Acesso por Corda: Um Método Seguro?

O acesso por corda é um método de segurança para trabalhos em locais de difícil acesso, ou trabalhos em altura.

É uma técnica que garante a segurança dos colaboradores e facilita o serviço, para que os operários possam atuar com maior confiabilidade e eficiência.

O método é um dos mais utilizados pelo alpinismo industrial e oferece diversas vantagens. Neste artigo você vai descobrir o que é o acesso por corda, quais vantagens ele oferece e onde é utilizado.

O que é o Acesso por Corda?

Acesso por corda para limpeza de janelas
O acesso por corda é utilizado em trabalhos em altura, como a limpeza de janelas ou em construções civis.

O acesso por corda é uma estratégia segura para realizar trabalhos em altura, onde as cordas, ou outro equipamento parecido, são utilizadas para dar acesso a um local ou posição em que é necessário trabalhar.

A utilização do método oferece diversas vantagens. Dentre elas, uma das principais está na segurança e rapidez na execução do serviço.

A utilização da corda facilita o alcance a lugares que os trabalhadores possuem dificuldade em chegar, causando um impacto mínimo em outras operações.

Outro fator favorável em utilizar a corda é a redução do tempo de trabalho e dos riscos que uma atividade pode apresentar.

Por isso, quando comparado com outros métodos de acessibilidade, o acesso por corda fica na frente em algumas características.

Mas, quando falamos de trabalho em altura, existem diversos objetivos e necessidades relacionados ao uso de um equipamento.

O principal objetivo de quem trabalha com o método é finalizar um trabalho de forma eficiente, segura e com o mínimo de ocorrências perigosas.

Por este motivo, é necessário um planejamento detalhado e bem feito, para entender e atender as necessidades de utilização do acesso por corda. Entenda mais sobre isso a seguir:

Como a Técnica Funciona?

O processo é simples e fácil de explicar. Não é nada muito complexo e o próprio trabalhador pode fazer antes de iniciar o serviço.

O acesso por corda pode acontecer por cima ou por baixo, sendo a primeira opção um pouco mais fácil do que a segunda.

Basicamente, o trabalhador instala as cordas de progressão e segurança e, dessa forma, permite que os demais colaboradores façam o restante do serviço.

O Acesso por Corda é o mais indicado para:

  • Locais de difícil acesso
  • Instalações de meios externos inviáveis, como andaimes
  • Locais sem proteção coletiva, como guarda-corpos ou redes
  • Trabalhos que apresentam riscos para a propriedade ou ambiente
  • Trabalho pontual que não pede a construção de grandes estruturas.

Sem sombra de dúvidas, uma das situações que o acesso por corda é mais indicado é quando faz-se necessária a chegada em locais de difícil acesso.

Como geralmente estes locais apresentam riscos maiores de acidentes, é crucial poder contar com equipamentos de segurança deste tipo.

O acesso por corda não só oferece segurança para apenas um indivíduo, como para todos os envolvidos na execução de uma atividade.

Quais são as Vantagens do Acesso Por Corda?

São muitas as vantagens em trabalhar através do acesso por corda.

Como uma das principais podemos citar a segurança, eficiência e rapidez com que se pode executar uma atividade, utilizando o método.

Com o acesso por corda, os operários são capazes de chegar a localizações de difícil acesso, e conseguem fazer isso bem mais facilmente.

Além disso, o impacto ao ambiente e às áreas ao redor do local de trabalho são bem menores, quando comparados aos de outras estratégias.

Quem pode executar o método?

O acesso por corda é uma técnica que só pode ser executada por profissionais devidamente treinados, qualificados e certificados.

Para isso, existem cursos de habilitação para executar o método. As entidades que oferecem esses treinamentos devem ser analisadas e contar com a ISO 17.024, que é a norma que estabelece os requisitos gerais para que se possa certificar profissionais.

Logo, as certificações mais reconhecidas do mercado pertencem à Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção e à Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda.

É preciso fazer treinamento de acesso por cordas para trabalhar em planos inclinados?

A Norma Regulamentadora para trabalhos em altura (NR35) diz que isso dependerá da análise de risco e da avaliação dos profissionais de segurança do trabalho.

Por isso, é necessário que os operários fiquem atentos a algumas características do trabalho que será realizado.

Deve-se observar, por exemplo, se o profissional consegue ficar de pé sobre a inclinação do terreno. Se ele conseguir, a corda funciona apenas como linha de vida e o operário não precisará de treinamento.

Porém, se não for possível que ele fique de pé sem o suporte da corda, ele deve ser treinado para executar o serviço.

Onde o Acesso por Corda é usado?

A técnica também pode ser usado em ambientes naturais, aliás, o material não é prejudicial à natureza.

A IRATA, uma associação comercial global do setor do trabalho em altura, desenvolveu o acesso por corda industrial nos últimos 25 anos, tornando-o um dos meios de acesso mais escolhidos nas indústrias.

Hoje é possível utilizar o acesso por corda em diversos tipos de trabalho em altura, desde a construção de grandes edifícios ao uso constante em um complexo industrial.

As cordas também são muito utilizadas no ambiente natural, podendo garantir a estabilização e acesso rápido e seguro em locais de difícil acesso.

Experiência, segurança e confiabilidade

O acesso por corda é uma das especialidades do alpinismo industrial, uma atividade que exige um amplo conhecimento da legislação que rege essa área de atuação.

Além disso, para garantir a segurança e a confiabilidade dos trabalhos em altura, é necessário obedecer rigorosamente todas as obrigações apresentadas pela Norma Regulamentadora.

Por este motivo, é importante atentar-se a diversos fatores e comprometer-se a realizar um trabalho de qualidade, em que a segurança dos operários esteja garantida.

A ServiLub é especialista em alpinismo industrial e conta com mão-de-obra certificada e qualificada, capaz de atuar com segurança no trabalho em altura.

Se deseja ter a garantia de uma obra segura, ágil e mais econômica, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para o seu projeto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.