Manutenção de Motores Elétricos – Como fazer?

Corrente em motor elétrico

A Manutenção de Motores Elétricos é uma das tarefas mais essenciais para a vida útil desses equipamentos.

Além disso, ela é a responsável por evitar possíveis falhas e garantir um melhor funcionamento dos motores industriais.

Um sistema de manutenção mais econômico, maior duração de vida da máquina, aumento na produtividade e melhora do funcionamento, são apenas alguns dos benefícios trazidos através da manutenção.

Se você se interessa pelo assunto e deseja saber de tudo relacionado a ele, não deixe de ler o artigo até o final. Confira!

Motor Elétrico
Motor Elétrico

Para que serve a Manutenção de Motores Elétricos?

A função básica da manutenção de motores elétricos é prevenir as máquinas de futuras falhas.

Por esse motivo, essa atividade precisa analisar a situação do motor e prever os problemas os quais o equipamento pode sofrer para que, dessa forma, possa evitá-los.

Porém, isso só ocorre no caso da manutenção preventiva de motores elétricos, que apesar de mais recorrente, gera menos gastos do que a manutenção corretiva, por exemplo.

A frequência ideal para realizar a manutenção preventiva é de dois em dois meses, tempo que deve ser reduzido caso o motor elétrico se encontre em condições mais críticas.

Os benefícios de realizar a manutenção periódica são diversos, mas podemos citar como os principais a maior qualidade de operação, a prevenção do equipamento, economia e elevação do desempenho da máquina.

Ainda vamos explicar melhor sobre as diferenças entre a manutenção preventiva e corretiva, para você entender melhor sobre elas.

Mas, primeiro, que tal saber um pouco mais de como acontece a manutenção de motores industriais?

Como ocorre a Manutenção de Motores Industriais?

Com o aumento de demandas na indústria e, por consequência, a crescente quantidade de motores elétricos atuando nos meios de produção, a manutenção desses equipamentos se torna cada vez mais necessária.

Para começar, existem diversos tipos de motores elétricos que atuam em diferentes setores industriais, e cada um deles devem ser tratados de forma diferente.

Saiba mais sobre os tipos de motores industriais clicando aqui!

Os serviços de manutenção industrial são realizados, geralmente, por profissionais com muita experiência nesse tipo de trabalho.

Assim, alguns tipos de manutenção conseguem prever e evitar que a máquina passe por falhas mecânicas, enquanto outros são utilizados para consertar problemas já ocorridos.

Dessa forma, a manutenção de motores elétricos aponta as principais causas de falhas que ocorrem com maior frequência, como:

  • Consumo descontrolado de energia
  • Ruídos em excesso
  • Desgaste e corrosão precoce de peças
  • Aquecimento excessivo do equipamento
  • Entre outras.

Tipos de Manutenção de Motores Elétricos

Corrente em motor elétrico
Motor Elétrico

Existem basicamente duas maneiras de se realizar a manutenção de motores elétricos. A escolha de uma delas vai depender do estado em que se encontra o motor, mas, as duas são eficientes e entregam um melhor funcionamento da máquina. São elas:

  1. Manutenção preventiva: a manutenção preventiva de motores elétricos é muito vantajosa para o profissional que a escolheu. Isso porque este tipo de manutenção não ocorre após as falhas dos motores industriais, mas sim antes, no intuito de evitar que futuros problemas ocorram. Assim, o responsável pela manutenção pode analisar quais peças do equipamento podem falhar futuramente e resolver esse problema antes mesmo dele ocorrer.
  2. Manutenção corretiva: ao contrário da primeira, a manutenção corretiva de motores elétricos ocorre após o surgimento das falhas no equipamento, servindo para consertar esses problemas de forma rápida. Nesses casos, normalmente o cliente procura um meio de contato urgente com uma empresa de serviços industriais, logo após a máquina sofrer algum dano. A empresa, por sua vez, fica responsável por fazer uma avaliação e o trabalho necessário para colocar as coisas no eixos e fazer a máquina voltar a funcionar.

Para este tipo de trabalho, existem empresas especializadas no mercado que oferecem serviços de manutenção industrial.

Por isso, o mais indicado é contar com a ajuda destes profissionais, visto que, fazer uma manutenção por conta própria sem entender muito do assunto pode trazer sérios riscos para o seu motor elétrico.

E, além disso, a alta qualificação dos profissionais envolvidos nesse tipo de trabalho é essencial para o bom funcionamento das máquinas e para a resolução total do problema.

Manutenção de Motores Elétricos – Primeiros passos

Para começar a planejar a manutenção dos motores e adquirir os materiais e profissionais necessários para isso é preciso, primeiro, saber que o objetivo da manutenção é prolongar a vida útil dos equipamentos.

A equipe responsável por realizar a manutenção segue todas as normas e regulamentos do trabalho, utilizando as ferramentas e os métodos adequados para o motor elétrico.

Cada um desses motores possui suas próprias especificações e exigências, que variam de acordo com o tipo de equipamento.

Então, para começar, é necessário que a máquina passe por um diagnóstico, realizado por meio de testes e observações, que especifique cada detalhe de seu funcionamento e quais são as necessidades do motor.

Outro passo importante para começar a planejar a manutenção de motores elétricos é contar com o auxílio de profissionais especializados.

Com a ServiLub você realiza a manutenção de seus equipamentos industriais de forma rápida e segura, aumentando a vida útil das máquinas e a produtividade do seu negócio.

A empresa é especializada na prestação de serviços de lubrificação e manutenção industrial, tendo mais de 20 anos de atuação nesta área.

Não perca tempo, entre em contato pelo email comercial@servilub.com.br ou ligue para o número (27) 3256-1025 e agende uma conversa.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress
Seu carrinho