Modelos de acoplamentos e suas funções

modelos de acoplamentos - saiba mais aqui

O maquinário industrial depende de algumas variáveis para estar em seu pleno funcionamento. Além da manutenção em dia, lubrificação e mão de obra especializada em seu manuseio, os modelos de acoplamentos usados também são muito importantes nesta equação, principalmente para garantir a vida útil e distribuição do torque, rotação e alinhamento ao longo do funcionamento das máquinas.

Para isso, o ideal é conhecer um pouco mais sobre os principais modelos, e assim, escolher os mais adequados para fornecer o que as suas máquinas industriais precisam para um bom desempenho profissional. Logo, confira ao longo do texto um pouco mais sobre esse componente tão importante e seus principais tipos. Vamos lá?

O que são acoplamentos e qual é a sua função?

O acoplamento é um componente mecânico utilizado na transmissão de torque e rotação, com o principal objetivo de absorver pequenos desalinhamentos e suavizar a partida de acionamento da máquina. É considerado um elemento da máquina, e é comum vê-lo em equipamentos rotativos como elemento de ligação entre o eixo acionado e o eixo motriz.

Como mencionamos, a principal função do acoplamento industrial é transmitir o torque a rotação nos sistemas rotativos, unindo os eixos-motriz e acionado. Contudo, também ajuda a absorver pequenos choques e desalinhamentos durante o uso de diversos tipos de maquinário, tanto desvios angulares como radiais e axiais.

Principais modelos de acoplamentos

Com a evolução da engenharia mecânica e sempre pensando em uma estabilidade e segurança maior para o funcionamento dos maquinários industriais, encontramos, atualmente, os mais diversos tipos de acoplamentos mecânicos. Abaixo, vamos citar um pouco mais sobre cada um deles e suas principais especificações, confira:

Acoplamento flexível

O acoplamento flexível é usado, majoritariamente, quando a intenção é evitar movimentos bruscos no maquinário, e permitir uma suavidade maior na transmissão do torque ou rotação mecânica. Eles podem ser elásticos e não elásticos, e são ideais para indústrias no acionamento dos eixos, já que são torcionalmente flexíveis, logo, compensam todos os tipos de desalinhamentos possíveis.

Assim, é possível compensar quatro tipos de falta de alinhamento que podem levar até mesmo a parada do maquinário, que são o alinhamento do eixo angular, deslocamento, movimento axial ou combinação de dois fatores. Esse modelo é conhecido pela fácil manutenção e por não precisar desmontar o motor para funcionar normalmente.

Acoplamento rígido ou fixo

Esse modelo de acoplamento só é utilizado quando os eixos de um maquinário estão bem alinhados, pois não haverá nenhum elemento flexível entre eles e nenhum acessório elástico. Se não estiverem bem alinhados, o torque será transferido para os eixos, aumentando o risco de uma falha e desgastes prematuros dos componentes do maquinário. Eles podem ser em luva, onde seu furo acomoda os eixos que são fixados em cada lado do acoplamento; flangeados, onde as flanges que são fixadas na extremidade de cada eixo transmitem o torque ou bipartidos, que são usados quando não há necessidade de ter mais facilidade de instalação.

Acoplamento de engrenagem

Esse modelo de acoplamento funciona basicamente como um sistema de engrenagens, transmitindo o torque por meio de cubos com dentes. São indicados para a transmissão de grandes torques e acomodam desalinhamentos de todos os graus e direções, como axial, angular e paralelo. São usados quando há altas velocidade e grandes torques no funcionamento das máquinas, para promover maior vida útil.

Acoplamento de corrente

São semelhantes aos acoplamentos de engrenagem, contudo, contam com a ligação por uma corrente dupla de rolos. São usados em maquinários onde a velocidade é mais baixa ou moderada, mas o torque é alto. Nesse modelo, o torque é transmitido pelo engrenamento dos dentes do acoplamento, na roda dentada, e as folgas do ajuste acomodam pequenos desalinhamentos do tipo axial, paralelo e angular.

Acoplamento de grade

Este modelo de acoplamento conta com um elemento flexível em forma de grade elástica, de onde vem o seu nome. Dessa forma, ele permite com que pequenos desalinhamentos angulares, lineares e radiais sejam acomodados. É usado em máquinas que funcionam em altos níveis de torque e amortecimento e possuem capacidade superior de absorção de vibração em comparação aos demais modelos.

Contudo, para usar esse modelo, é preciso se certificar de que os eixos estejam bem alinhados, para evitar a descompensação do mesmo. Eles têm como uma de suas principais características a lubrificação, por isso, o espaço entre as grades deve estar sempre coberto com uma boa quantidade de graxa especial.

Modelo de acoplamentos: garantem a vida útil e o bom funcionamento do maquinário industrial

Garantir o uso dos acoplamentos mais indicados para cada tipo de maquinário é se certificar da segurança das operações e de todos que estão envolvidos com a cadeia de produção da indústria. Dessa forma, vale a pena escolher com calma e verificar as principais indicações de cada um desses componentes!

Para isso, podemos contar com os serviços especializados de montagem e manutenção industrial  da ServiLub, empresa referência na área, e com rolamentos para alta temperatura de qualidade!

Nós trabalhamos com profissionais qualificados e especializados em montagem industrial, e também, com os melhores modelos de acoplamento, com o intuito de cuidar da qualidade e desempenho dos maquinários, ao usar a essa solução, com os modelos corretos, você irá notar apenas melhora no desempenho e consumo industrial.

Nosso principal objetivo na ServiLub é otimizar o seu dinheiro e tempo, por meio de ações preventivas e preditivas, e também, mostrando as melhores peças para tornar o seu maquinário ainda mais potente. Somos a empresa certa para te ajudar!

Como frisamos anteriormente, uma grande parte dos problemas industriais ou interrupção da linha de produção são pela falta de manutenção profissionalizada ou pelo uso de modelos inadequados de acoplamento para as suas máquinas, fazendo com que o maquinário deixe de funcionar adequadamente. Se esses cuidados estiverem sempre em dia e forem feitos por especialistas, garantirá o bom funcionamento do maquinário industrial por muito mais tempo.

Para ter a garantia de entregar o melhor a sua indústria, entre em contato conosco através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. 

Ficaremos felizes em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço e nossos produtos. Juntos, podemos traçar as melhores estratégias para a manutenção e cuidados com as suas máquinas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.