O que é alpinismo industrial? – Aplicações e vantagens

Alpinistas industriais em atividade

Alpinismo industrial é uma técnica largamente utilizada na execução de trabalhos em altura. Seja na indústria, na construção civil, na mineração ou mesmo em serviços de limpeza e manutenção, seu principal objetivo é viabilizar o trabalho em locais de difícil alcance.

O uso de acesso por cordas (também chamado de rope access) permite que algumas atividades sejam desempenhadas sem a necessidade de plataformas elevatórias ou de andaimes.

Esta característica é especialmente vantajosa, já que, a depender do caso, é impossível a instalação dessas estruturas de apoio. Isso pode ser ocasionado tanto pela limitação física do espaço, ou mesmo pela inviabilidade econômica de sua utilização.

Alpinistas industriais em atividade
Alpinismo industrial é utilizado na execução de trabalhos em altura

Em que tipos de serviço o alpinismo industrial pode ser usado?

As aplicações do alpinismo industrial são diversas. A utilização do acesso por cordas atende desde as atividades mais simples, até os serviços mais complexos. Confira, abaixo, algumas possibilidades de utilização da técnica:
 

  • Construção e manutenção de edifícios e pontes
  • Limpeza e manutenção da fachada de prédios
  • Instalação de plataformas de petróleo
  •  Medição de espessura
  • Barragens
  • Caldeiraria
  • Manutenção e montagem de correia transportadora
  • Manutenção em telhados
  • Montagem de tubulação
  • Instalação de linhas de vida
  • Limpeza e manutenção de silo cimento, tanque de armazenamento e chaminés
  •  Mapeamento de atividade e análise de riscos
  • Limpeza e lavagem de equipamento industrial
  • Serviço de tratamento de superfície e pintura
  • Serviços de inspeção, resgate e manutenção
manutenção em prédio por meio de alpinismo industrial
Acesso por cordas otimiza tempo, custos e espaço da obra

Quais as vantagens do alpinismo industrial?

A otimização do tempo, dos custos e do espaço da obra é considerada uma grande vantagem do alpinismo industrial. Contudo, os benefícios vão muito além desses aspectos. Se deseja saber se o acesso por cordas é a estratégia ideal para o seu projeto, confira o que mais este método é capaz de oferecer:
 

●    Não há limitação de altura para o trabalho a ser executado. Isso permite que o alpinista acesse locais bastante elevados, como torres de transmissão, viadutos, pontes etc.;

●    Redução de custo operacional, especialmente devido ao número reduzido de profissionais necessários na operação;

●    Acesso facilitado a locais onde estruturas de apoio, como andaimes ou plataformas, não conseguem chegar;

●    Redução do risco de acidentes em virtude da qualificação e de maior adesão dos técnicos alpinistas aos Equipamentos de Proteção (EPIs);

●    Rapidez da obra, com maior velocidade de mobilização (inclusive, em casos de emergência) e também de desmobilização. A agilidade se dá, também, em razão do acesso facilitado aos locais onde as operações serão realizadas;

●    Maior liberdade de movimentos para o alpinista industrial, inclusive em locais acidentados ou com declive.

Alpinismo industrial ou andaimes: como escolher?

É possível que surja a seguinte dúvida ao planejar a execução de um trabalho em altura: devo utilizar métodos tradicionais de acesso ou lançar mão do alpinismo industrial? Tudo vai depender das características da obra e do local onde será executada. 

Primeiro, é importante ressaltar que, seguindo a regulamentação, a altura máxima permitida para a montagem de um andaime fachadeiro, por exemplo, é de 40 metros. Por isso, em certas circunstâncias, o acesso por cordas é o único método possível. 

Também deve ser considerada a acessibilidade do local, que pode tornar inviável a instalação de plataformas, bailéus ou andaimes.

Para estes casos, o alpinismo industrial apresenta a versatilidade necessária para que seja possível alcançar lugares com altitudes bastante elevadas, passagens estreitas, áreas verticais, planos inclinados, barragens e estruturas sobre águas, como pontes e viadutos, entre outras.

alpinista industrial em serviço de manutenção
Técnica viabiliza o trabalho em locais de difícil alcance

Experiência, segurança e confiabilidade

O alpinismo industrial é uma atividade que exige um conhecimento aprofundado das técnicas e obediência rigorosa da legislação pertinente a este tipo de atividade.

Uma delas é a Norma Regulamentadora 35 (ou NR 35), que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção necessárias para o trabalho em altura. Além disso, ela também determina as melhores práticas voltadas ao planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com a atividade.

A ServiLub é especialista em alpinismo industrial e conta com mão-de-obra certificada e qualificada, capaz de atuar com segurança no trabalho em altura.

Se deseja ter a garantia de uma obra segura, ágil e mais econômica, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para o seu projeto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.