Lubrificação de Correntes Industriais: O Guia Definitivo

Lubrificantes industriais e suas aplicações

Boas práticas de manutenção e lubrificação são primordiais para a produtividade e vida útil de uma linha de produção. E quando falamos da lubrificação de correntes industriais, o assunto não é diferente.

As correntes industriais são peças chaves na área de automação, e muitas vezes responsáveis diretas pelo funcionamento de máquinas e sistemas. Por esse motivo devem ter atenção especial no quesito manutenção e lubrificação.

Vamos discutir um pouco a importância da lubrificação de correntes industriais e algumas práticas essenciais para a aplicação de uma lubrificação otimizada.

A Importância da Lubrificação de Correntes Industriais

O desgaste das correntes é inevitável.

Com o passar do tempo, os principais pontos de atrito da corrente tornam-se ineficientes, ocasionando perda de produtividade no maquinário em questão, ou até mesmo a completa inutilização do mesmo.

A lubrificação busca não somente aumentar a vida útil da corrente, mas também incrementar a sua produtividade. Uma lubrificação adequada tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia da corrente.

Essa energia pode ser dissipada tanto através de temperatura quanto de som. A lubrificação tem como principal objetivo prevenir justamente o aquecimento e ruído excessivos causados pelo constante atrito da corrente.

Uma boa lubrificação pode estender em até 50 vezes a vida útil de uma corrente, portanto é uma etapa que deve ser devidamente implantada e planejada nas rotinas de manutenção.

Dificuldades no Processo de Lubrificação

Muitas vezes as correntes industriais encontram-se em locais de difícil acesso. Seja devido à dificuldade física do acesso ou às condições insalubres (ambientes úmidos, poeirentos, em alta temperatura ou em constante força centrífuga), a aplicação manual de lubrificantes pode se tornar uma tarefa complicada.

Além disso, para uma melhor lubrificação as correntes devem estar em movimento. Essa combinação de fatores faz com que a automatização e a manutenção preventiva sejam as melhores opções para se lubrificar correntes industriais.

Escolha do Material Correto

Não se trata somente do óleo correto, mas também de que forma ele é aplicado.

Vale lembrar que a utilização de graxa para a lubrificação de correntes industriais não é recomendada.

A graxa, além de promover uma lubrificação ineficiente, pode gerar o acúmulo de resíduos e material sólido entre os pinos e as buchas da corrente.

Parte do trabalho da lubrificação é também limpar as correntes, e a escolha de óleo ou do método de aplicação errado podem ferir esse propósito por completo.

Antes de escolher o óleo correto é preciso fazer um estudo aprofundado com um especialista na área. O objetivo é sempre aumentar a produtividade o máximo possível sem comprometer a integridade da corrente, e para isso a escolha correta de óleo é essencial.

Infelizmente os métodos mais usuais de aplicação de óleo, como pincel e brocha, são ineficientes, porém são os mais difundidos. A utilização desses métodos não promove uma lubrificação ótima, por conta de não promover a limpeza do material sólido presente na corrente.

Opções de Lubrificação de Correntes Industriais

  • Copo com mecha ou com escova
    Essa é a melhor opção para as máquinas em operação contínua. Ela promove ao mesmo tempo a limpeza dos resíduos da corrente e a sua lubrificação.

    Porém, não é possível efetuar a regulagem da quantidade de óleo aplicada na corrente, algo que exige um monitoramento constante do nível de óleo.
  • Copo conta-gotas
    Uma alternativa mais simples, o copo conta-gotas permite uma regulagem mais precisa da quantidade de óleo aplicada na corrente. Também promove a limpeza gradual dos resíduos sólidos.

    Pode ser regulado para a aplicação em máquinas de regime constante ou intermitente, devido a grande variedade de capacidades volumétricas em circulação no mercado.
  • Banho de óleo
    O banho de óleo consiste na imersão completa da corrente em óleo. Esse processo é feito com o auxílio de um cárter, uma espécie de capa que cobre a corrente.

    O óleo presente no cárter banha a corrente de forma contínua, prevenindo inclusive o acúmulo de resíduos. Esse método pode ser aplicado em máquinas de regime constante ou intermitente.
  • Sistema Automatizado
    Umas das melhoes e mais seguras alternativas para a lubrificação de correntes industriais é a implementação de um sistema de lubrificação automatizado.

    A aplicação desse sistema não é simples ou barata. É certamente um investimento que deve planejado com o auxílio de um profissional qualificado.

    No entanto é um investimento que definitivamente vale a pena , principalmente devido ao imenso aumento na confiabilidade e disponibilidade do sistema.
Detalhe de corrente industrial

Escolhendo o Lubrificante Correto

A lubrificação é uma parte fundamental do processo de manutenção de um sistema. Portanto, é uma etapa que dever ser planejada periodicamente, não somente quando houver uma falha.

Esse planejamento inclui, principalmente, a escolha de um lubrificante de qualidade. E atualmente nenhum lubrificante supera o 601 Chesterton no quesito qualidade.

Por mais de 30 anos ele vem sendo considerado a melhor opção de lubrificantes para correntes industriais e cabos de aço. Isso graças ao seu design ímpar que se preocupa em não somente em lubrificar as correntes, mas também em promover a excelência em sua produtividade.

Essa excelência é alcançada graças a capacidade do 601 Chesterton de penetrar até mesmo nos espaços mais estreitos, mantendo as correntes do lubrificadas por um longo período de tempo.

Além disso, sua composição contém aditivos que aumentam a capacidade das correntes de suportar pressão extrema e detergentes que impedem o acúmulo de sujeiras tanto interna quanto externamente.

O auxílio de um profissional de manutenção em combinação com a escolah do lubrificantes correto é primordial para o desenvolvimento de boas rotinas de lubrificação.

O 601 Chesterton é o lubrificantes de escolha aqui na ServiLub, ondo você encontra os melhores profissionais, com mais de 10 anos de experiência na área de montagem e manutenção industrial.

Entre contato agora mesmo através do telefone (27) 3256-1025 ou do email comercial@servilub.com.br e agende uma conversa.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.