Como Desenferrujar Rolamento: Veja algumas dicas!

Veja as dicas de como desenferrujar rolamento

Manter os cuidados básicos com o maquinário requer atenção e a escolha dos melhores produtos. Dessa forma, mantemos o funcionamento em dia e evitamos problemas maiores. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como desenferrujar o rolamento da forma correta, ou ainda, quais são os produtos indicados e com qual periodicidade precisamos fazer essa limpeza.

São muitos os produtos no mercado hoje em dia, e dessa forma, escolher o que não é mais adequado para limpeza ou o desenferrujar do rolamento pode causar problemas e gastos desnecessários. Ademais, o uso de produtos errados pode até mesmo danificar o maquinário, sabia?

Dessa forma, se torna extremamente importante saber como fazer a manutenção e todos os detalhes a respeito. Quer saber mais sobre a limpeza de rolamentos e as principais dicas de como fazer da forma correta? Continua com a gente!

Qual é a importância da limpeza dos rolamentos?

Ao levar em consideração a importância da limpeza, devemos saber que a limpeza dos rolamentos industriais é mais do que essencial para a otimização dessa peça, seu bom uso e vida útil. Esse processo tecnológico e de cuidado ajuda não só a manter o funcionamento, mas também a economizar com novas peças ou com a manutenção de problemas maiores.

Esse procedimento pode ser feito em todos os tipos de rolamento do mercado ou ainda, nos autocompensadores de rolo, a partir de 100 mm.

Os rolamentos são usados nos mais diversos modelos de máquinas, como os veículos pesados, portos, trens, prensas e também nos setores de subsistência, como álcool, açúcar, celulose, mineração, papel, etc. Ao manter esse processo em dia, você melhora o tempo de resposta da peça e também o atendimento do seu maquinário em relação às demandas. Dessa forma, o prazo de entrega é reduzido em até 90% com o bom uso e limpeza do rolamento!

Com essa limpeza, você faz a restauração da peça, do seu funcionamento, e ainda permite uma série de reajustes em séries. Isso impacta positivamente a esteira de trabalho e os resultados obtidos. Nesse processo, você retira não só a ferrugem, mas também a oxidação, a rugosidade, o desgaste pela concentração de fadiga ou carga, risco de falhas e superaquecimento.

Como desenferrujar rolamento e quais produtos devemos usar?

saiba como desenferrujar rolamento

Para fazer a limpeza dos rolamentos, você pode usar uma série de produtos, desde que a limpeza seja feita por um profissional ou alguém experiente na prática. Dessa forma, você garante a eficácia da limpeza e a segurança do procedimento. Ademais, fazer a limpeza de forma amadora pode trazer riscos à sua saúde e vida, e também dos seus colaboradores.

Para desenferrujar os rolamentos, o ideal é usar limpadores com o perfil desengraxante, que tem um alto desempenho de limpeza. O produto pode ser usado para limpeza dos rolamentos industriais e também em engrenagens, motores de veículos e outras peças em geral. Esse produto é formulado para remover sujeiras mais difíceis, como gordura, resíduos de superfícies, graxa, óleo, etc., além de ser biodegradável e ecológico.

No processo, é importante citar que precisamos limpar todos os componentes do rolamento, dando um cuidado especial para os anéis internos, externos e claro, os rolos. Para isso, o produto precisa ser desmontado e assim, limpo de forma integral. 

O álcool isopropílico também pode ser usado (sozinho se a limpeza estiver em dia, e como segundo passo caso haja uma limpeza prévia). Esse tipo de álcool é o mais apropriado para a limpeza, pois a sua porcentagem de água é menor do que um e não oxida as peças. Como tem a evaporação ultra rápida, não há o risco de provocar chamas.

Agora que você já sabe como desenferrujar e limpar os rolamentos, é importante saber, também, quais são os produtos que não devem ser usados nesse processo. Caso contrário, podem afetar o funcionamento do maquinário ou até mesmo da peça como um todo. Vamos lá? 

Para a limpeza e tirar a ferrugem dos rolamentos, não devemos usar produtos derivados do petróleo, desengripantes (wd40, como são conhecidos), aguarrás, água e sabão. Vale a pena citar que os derivados de óleo não devem ser usados por serem agressivos, tóxicos, poluentes e acima de tudo, inflamáveis. 

Se um pouco do produto ficar no rolamento, acidentes graves podem acontecer, e ainda, prejudicar a vida útil do rolamento e colocar a vida dos seus colaboradores em risco. O restante dos produtos citados não devem ser usados por motivos semelhantes, e principalmente por diminuírem a vida útil dos rolamentos.

Conclusão

Ufa, são muitas informações importantes, não é mesmo?

Depois de entender e ver as a importância de desenferrujar rolamento e manter a limpeza em dia, e ainda, quais produtos você pode usar ou não, fica mais fácil assimilar a importância dessa manutenção e colocá-la no dia a dia da indústria!

A ServiLub é especializada em manutenção industrial de todos os tipos, e a limpeza de rolamentos e desenferrujar as peças é uma das principais especialidades. Nós te ajudamos a manter o funcionamento dos seus rolamentos e peças, e também otimizamos o seu tempo e dinheiro, evitando que a oxidação e a ferrugem fiquem nos rolamentos de uma forma difícil de tirar.

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral. E isso inclui a limpeza dos rolamentos e também mantê-los desenferrujados. Dessa forma, mantendo a manutenção em dia não há como deixar que deixem as impurezas mudarem o funcionamento da máquina e do rolamento. 

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com a limpeza do rolamento e também com a retirada da ferrugem, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do maquinário, rolamento e suas peças.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.