Para que serve graxa de silicone: descubra agora

para que serve graxa de silicone? veja mais aqui

Para manter a indústria em pleno funcionamento e com o maquinário em dia com as suas funções, muitos cuidados devem ser mantidos e um deles é saber os principais produtos a serem usados nessa manutenção. Dessa forma, evitamos panes e problemas mais difíceis de serem resolvidos. Portanto, uma das buscas mais comuns na internet envolvendo esses cuidados tem sido “para que serve graxa de silicone?”, e assim, entender o seu uso e importância.

Contudo, por ser uma questão bastante técnica, nem sempre é fácil achar material que esclareçam essa dúvida, e de igual forma, que sejam acessíveis em sua linguagem. Pensando nisso, separamos os principais usos da graxa de silicone, seu conceito e aplicações no dia a dia industrial. Vamos lá?

Para que serve a graxa de silicone?

descubra o que é graxa de silicone aqui

Antes mesmo de saber o que é a graxa de silicone, suas aplicações e vantagens, é de extrema importância entender para que serve ela serve, e dessa forma, usar sempre na manutenção e cuidados diários na indústria e no seu maquinário. Os principais objetivos da graxa de silicone, são, por exemplo:

Serve para garantir o bom funcionamento dos equipamentos

Sem a graxa de silicone, podem acontecer problemas como faíscas internas, desgastes, mau funcionamento ou até mesmo pane no sistema. É um item indispensável no dia a dia industrial e das assistências eletrônicas.

Assegura o isolamento e vedação

Por ser a prova d’água, a graxa de silicone garante que a vedação e isolamento das suas peças e máquinas esteja sempre em dia, e com isso, diminuir problemas ou até mesmo gastos desnecessários com novas peças, que poderia ser prevenido com o uso constante da graxa. É usado também, em assistências técnicas, como forma de vedação dos circuitos elétricos de aparelhos eletrônicos.

Diminuir o atrito das peças e reduzir desgastes, avarias da máquina

No dia a dia da indústria, ao desempenhar o seu papel, as máquinas naturalmente sofrem desgastes em suas peças, contudo, esse processo pode ser amenizado com o uso da graxa de silicone, que previne que o desgaste seja acelerado por conta da falta de lubrificação.

Diminuir o custo de manutenção ou compra de novas pessoas

A manutenção de uma peça ou máquina pode ser muito mais custosa se a lubrificação e o uso da graxa de silicone não estiverem em dia. Além disso, a substituição de peças pode ser evitada com o uso do produto, que mantém a vedação em dia.

A graxa de silicone serve para outros fins?

Além de todos os fins que citamos acima, é importante listar que a graxa de silicone serve também para:

Reduzir a temperatura da máquina no uso

Muitas máquinas, durante seu tempo de uso em um dia de trabalho, vão aumentando sua temperatura interna, o que favorece processos de desgaste maior nas peças, principalmente nos rolamentos. Dessa forma, a graxa de silicone ajuda a prevenir o superaquecimento e os danos causados pela temperatura elevada.

Prolonga a vida útil

Assim como vimos nos tópicos anteriores, a manutenção com a graxa de silicone é ideal para manter as máquinas funcionando da melhor maneira possível. Dessa forma, sua vida útil é prolongada e poderá usufruir das funcionalidades do maquinário por muito mais tempo.

Além disso, a graxa de silicone serve para lubrificar válvulas e sistemas inteiros de alto vácuo, proteger as superfícies metálicas, proteger de forma permanente as peças da corrosão, tornar a peça resistente a oxidação, tornar a superfície mais aderente, evitar a necessidade de relubrificação frequente, etc.

Dessa forma, concluímos que a graxa de silicone tem diversos usos importantes dentro da indústria, e que a sua performance faz a diferença no desempenho das máquinas e peças do dia a dia industrial. Sendo assim, deve ser um produto de uso periódico em qualquer indústria, e também deve ser feito por um profissional experiente na área, que conheça as melhores opções.

O que é a graxa de silicone e quais são as suas aplicações?

A graxa de silicone é um tipo de lubrificante de uso industrial, que vem da aditivação dos polímeros de silicone. Usada de forma ampla para proteger superfícies de metal e o superaquecimento interno das máquinas, é feita de derivados do petróleo, e também com fórmula engrossada por diversos tipos de sabão.

Suas vantagens no meio industrial são muitas, como:

  • É resistente a produtos químicos corrosivos;
  • Ajuda a estabilizar as peças contra oxidação;
  • É resistente à radiação e a lavagem com ação;
  • Não é inflamável;
  • É isolante térmica e elétrica;
  • Tem um ótimo desempenho mesmo em condições extremas
  • É resistente a longo prazo, etc.

Suas aplicações no meio industrial, assim como as vantagens de uso, também são muitas. Como exemplo: vedação de juntas e flanges, que são peças expostas, vedação contra vibração e colagem, vedação de componentes elétricos e eletrônicos, vedação de isolamento e envasamento, lubrificação de dispositivos e máquinas industriais, etc.

Conclusão

A ServiLub é especializada em lubrificação industrial e trabalha com a distribuição de lubrificantes e outras especialidades da Chesterton. A Chesterton trabalha com lubrificantes industriais resistentes a ataques químicos, desengraxantes de alta potência e produtos específicos para manutenção das suas máquinas. Nome conhecido internacionalmente pela sua excelência e variedade, é com certeza uma das formas mais inteligentes e econômicas de cuidar da lubrificação e manutenção do seu maquinário. 

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, e também das peças, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral e isso inclui o uso periódico da graxa de silicone. Dessa forma, mantendo a manutenção e investindo em produtos Chesterton, evitamos panes ou problemas maiores, como a parada forçada das operações da fábrica, por exemplo.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com o uso da graxa de silicone, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do seu maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.