Descubra o que é a pirâmide de automação industrial e a sua aplicação nas empresas

Pirâmide de automação industrial - o que é e como fazer

Muitas vezes, para entender o que é importante para o funcionamento ideal da indústria, precisamos estudar tudo o que gera essa tranquilidade e a certeza de que o que é necessário para a produção continuar, está em dia. Uma dessas ferramentas que ajuda na implementação de mais segurança e tecnologia na indústria é a pirâmide de automação industrial, que da base para o topo, mostra a importância dos dados corretos e a relevância de colocar formas mais fáceis de escalar a sua produção.

Quer aprender de forma simples e definitiva quais são todos os níveis e características da pirâmide industrial de automação? Continue com a gente!

O que é a automação industrial?

Antes de ver, de forma completa, como funciona e o que é a pirâmide de automação industrial, é de suma importância saber o seu principal conceito e quais são os outros processos envolvidos, como a própria automação industrial. Dessa forma, a implementação do processo no dia a dia industrial se dá de forma muito mais fácil, não é mesmo?

A automação, se pensarmos na etimologia da palavra, é um sistema que funciona por processos automáticos. Ou seja, não é necessário uma ação para mantê-lo funcionando. Esses processos são usados para comandos e para controlar mecanismos com funcionamento próprio. 

Logo, o sistema de automação é baseado nessas tais máquinas mecânicas. Elas podem ser, também, pneumáticas, eletrônicas, elétricas, hidráulicas, etc, e controlar o seu próprio desempenho e funcionalidades, sem que seja necessária a intervenção de um especialista.

Dessa forma, a automação industrial pode ser definida, então, como um sistema que otimiza as plantas industriais com maior eficácia, com a possibilidade de controlar os processos por meio de máquinas que se auto regulam. É mais prático, rápido e barato a longo prazo para o meio industrial.

Quais são os benefícios de implementar a automação industrial?

Ao entender o que é a automação industrial, como funciona e como é importante para o dia a dia industrial, verificamos que esse investimento traz diversos benefícios, como por exemplo:

  • Evitar esforços manuais e repetitivos dos operadores, que podem causar lesões por esforço repetitivo;
  • Retirar os operadores de funções mecânicas e colocá-los em funções mais produtivas para o trabalho;
  • Diminuir o número de acidentes de trabalho e com o maquinário;
  • Preserva melhor as máquinas, por ter suas funções mecanizadas;
  • Acelerar processos e produção dos seus produtos, peças, etc;
  • Escalar a produção, logo, aumentar o faturamento da empresa;
  • Diminui o risco de operações perigosas para manter o funcionamento das máquinas;
  • Maior qualidade no processos da fábrica em geral;
  • Otimização do tempo de produção e dos trabalhadores;
  • Mais qualidade de vida para os colaboradores;
  • Mais rapidez e segurança na produção;
  • Redução de custos,
  • etc.

Com todos esses benefícios é difícil não querer implementar a automação industrial, não é mesmo?

Afinal, o que é a pirâmide de automação industrial?

pirâmide de automação industrial - veja as dicas

A pirâmide de automação é uma representação visual que ilustra e organiza, de forma hierárquica, os cinco principais níveis de controle e do trabalho que permeiam o setor industrial, e como isso tudo se conversa, na prática. Ao entender a pirâmide, fica mais fácil visualizar quais são os principais requisitos de infraestrutura industrial e qual é a importância de cada nível. 

O principal objetivo da pirâmide de automação industrial é mostrar que a base da mesma se comporta com uma quantidade maior de informações e itens, em comparação ao topo da pirâmide. Contudo, quanto mais se sobe nela, as informações vão sendo diluídas e entrando em um fluxo de dados mais fácil de assimilar. Veja quais são esses níveis:

  • Nível 1: Aqui, esse nível fala sobre a aquisição de dados e controle manual. É feito por máquinas, atuadores, sensores, dispositivos de campo, etc. É o que chamamos de chão de fábrica, já que há menos refinamento e dificuldade de uso nas máquinas e aparelhos envolvidos.
  • Nível 2: O segundo nível se refere aos equipamentos que realizam o controle automatizado da planta da indústria. Para isso, é preciso usar dispositivos com mais dificuldade de controle e uso. Podem ser os CLPs, SDCDs, relés, etc.
  • Nível 3: O terceiro nível é completamente dedicado à supervisão dos processos de produção da planta. Esse cuidado mais de perto otimiza o uso das máquinas e indica qual é o desempenho real de um maquinário. Aqui, se faz o uso de ferramentas de controle e supervisão com um pouco mais de dificuldade de controle.
  • Nível 4: O quarto nível é o controle fabril, de forma geral. Aqui, a responsabilidade é de planejar e programar a produção, auxiliando tanto no controle de processos industriais como na própria logística dos insumos dos seus produtos. 
  • Nível 5: O último nível, no topo da pirâmide, é o planejamento estratégico, logo, o próprio gerenciamento corporativo. Este nível é responsável por administrar os recursos da empresa e cotando os softwares a serem usados para automatizar a empresa. 

Conclusão

A ServiLub é especializada em manutenção industrial de todos os tipos, e a automação industrial é uma das principais especialidades. Nós te ajudamos a manter o funcionamento do seu maquinário por meio de uma inspeção criteriosa e analítica, com profissionais experientes na área e as melhores tecnologias do momento, otimizando o seu tempo e o seu dinheiro ao instalar um bom processo de automação industrial.

Sabemos que a grande maioria dos problemas das máquinas industriais, hoje em dia, vem da falta de cuidados com a manutenção em geral e isso inclui um bom plano de modernização dos seus processos. A automação industrial pode ser a resposta! Dessa forma, mantendo a manutenção em dia e usando o há de mais moderno na automação não há como passar por panes e problemas maiores que afetem a sua produção.

Se deseja ter a garantia de um cuidado profissional, detalhista e que ajude a economizar tempo e dinheiro com um bom plano de automação industrial, entre em contato através do telefone (27) 3256-1025 ou do e-mail comercial@servilub.com.br. Teremos satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas sobre este serviço para que, juntos, possamos traçar as melhores estratégias para a manutenção do maquinário.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.