indústria, fábricas, maquinários, etc;
  • Tira as sujeiras mais difíceis de serem limpas, como as gordurosas e oleosas;
  • Dilui fácil na água, ou seja, é uma opção econômica e fácil de usar;
  • Faz pouca espuma, logo, tem menos chances de causar alergia pelo cheiro ou contato;
  • É fácil de enxaguar do local aplicado;
  • Baixa toxicidade, logo, é mais seguro de usar nas limpezas;
  • Econômico, pois pouca quantidade diluída já limpa grandes ambientes;
  • É biodegradável e não inflamável;
  • Faz a limpeza de deposições oleosas com maestria;
  • Não é abrasivo;
  • etc.

Quais são as aplicações do desengraxante alcalino na indústria?

Portanto, agora que você conhece um pouco mais sobre o desengraxante alcalino e suas vantagens, deve estar se perguntando: “Mas, quais as aplicações do produto?”. Então, é isso que vamos ver agora!

O desengraxante alcalino industrial tem muitas indicações de uso, mas estas são as principais:

  • Para remoção de óleo e graxa dos motores, peças, estruturas metálicas, chassis, etc.;
  • Para remoção de gordura de pisos, coisas e balcões de cozinhas profissionais, tornando o local mais seguro para os colaboradores;
  • É usado para substituir o uso de produtos mais agressivos e abrasivos usados na limpeza, que podem até mesmo causar alergias ou problemas maiores;
  • Quando é necessária uma limpeza rápida e eficiente de um local engordurado.

Como usar o desengraxante alcalino na indústria?

Usar o desengraxante alcalino é o segredo para acabar com as sujeiras e deposições de óleo no seu ambiente, sem deixar nenhum resquício. Alguns limpadores de gordura possuem a característica de deixar um pouco de gordura no solo, logo, podem acontecer alguns acidentes com os colaboradores, que podem ser evitados com o uso do produto certo.

Para isso, é de extrema importância saber como usar o desengraxante para limpeza, e assim, economizar o produto e não ter maiores problemas. Para usar o seu desengraxante, siga as seguintes diluições:

  • Para o desengraxe leve, faça a diluição de 2% a 5% em volume. Essa diluição é indicada para limpeza de equipamentos em geral e pisos.
  • Para o desengraxe médio, faça a diluição de 5% a 15% em volume. Essa diluição é indicada para limpar chassis, motores, etc.
  • Para o desengraxe pesado, faça uma diluição maior que 15% em volume. Essa diluição é indicada para peças e equipamentos industriais com bastante graxa ou alto teor de óleo.

Seguindo essas indicações de diluição, não haverá erro na hora da limpeza. Além disso, você economiza a quantidade de produto usado, logo, uma embalagem vai durar por muito tempo. Ademais, seguir as recomendações evita acidentes sérios, como toxicidade (apesar de ser um risco baixo, se usar mais do que o necessário do produto, pode acontecer).

Conclusão

A ServiLub trabalha com a distribuição de lubrificantes e produtos MRO AW Chesterton, entregando produtos que auxiliam na constante manutenção das máquinas, como a lubrificação, e também com a distribuição de desengraxantes, ideais para fazer a limpeza de ambientes industriais da melhor maneira. 

Se você deseja utilizar os melhroes desengranxantes e lubrificantes do mercado, entre em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br.

Estamos esperando o seu contato, iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre os desengraxantes alcalinos, para que juntos façamos a melhor escolha para a sua limpeza industrial! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.