Filtragem de óleo: tudo que você precisa saber

filtragem de óleo - o que é e importância

Manter o maquinário de uma indústria sempre bem cuidado, por mais que seja uma tarefa desafiadora, é o melhor para a otimização do seu dinheiro e tempo. Dessa forma, uma das práticas que devem estar sempre na rotina de manutenção é a filtragem de óleo, que evita com que resíduos contaminantes diminuam o desempenho das máquinas.

Quer saber mais sobre a filtragem de óleo, quais são os seus tipos e quais são as vantagens? Vem com a gente e descubra tudo!

O que é filtragem de óleo e qual é a sua importância?

De forma resumida, a filtragem de óleo é uma técnica usada manutenção preditiva, e que cada vez mais é usada no dia a dia das indústrias, melhorando os custos com as máquinas e até mesmo o desempenho das mesmas. Sendo assim, funciona ao processar as partículas sólidas de contaminantes e eliminar o máximo possível de impurezas.

Com o avanço da tecnologia, as engrenagens e peças das máquinas estão ficando cada vez menores, e com isso, o seu funcionamento muda. Dessa forma, essa mudança impacta diretamente na facilidade com as novas máquinas têm de ser afetadas por resíduos contaminantes que estão suspensos nos fluidos.

De acordo com especialistas, 80% de todas as falhas no maquinário são causadas por fluídos contaminados. Por isso, a filtragem se faz de extrema importância para manter o funcionamento das máquinas, e também, o monitoramento e o controle dessa contaminação diminui problemas e falhas nas máquinas que isso pode causar.

A importância da filtragem de óleo se dá pela diminuição da probabilidade de problemas nas máquinas, vindo da contaminação dos óleos. Assim, a manutenção e a filtragem asseguram o funcionamento e a vida útil do maquinário

Quais são as vantagens da filtragem de óleo?

As vantagens de manter a filtragem de óleo sempre em dia em suas máquinas são muitas, e ao entendê-las a fundo, poderá investir sem medo e sem preocupações na checagem periódica das suas máquinas. Confira alguns dos principais benefícios da filtragem de óleo:

Evita a perda de produtividade das máquinas e paradas desnecessárias

Engrenagens enguiçadas e outros problemas por falta de filtragem de óleo podem causar pausas desnecessárias no turno de trabalho, logo, há a ociosidade de trabalhadores e a perda de produtividade padrão do dia a dia. Tudo isso pode ser evitado se manter a filtragem de óleo em dia!

Previne o desgaste precoce das peças e engrenagens

filtragem de óleo - quais são os benefícios

Muitos custos com as máquinas industriais vem da falta de manutenção, lubrificação e filtragem de óleo. Logo, estando no controle do funcionamento do maquinário, você pode evitar esses problemas e manter todas as máquinas em perfeito funcionamento.

O desgaste, também, é algo que pode ser prevenido com a filtragem de óleo, pois os resíduos contaminantes podem forçar o funcionamento das engrenagens e peças, e assim, causar problemas posteriores.

Otimiza o seu tempo e seu dinheiro

Assim como citamos, a filtragem de óleo evita manutenções de emergência e oxidação das peças, logo, o seu dinheiro fica protegido desses problemas. De igual forma, seu tempo é otimizado, sem se preocupar com o desempenho da máquina.

Evita falhas e problemas inesperados, que precisam acionar a manutenção emergencial

Esperamos, no dia a dia da empresa, que tudo saia nos conformes durante a rotina. Contudo, uma falha ou problema inesperado podem bagunçar toda produtividade e afazeres da sua equipe, precisando acionar manutenção emergencial. Nesse caso, a melhor pedida é manter a filtragem de óleo em dia.

Quais são os tipos de filtragem de óleo?

Hoje em dia, há dois principais tipos de filtragem de óleo. A primeira é conhecida com filtragem de profundidade, em que as partículas sólidas, que são mais densas, se separam facilmente do óleo por deposição, por meio dos poros do filtro. Aqui, o filtro tem espessura mínima de 100 vezes maior do que as partículas filtradas, dessa forma, retém até mesmo as partículas microscópicas.

Já o segundo tipo de filtragem é a de superfície, em que é feito um papel ou tecido com resina hidrofóbica (repelente de água), e é usado em superfícies maiores, em que a filtragem de óleo tem uma restrição mais baixa e exige uma filtragem mais fina.

Como acontece a contaminação do óleo?

Por mais que os cuidados estejam sempre em dia e todas as portas de entrada para a contaminação estejam fechadas, é muito difícil evitar com que o óleo das máquinas não sejam contaminados. Dessa forma, a contaminação pode acontecer por diversos meios, como:

  • Poeiras e partículas sólidas e densas geradas pelo desgaste interno da máquina;
  • Filtro da máquina sujo ou que não é trocado há muito tempo;
  • Poeiras e partículas que entram pelo filtro do ar;
  • Vazamentos do sistema;
  • Vedação com problemas;
  • Na hora da troca, transporte ou transferência do novo óleo;
  • Durante o abastecimento ou manutenção da máquina,
  • etc.

Depois de entender e ver as vantagens e também como acontece a contaminação, fica mais fácil entender a importância dessa manutenção e colocá-la no dia a dia da empresa!

Conclusão

A ServiLub é especializada em manutenção e lubrificação industrial de todos os tipos, e a filtragem de óleo é uma das principais especialidades. Nós te ajudamos a manter o funcionamento do seu maquinário e otimizamos o seu tempo em dinheiro, evitando a contaminação do óleo.

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, vem da falta de cuidados com a filtragem de óleo, que deixam as impurezas mudarem o funcionamento da máquina. Desta forma, os resíduos contaminantes podem desencadear problemas de alto custo em sua máquina, que são facilmente evitados com a manutenção.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com a filtragem de óleo, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.