Como remover óleo e graxa de peças: dicas e melhores produtos

saiba como remover óleo e graxa de peças

A limpeza das peças do maquinário é uma das partes mais importantes para que o mesmo continue funcionando corretamente. Dessa forma, evitamos problemas maiores, como a necessidade de trocar as peças, uma manutenção mais demorada e cara ou ainda, uma pane total que pare os serviços da indústria. Com isso, os profissionais da área de manutenção vêm estudando cada vez mais sobre como remover óleo e graxa de peças, e dessa forma, fazer o processo da forma mais segura possível.

Entretanto, mesmo que a graxa e o óleo tenham funções importantes para as peças de uma máquina, como a lubrificação, não devem ser usados em excesso. Também, devem ser removidas periodicamente, por meio da limpeza, e reaplicadas. Assim, as funções do maquinário ficam preservadas e você tem em mãos mais vida útil para a sua indústria.

Quer saber mais sobre como remover óleo e graxa das peças, o passo a passo e mais informações sobre como cuidar das suas máquinas industriais? Vem com a gente!

Como remover óleo e graxa de peças?

dicas de como remover óleo e graxa de peças

Existem diversos produtos que podem ser usados para este fim. Contudo, usar os mais indicados para manter a segurança do maquinário é a melhor pedida, pois dessa forma, irá assegurar o bom funcionamento e vida útil do aparelho. Confira abaixo alguns dos produtos que podem ser usados para a remoção de óleo e graxa das peças, e como fazer o processo corretamente. Vamos lá?

Limpa freio

O limpa freio, nome dado ao desengraxante sem acetona de alta eficiência e sem enxágue, é sem sombra de dúvidas uma das formas mais efetivas de limpar as peças do seu maquinário. Esse produto limpa de forma rápida, uniforme e sem agredir a superfície. Além disso, limpa muito mais rápido que as outras fórmulas comuns, pois é capaz de quebrar o óleo e a gordura em poucos segundos. Com a alta pressão que ajuda na limpeza mecânica, limpa muito mais com pouca quantidade de produto. Como é um desengraxante sem acetona, não danifica superfícies pintadas, borrachas e plásticos.

O modo de usar o limpa freio é simples e consiste em pequenos passos. A primeira coisa a ser feita é aplicar o produto diretamente sobre a peça, a mais ou menos uma distância de 20cm. Aguarde a secagem do produto, que se dá em segundos, e caso a superfície da peça esteja muito suja, repita essa aplicação. Depois disso, é só esfregar o produto com auxílio de uma esponja. Não se esqueça de usar luvas!

Desengraxantes à base de solventes orgânicos

Contudo, nem sempre as opções com menos química serão as mais eficazes para você. Isso dependerá do tipo de óleo ou acúmulos minerais que iremos encontrar nas peças do maquinário. Logo, caso seja um alto índice de graxa e sujeiras mais difíceis de tirar, os desengraxantes à base de solventes orgânicos podem ser a melhor opção! Com alto poder de limpeza, esse produto limpa as peças de maneira eficaz e retira todo acúmulo de gordura, por meio da sua ação de quebra da graxa e do óleo. Como leva solventes em sua composição, o desengraxante à base de solventes tem uma volatilidade maior, ou seja, evapora mais rápido. Dessa forma, após limpar as peças, seca rapidamente, sem oferecer riscos caso a peça seja inserida novamente na máquina.

O que são os desengraxantes e quais são as suas vantagens?

Como citamos acima, o desengraxante é o principal produto para limpar e remover óleo e graxa de peças industriais. Por isso, saber o seu conceito é muito importante, pois dessa forma, compreendemos o modo de uso de forma mais prática, não é mesmo?

O desengraxante é um produto de limpeza completo com princípios ativos em sua fórmula que permitem remover os materiais insolúveis em água. Estes podem ser a cera, resina, alcatrão, lubrificantes, óleo e graxa, por exemplo. Seu uso pode ser doméstico também, mas na grande maioria das vezes, encontramos a sua maior aplicação no dia a dia industrial. 

As vantagens de usar o desengraxante são muitas, e vão além da limpeza e remoção de óleo e graxa das peças, rolamentos e demais partes de uma máquina industrial. Por isso, todo colaborador ou profissional da área deve ter um desengraxante perto de si, e assim, manter os cuidados com o maquinário em dia. 

Algumas das principais vantagens do desengraxante são, por exemplo:

  • Mais segurança para o colaborador;
  • Mantém o funcionamento e a vida útil das peças;
  • Evita manutenções mais caras;
  • Evita o acúmulo de óleo nas partes mais pequenas da máquina;
  • Ajuda a desinfetar e desodorizar as peças e as máquinas;
  • Asseguram a limpeza do que é preparado nas máquinas industriais;
  • Fácil aplicação e uso,
  • etc.

Conclusão

A ServiLub é especializada em lubrificação industrial e trabalha com a distribuição de lubrificantes, desengraxantes e outras especialidades da Chesterton. A Chesterton trabalha com lubrificantes industriais resistentes a ataques químicos, desengraxantes de alta potência para a remoção de óleo e graxa das peças e produtos específicos para manutenção das suas máquinas. Nome conhecido internacionalmente pela sua excelência e variedade, é com certeza uma das formas mais inteligentes e econômicas de cuidar da lubrificação e manutenção do seu maquinário. 

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, e também das peças, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral e isso inclui a remoção de resíduos antigos de graxa e óleo. Dessa forma, mantendo a manutenção em dia e investindo em produtos Chesterton, evitamos panes ou problemas maiores, como a parada forçada das operações da fábrica, por exemplo.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com produtos para remoção de óleo e graxa das peças, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do seu maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.